Seguimento Açores e Madeira - Março 2017

W

Windmill

Nunca escrevi que é o lugar mais chuvoso. Quando escrevo tempestuoso refiro-me a vento e ondas..
Fiquei com a ideia que tivesses te referido ao local mais chuvoso dos Açores, e pelo link que disponibilizaste acima, facilmente se percebe que a nível de chuva, Pico e São Miguel estão á frente do resto das ilhas. Quanto ás Flores, na minha opinião, é tão húmida e chuvosa quanto as serras de São Miguel ou o cume do Pico.
Só não entendo porque o resto da ilha do Pico, regra geral, é também uma ilha meio seca, com poucos cursos de água quando comparada com Flores, São Miguel, ou até mesmo São Jorge. E já nem falo das restantes ilhas porque tendem um pouco mais para a secura.

Em termos relativos a ilha da Graciosa é a mais plana do arquipélago. Só 19.8% do seu território está acima dos 200 metros de altitude. Sta. Maria tem 46.4% e o Corvo tem 79.5%. .

São realidades diferentes dentro do mesmo arquipélago, porque o principal não é a localização geográfica das ilhas, mas sim a sua área e consequente orografia, senão vejamos:

As Flores são as mais ocidentais do arquipélago e as primeiras a receber as perturbações atlânticas, e no entanto chove mais a oriente do arquipélago (São Miguel) e no centro (Pico).

Corvo é a ilha mais setentrional dos Açores, e devido exactamente á sua área territorial, não existem cursos de água permanentes como existem em Santa Maria no outro lado do arquipélago.
Ainda falando sobre Santa Maria, e apesar de ser a ilha mais meridional dos Açores e aquela que recebe mais a influência da crista anticiclónica que as restantes, é mais húmida, chuvosa e acidentada (especialmente na sua zona oriental) que a Graciosa, que é a ilha mais setentrional do grupo Central e a mais plana do arquipélago, como disseste e muito bem.
A Graciosa regra geral é uma ilha seca. Não é uma ilha de água como Flores ou São Miguel. Nunca foi!

No passado tivemos grandes calamidades no séc XIX em que foi até preciso vir mandar galeões de São Miguel e da Terceira carregados com pipas de água para matar a sede aos habitantes locais. A nossa água canalizada da fonte vem de furos e cisternas onde se acumulam as águas das chuvas, e é a pior água que existe para beber dos Açores. Tem um sabor salgado porque os solos são também pouco profundos.
Na Graciosa não temos as boas águas de São Miguel, por isso toda a gente aqui compra garrafões de água para beber.
Aqui o que se sente mais é o vento, por isso a ilha não é muito verdejante. Ribeiras perenes também não existem, (só umas pequenas nascentes que brotam do solo na zona da Caldeira, e a nascente do Tanque da zona do Manuel Gaspar que também chega a secar em estios prolongados.
A ilha é muito pouco acidentada, e a vegetação aproximada da chamada "Floresta de Nuvens", está apenas circunscrita a uma pequena área da zona da caldeira.
Como vês estamos todos dentro do mesmo saco, mas cada ilha com as suas próprias especificidades locais.
 
Editado por um moderador:


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Fiquei com a ideia que tivesses te referido ao local mais chuvoso dos Açores, e pelo link que disponibilizaste acima, facilmente se percebe que a nível de chuva, Pico e São Miguel estão á frente do resto das ilhas.

Pelo contrário. O interior das Flores recebe mais chuva do que a ilha do Pico. A montanha aumenta os valores mas as elevações do centro-este recebem menos chuva do que as Flores.

S. Miguel tem elevações com uma área significativa e dispõem-se perpendicularmente ao fluxos de sul. Isso facilita os acumulados orográficos. O interior das Flores compete com as elevações de S. Miguel como as áreas mais chuvosas. Excluindo a montanha do Pico, que é uma aberração tendo em conta a orografia das restantes ilhas, e num bom ano, acredito que as elevações das Flores recebam mais chuva que as elevações de S. Miguel (> 4000mms anuais). E isso tem a ver com isto:

Quanto ás Flores, na minha opinião, é tão húmida e chuvosa quanto as serras de São Miguel ou o cume do Pico.

Se a ilha das Flores fosse (ainda) mais alta e 'esticada' como o Pico e S. Miguel os acumulados seriam maiores que todas as outras ilhas.

Só não entendo porque o resto da ilha do Pico, regra geral, é também uma ilha meio seca, com poucos cursos de água quando comparada com Flores, São Miguel, ou até mesmo São Jorge. E já nem falo das restantes ilhas porque tendem um pouco mais para a secura.

Não sei a resposta completa. Porventura devido à menor área em que há precipitação regular? S. Jorge é uma parede. Como tal, não me parece a melhor configuração para que hajam nascentes com bom acesso.

São realidades diferentes dentro do mesmo arquipélago, porque o principal não é a localização geográfica das ilhas, mas sim a sua área e consequente orografia,

A localização interessa já que a frente polar afeta sempre mais o G. Ocidental (que se traduz na passagem periódica de depressões/ciclogéneses). A ilha das Flores não é assim tão grande (4ª menor ilha). Claro que a orografia faz muita diferença. Basta comparar a Madeira com Porto Santo.

As Flores são as mais ocidentais do arquipélago e as primeiras a receber as perturbações atlânticas, e no entanto chove mais a oriente do arquipélago (São Miguel) e no centro (Pico).

'Chove' nas elevações. Por exemplo PDL não tem assim tanta chuva.

Ainda falando sobre Santa Maria, e apesar de ser a ilha mais meridional dos Açores e aquela que recebe mais a influência da crista anticiclónica que as restantes, é mais húmida, chuvosa e acidentada (especialmente na sua zona oriental) que a Graciosa, que é a ilha mais setentrional do grupo Central e a mais plana do arquipélago, como disseste e muito bem.
A Graciosa regra geral é uma ilha seca. Não é uma ilha de água como Flores ou São Miguel. Nunca foi!

O oeste mariense, tendencialmente plano, seca muito mais depressa que o leste, ligeiramente mais montanhoso. Nos dias habituais de nevoeiro isso faz muita diferença.

https://www.meteopt.com/forum/topico/imagens-de-satelite-interessantes.3031/page-32#post-599058

A Graciosa regra geral é uma ilha seca. Não é uma ilha de água como Flores ou São Miguel. Nunca foi!

Novamente, a Graciosa é mais pequena e mais plana que as outras 2 ilhas. Qual é a surpresa?

5 das 9 ilhas têm os pontos mais altos acima dos 1000 metros. O das Flores está quase nesse patamar com 914 metros. A Graciosa é a 2ª ilha mais pequena do arquipélago e o seu ponto mais alto é o mais baixo quando comparando com as restantes ilhas (405m). Em 2011 era a 4ª ilha com maior densidade populacional (não fiz as contas para anos mais recentes). Óbvio que vão ter problemas de água :p

No passado tivemos grandes calamidades no séc XIX em que foi até preciso vir mandar galeões de São Miguel e da Terceira carregados com pipas de água para matar a sede aos habitantes locais. A nossa água canalizada da fonte vem de furos e cisternas onde se acumulam as águas das chuvas, e é a pior água que existe para beber dos Açores. Tem um sabor salgado porque os solos são também pouco profundos.

S. Jorge também já tem furos.

http://www.acorianooriental.pt/noti...captacao-de-agua-subterranea-para-agricultura

Problemas relacionados com a água são quase inevitáveis tendo em conta as circunstâncias relacionadas com as ilhas. Até o Corvo tem lagoas artificiais.

http://www.acorianooriental.pt/noti...rantir-agua-a-populacao-e-agricultura-da-ilha
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Corrigindo...

A localização interessa já que a frente polar afeta sempre mais o G. Ocidental (que se traduz na passagem periódica de depressões/ciclogéneses). A ilha das Flores não é assim tão grande (4ª menor ilha). Claro que a orografia faz muita diferença. Basta comparar a Madeira com Porto Santo.

A localização interessa já que muitas frentes perdem intensidade ao longo do seu trajeto oeste->leste. Quando chegam ao G. Oriental muitas frentes não são mais que nebulosidade inócua que pode dar origem a alguma chuva orográfica mas ficam longe dos acumulados (estratiforme/convectivo) que deixaram nas outras ilhas.

http://www.climaat.angra.uac.pt/produtos/radiacao/radiacao_horizontal/

Insolação total anual nas Flores (aeroporto) -> 1560 horas

Insolação total anual em PDL (nordela) -> 1774 horas

Insolação total anual em Sta. Maria (aeroporto) -> 1933 horas

500/600 quilómetros de distância e uma grande diferença :p
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: AnDré e luismeteo3
W

Windmill

Se a ilha das Flores fosse (ainda) mais alta e 'esticada' como o Pico e S. Miguel os acumulados seriam maiores que todas as outras ilhas.
ilha
Pois, mas não é! :p

Vamo nos cingir á nossa realidade e deixemo nos de fantasias. A realidade é uma só, e mostra que nos Açores, mais que a localização geográfica, a orografia conta e muito! Tu próprio deste a resposta. Flores compete com S. Miguel. Ponto!

' Chove' nas elevações. Por exemplo PDL não tem assim tanta chuva.

Então começa a referir as elevações das ilhas, senão ainda fica se com a ideia que os valores em Santa Cruz das Flores são iguais aos do resto da ilha....

O oeste mariense, tendencialmente plano, seca muito mais depressa que o leste, ligeiramente mais montanhoso. Nos dias habituais de nevoeiro isso faz muita diferença.

Pois, mas eu falei precisamente o contrário quando fiz a comparação. Falei do LESTE de Santa Maria que é outra realidade, e como tal, muito mais fresco e chuvoso que a ilha Graciosa. A única zona mais húmida e chuvosa da Graciosa é a Caldeira (tal como em Santa Maria é na sua zona oriental), e mesmo assim, Santa Maria ganha a Graciosa a nível de humidade por ser mais alta!

De resto sou da mesma opinião daquilo que disseste
 
Editado por um moderador:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
W

Windmill

Corrigindo...


A localização interessa já que muitas frentes perdem intensidade ao longo do seu trajeto oeste->leste. Quando chegam ao G. Oriental muitas frentes não são mais que nebulosidade inócua que pode dar origem a alguma chuva orográfica mas ficam longe dos acumulados (estratiforme/convectivo) que deixaram nas outras ilhas.

Então por esse prisma não chega nada á Madeira, ás Selvagens, ás Canárias ou até ao continente. Morre tudo pelo caminho né? Se fosse assim como defendes, tudo o que se localizasse a sul/leste dos Açores viam água por um canudo....

Não concordo e sabes porquê? Porque as ciclogéneses/frentes quando por aqui passam, despejam muito menos água do que despejam aí. Aliás é quase sempre assim. Até com tempo anticiclónico, chove sempre mais no Nordeste, 7 Cidades e afins que aqui.
Em São Miguel chove sempre mais que aqui, e de certeza que não é por causa da localização geográfica, mas sim por causa da orografia e área da ilha.
Na Madeira passa se o mesmo. Aliás, Madeira compete até com S. Miguel
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
W

Windmill

Se os Açores tivessem 5 grupos, em vez de 3, por essa teoria os 2 grupos mais a oriente eram secos. Engraçado. Então deduzo que antes das Flores, nada perde força. Só perde é mal toca aqui no arquipélago certo? Uau! Agora entendo porque a Graciosa é tão seca. Realmente fica muito longe das Flores, e antes delas cá chegarem já se dissiparam todas pelo caminho...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Vamo nos cingir á nossa realidade e deixemo nos de fantasias. A realidade é uma só, e mostra que nos Açores, mais que a localização geográfica, a orografia conta e muito! Tu próprio deste a resposta. Flores compete com S. Miguel. Ponto!

A orografia conta em todo o lado. Até Marrocos tem neve nas montanhas locais. O G. Ocidental é o mais húmido. Como tal, é normal que haja tendencialmente mais precipitação em todas as vertentes. Até a vila do Corvo tem um acumulado anual (1200 mms) superior a PDL (1000 mms).

Então começa a referir as elevações das ilhas, senão ainda fica se com a ideia que os valores em Santa Cruz das Flores são iguais aos do resto da ilha....

Sempre que abordo as ilhas esforço-me para que fique tudo claro. Com os mapas que publiquei acho que é difícil ficar com essa ideia.

Então por esse prisma não chega nada á Madeira, ás Selvagens, ás Canárias ou até ao continente. Morre tudo pelo caminho né? Se fosse assim como defendes, tudo o que se localizasse a sul/leste dos Açores viam água por um canudo....

Não estás a perceber o que estou a escrever. Escrevi que muitas - não todas - frentes perdem força e que a chuva orográfica não afeta muita localidade - como por exemplo PDL. Mais à frente volto a abordar isto.

A climatologia da Madeira, Selvagens e Canárias é muito diferente da climatologia dos Açores e incorporá-las numa comparação não faz sentido nenhum.

Na Madeira passa se o mesmo. Aliás, Madeira compete até com S. Miguel

Como curiosidade...



Se não me engano - e se estiver errado os madeirenses que me corrijam - o tempo anticiclónico típico traz um fluxo de norte que forma um efeito Foehn pronunciado no Funchal (acho que algo semelhante ocorreria na Povoação se em SM houvesse fluxos de norte). Porto Santo é o parente pobre no que concerne à chuva devido à orografia.

Acho que a Madeira dificilmente compete com os vencedores dos Açores porque não obstante a sua orografia muito mais favorável tipicamente a HR é inferior.

Se os Açores tivessem 5 grupos, em vez de 3, por essa teoria os 2 grupos mais a oriente eram secos. Engraçado. Então deduzo que antes das Flores, nada perde força. Só perde é mal toca aqui no arquipélago certo? Uau! Agora entendo porque a Graciosa é tão seca. Realmente fica muito longe das Flores, e antes delas cá chegarem já se dissiparam todas pelo caminho..

Na meteorologia conta tudo. Não me parece que tenha isolado alguns fatores mas volto a repetir que já houveram - e vão continuar a haver - inúmeras frentes que pouca chuva trouxeram/trarão para o G. Oriental em comparação com as outras ilhas.

Em São Miguel chove sempre mais que aqui, e de certeza que não é por causa da localização geográfica, mas sim por causa da orografia e área da ilha.

A área não é necessariamente o mais importante, o que contrasta com a orografia. O ponto mais alto da Graciosa é a caldeira que se situa na ponta sudeste da ilha, correto?

i4F4HDD.jpg


ETlyxam.jpg


Onde está a precipitação correspondente? Pela tua lógica (só orografia) a ponta sudeste devia receber muito mais chuva do que de facto recebe:

QHuj6zK.jpg


A meu ver, da mesma forma que pequenos desvios no rumo do fluxo principal se traduzem - ou não - na ocorrência de chuva muito forte no Nordeste de SM não ficaria assim tão surpreendido se a ação conjunta das ilhas do triângulo causasse um efeito de sombra na Graciosa quando há fluxos de sul. Mas para se saber isso era preciso que a malta da área fizesse estudos. Eu só me limito a mandar bitaites :D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
W

Windmill

A orografia conta em todo o lado. Até Marrocos tem neve nas montanhas locais. O G. Ocidental é o mais húmido. Como tal, é normal que haja tendencialmente mais precipitação em todas as vertentes. Até a vila do Corvo tem um acumulado anual (1200 mms) superior a PDL (1000 mms).

De que serve tanta chuva se vai toda para o mar? Não há ribeiras no Corvo como há em São Miguel. Acho que estás sempre a falar de barriga cheia. Até parece que vcs aí é que são os coitadinhos.....:nono:
Tal como o leste de Santa Maria é mais húmido que a Graciosa.

Sempre que abordo as ilhas esforço-me para que fique tudo claro. Com os mapas que publiquei acho que é difícil ficar com essa ideia.

De São Miguel, neste fórum, eu só vejo ás vezes tu a choramingar pela falta de água. Talvez por te esqueceres que vives numa ilha grande con várias realidades climáticas diferentes da cidade onde tu vives. Ponta Delgada é uma excepção na ilha de São Miguel, e por isso não fala pela ilha onde vives. Santa Cruz da Graciosa é também mais seca que a Caldeira, mas a realidade no cômputo geral é só uma: a ilha é seca, ao contrário de São Miguel.

Não estás a perceber o que estou a escrever. Escrevi que muitas - não todas - frentes perdem força e que a chuva orográfica não afeta muita localidade - como por exemplo PDL.

Sim percebi! Tu é que não me percebeste ainda, ou achas que nós aqui também não sofremos com a falta de água? Do Grupo Central também n vejo ninguém a chorar, nem da Madeira. Ou achas que na tua óptica o Grupo Oriental é mais especial?
Deves te achar que és o único talvez. Sai um pouco do teu casulo chamado Ponta Delgada e vem cá conhecer o resto das ilhas, que te garanto que não é como te ensinaram na escola. Mandar bitaites atrás de um computador qualquer um faz. Ponta Delgada não fala pela ilha.

A climatologia da Madeira, Selvagens e Canárias é muito diferente da climatologia dos Açores e incorporá-las numa comparação não faz sentido nenhum.

Diferente porquê? Não faz sentido porquê? Ou as frentes que cruzam os Açores fazem 1 trajecto e dão meia volta para não lá chegarem ou chegando, já chegam fracas? Isso não faz sentido algum! É o Ipma á portuguesa, ou melhor o Ipma á San Miguel....

Na meteorologia conta tudo. Não me parece que tenha isolado alguns fatores mas volto a repetir que já houveram - e vão continuar a haver - inúmeras frentes que pouca chuva trouxeram/trarão para o G. Oriental em comparação com as outras ilhas.
Para ti parece me que o conta é a cidade onde vives por ignorares o resto da ilha onde vives....

Eu acho que ainda não me expliquei bem, mas vou tornar a repetir. Vocês aí são SEMPRE salvos pela orografia! SEMPRE! Consegues ao menos perceber isso e deixar a tua Ponta Delgada um pouco de parte? São Miguel tem orografia! São Miguel é um gigante de terra comparado com as ilhas centrais e ocidentais. São Miguel tem OROGRAFIA! Nós aqui nem isso! Tu estás sempre a falar da tua realidade Ponta Delgada, mas São Miguel é muito mais que o sítio onde vives!

Então deves achar que as frentes devem trazer muita água para a Graciosa,. Ahmmmm fixe! Sou da Graciosa e nem sabia que havia mais chuva cá que em São Miguel.
Pena é não viveres cá, que aí já te mostrava sempre que uma frente chega como se comportam os céus. Basta olhar para S. Jorge ao lado e comparar aqui com a Graciosa. Ou até mesmo com a Terceira.
Deve ser o mesmo que o pessoal de Santa Maria vê quando olha para São Miguel ao horizonte. Razão? Orografia obviamente

Se nós aqui levarmos a vida a depender de frentes como deve ser, mais vale ficarmos sentados pra não nos cansarmos :huhlmao:
 
Editado por um moderador:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Acho que estás sempre a falar de barriga cheia. Até parece que vcs aí é que são os coitadinhos.....:nono:
De São Miguel, neste fórum, eu só vejo ás vezes tu a choramingar pela falta de água.
Do Grupo Central também n vejo ninguém a chorar, nem da Madeira. Ou achas que na tua óptica o Grupo Oriental é mais especial?
Deves te achar que és o único talvez. Sai um pouco do teu casulo chamado Ponta Delgada e vem cá conhecer o resto das ilhas, que te garanto que não é como te ensinaram na escola. Mandar bitaites atrás de um computador qualquer um faz.
Para ti parece me que o conta é a cidade onde vives por ignorares o resto da ilha onde vives....

O tópico está-se a desviar dos dados para o insulto. Pessoalmente não tenho paciência e não vou por aí.

Eu limitei-me a apresentar uma contradição no teu raciocínio. Não vi nenhuma tentativa em tentar 'ligar os pontos'. Por mim, encerrei esta discussão contigo.
 
  • Gosto
Reactions: grandeurso

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
A meu ver, da mesma forma que pequenos desvios no rumo do fluxo principal se traduzem - ou não - na ocorrência de chuva muito forte no Nordeste de SM não ficaria assim tão surpreendido se a ação conjunta das ilhas do triângulo causasse um efeito de sombra na Graciosa quando há fluxos de sul. Mas para se saber isso era preciso que a malta da área fizesse estudos. Eu só me limito a mandar bitaites :D

Já de vez complemento esta intervenção...

S. Jorge é uma parede. Farto-me de escrever e aqui estão fotos disso mesmo.

A Graciosa e S. Jorge distam entre si +-60 quilómetros.

N3HLWk4.jpg


Numa animação do antigo radar parece haver um aumento persistente dos ecos mais ou menos onde S. Jorge está (especialmente por volta dos 45 segundos). O que é normal já que a ilha (e também o Pico) perturba(m) periodicamente a atmosfera. Não dá para mais conclusões já que os gráficos são uma trampa.

Do satélite é quase impossível tentar discernir dinâmicas ou padrões inerentes aos fluxos atmosféricos devido à muita nebulosidade. Ainda assim consegui encontrar situações interessantes como esta em Fev. de 2015...

50ERzx3.png


e esta (mais difícil de se ver) em Set. também do mesmo ano:

flmKjAD.png


Novamente, é possível que haja um 'sombra' na precipitação dependendo da direção do fluxo atmosférico. Mas para confirmar isso é preciso mais dados que estão para além do meu alcance :p
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Não sabendo muito sobre o tema aqui discutido, já li artigos onde há regiões da Madeira nos 3800-4000 se bem me lembro. Metade da Madeira é acima dos 1000 metros(sendo por isso em volume a maior ilha Portuguesa), os microclimas da Madeira são muitos. A HR na costa sul pode ser de facto mais baixa, mas há várias estações na ilha com HR tão altas como os Açores. Tem estado um tempo algo seco na ilha mas normalmente a estação do Santo da Serra (por exemplo) está acima dos 90% nos boletims climáticos que tiro todos os dias.

Em relação a recordes de precipitação em 24 horas a Madeira regista o mais trágico no nosso País certo? Havendo provavelmente sítios mais propícios que a estação em questão.

Ps: De qualquer maneira aprendi bastante aqui, discussão interessante.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
W

Windmill

O tópico está-se a desviar dos dados para o insulto. Pessoalmente não tenho paciência e não vou por aí.

Eu limitei-me a apresentar uma contradição no teu raciocínio. Não vi nenhuma tentativa em tentar 'ligar os pontos'. Por mim, encerrei esta discussão contigo.
O tópico está-se a desviar dos dados para o insulto. Pessoalmente não tenho paciência e não vou por aí.

Eu limitei-me a apresentar uma contradição no teu raciocínio. Não vi nenhuma tentativa em tentar 'ligar os pontos'. Por mim, encerrei esta discussão contigo.

Não insultei ninguém, limitei me apenas a dizer que vives num casulo chamado Ponta Delgada e daí não sais, dado as tuas pseudo teorias sempre repetitivas.
Ainda bem que não és meteorologista, embora tentes sê-lo!

Olha por favor, fala da tua realidade! Não fales da realidade dos outros.

Claro, claro. Tu limitas te sempre a tudo. Até em fazer crer que a tua ilha é a mais prejudicada em termos de chuva, e o centro de tudo no arquipélago. Blá, blá, blá. Os madeirenses certamente sofrem mais que os Açores a nível de falta de chuva e no entanto não vejo ninguém daquele arquipélago vir aqui dizer o que dizes....
Quanta arrogância!
Sabes lá o que é viver numa ilha da coesão como Graciosa, Pico, Flores, Faial ou demais ilhas...
Se aí te queixas tanto, e vens sempre chorar quando se perspectiva algum evento interessante com os teus habituais discursos do costume ("oxalá venha um pouco pra mim senão fico a ver navios") e comentários do género, então se vivesses na Graciosa andavas todos os dias a reclamar.....
Mas pronto, até entendo que querias que chovesse mais em Ponta Delgada na zona do aeroporto que nas zerras da tua ilha.... tens uma hipótese, muda de zona e vais ver que a realidade é logo outra!

Orion, sabes lá o que é viver numa ilha com falta de água!
Sabez lá o que é querer chuva e não ter....
Sabes lá o que é te faltar água na fonte em casa.... é claro que não sabes nem nunca irás saber porque vives numa ilha onde não há falta de água e ainda bem.
Sabes lá o que é falta de chuva meu amigo....
A tua arrogância ultrapassa todos os limites neste fórum sempre que fazes birra para que chova em São Miguel, ignorando o facto que as demais ilhas conseguem ser tão ou mais prejudicadas que a tua. A tua ilha é que é o centro de tudo e da falta de chuva.... deves te achar a última bolacha do pacote talvez...."Home plamor de deus sequér"
A tua conversa que as frentes já chegam enfraquecidas ao grupo Oriental, é chacha. Lembra te que quase tudo o que chega á Madeira e Continente primeiramente tem de passar por aí, como depois do grupo Ocidental elas também passam por aqui. Ou achas que elas só enfraquecem quando passam da Terceira em diante? Se pensas isso, então aconselho te a mudares te para cá. Assim, quiçá, pensas duas vezes antes de dizeres que és sempre o mais prejudicado!
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Não insultei ninguém, limitei me apenas a dizer que vives num casulo chamado Ponta Delgada e daí não sais, dado as tuas pseudo teorias sempre repetitivas.
Ainda bem que não és meteorologista, embora tentes sê-lo!

Olha por favor, fala da tua realidade! Não fales da realidade dos outros.

O que é uma pseudo-teoria? Uma teoria pode estar completamente errada mas até ser 'pseudo' vai um longo passo.

Eu teclo sobre a realidade de todos, o que me leva a isto:

Até em fazer crer que a tua ilha é a mais prejudicada em termos de chuva, e o centro de tudo no arquipélago. Blá, blá, blá.
A tua arrogância ultrapassa todos os limites neste fórum sempre que fazes birra para que chova em São Miguel, ignorando o facto que as demais ilhas conseguem ser tão ou mais prejudicadas que a tua. A tua ilha é que é o centro de tudo e da falta de chuva.... deves te achar a última bolacha do pacote talvez...."Home plamor de deus sequér"
Assim, quiçá, pensas duas vezes antes de dizeres que és sempre o mais prejudicado!
Se aí te queixas tanto, e vens sempre chorar quando se perspectiva algum evento interessante com os teus habituais discursos do costume ("oxalá venha um pouco pra mim senão fico a ver navios") e comentários do género, então se vivesses na Graciosa andavas todos os dias a reclamar.....

:lmao:

O Freud ficaria orgulhoso com tanta projeção :D

E novamente...

A tua conversa que as frentes já chegam enfraquecidas ao grupo Oriental, é chacha.

Não é não :lol:

Lembra te que quase tudo o que chega á Madeira e Continente primeiramente tem de passar por aí, como depois do grupo Ocidental elas também passam por aqui. Ou achas que elas só enfraquecem quando passam da Terceira em diante?

Explicar isso implicaria teclar alegadas 'pseudo-teorias'. Como deves ter pouca paciência para as ler e eu menos ainda para as escrever junta-se o útil ao agradável... literalmente :D:inocente:

Não sou um saco de pancada online e não tenho grande paciência para aturar frustrações alheias. Calmex :thumbsup:
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Nos próximos dias virá mais uma pluma tropical (ou frente em deslocamento lento/quase estacionária). Em geral deve ser muito nevoeiro e chuva miúda estando à espreita chuva mais forte. Boa molha para as montanhas estando ainda incerto o que vai restar para o G. Oriental (se uma reativação ou dissipação).

Evento interessante já que ao contrário de muitas outras vezes, os níveis mais baixos vão perdendo força em termos de ventos enquanto que os níveis altos terão ventos muito fortes. Cidade da Horta daqui a 72 horas:

6eCU1ia.png


Não parece haver grandes condições para tempo severo. A 78 horas há um jetstreak no G. Ocidental.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: lserpa e fablept