Seguimento Açores e Madeira - Março 2017

W

Windmill

Peço desculpa aos moderadores e demais participantes deste fórum pela picardia gerada, mas esta personagem pensa que só ela tem sempre a última palavra em relação a tudo, passando a vida a mandar bitaites de tudo e mais alguma coisa, mesmo do que não lhe convém.
Bom, eu não lhe ia dar mais tempo de antena, mas depois do seu último comentário ficou provado que você quer é brilhar á força aqui no fórum.
Só tenho é pena que com a sua arrogância envergonhe cada vez mais o pessoal de São Miguel onde tenho há décadas bons e grandes amigos, que se lessem os estapafúrdios que você aqui escreve, certamente iam até pensar duas vezes se você seria da mesma ilha em que vivem. Pudera, vive na zona do aeroporto e ignora por completo o que se passa no resto da ilha. Ás tantas ainda conheço S. Miguel melhor que você, veja lá.
Por outro lado, eu não lhe insultei, mas se quer que lhe diga, você é que é o maior frustrado aqui do tópico, exactamente por parecer andar sempre desperado para que chova em São Miguel, como se só a sua ilha fosse o centro do atlãntico, ignorando que pelo Grupo Central existem ilhas bem piores do que a sua no que concerne á falta de água e de chuva. Até parece que nunca chove em São Miguel. São sempre mais beneficiados que algumas ilhas centrais, mas acha que é sempre a vítima.
Tenha respeito ao menos pelos outros açorianos, porque você não é a última bolacha no pacote de ninguém.
Faça as suas previsões á "Maya" (cada tiro, cada melro) só para a sua zona, e não fale do que não sabe.
Aposto que nunca cá andou na Graciosa ou demais ilhas centrais para mandar as postas que manda pró ar.
A minha realidade é 100 vezes PIOR que a sua, e no entanto, só por isso, os graciocences, marienses, corvinos, terceirenses, picoenses, faialenses e madeirenses mereciam mais respeito por aquilo que você diz, atendendo ao facto que têm mais problemas de falta de água que São Miguel, e não sou melhor que ninguém para achar que sou o único grão de areia com direito ao que você prega aqui todos os dias. Você é um arrogante e um pseudo intelectual insuportável!
A partir de hoje, é considerado por mim "persona non grata".
Tenha um bom dia!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Já acabou o drama? Espero que sim :rolleyes:

Voltando ao que interessa, o EumetView deve estar operacional lá para o Verão (meio do ano). Ao que parece vai haver uma mudança de plataforma e outras funcionalidades vão ser introduzidas.

No caso da Graciosa estive a pesquisar mais um pouco e infelizmente não fiquei esclarecido. Mas, por partes...

fRHjwVm.jpg


As maiores elevações estão no centro da ilha e na ponta sudeste. Olhando para a distribuição da chuva...

mGN88gn.jpg


... fico com a mesma ideia. A falta de maiores acumulados na face sul da elevação central e na face este do Caldeirão (ponta sudeste da ilha) parece indicar que o fluxo predominante é de sudoeste/oeste.

SoGlzd0.jpg


A meu ver se o fluxo de sul fosse predominante as elevações centrais teriam maiores acumulados na face sul (acontecendo o mesmo no caldeirão) e o efeito sombra no Caldeirão seria muito menor. O facto de o Calderão ser a maior elevação da ilha e ter tão pouca chuva é interessante.

E aí volta a mesma dúvida... É uma questão da direção do fluxo principal ou as ilhas do triângulo, a sul, ativamente condicionam a dinâmica atmosférica? Isto continua por responder e é muito relevante especialmente nos rios atmosféricos com fraca intensidade cuja boa parte dos acumulados advêm da orografia.

Periodicamente faço referência à estação de investigação que há na Graciosa. Há um artigo deles que faz um resumo fascinante do clima dos Açores e da Graciosa. Em seguida transcrevo um pequeno resumo e ponho a negrito o que acho mais importante...

To begin to address these, we note a marked seasonality in the surface pressure patterns near Graciosa (Figs. 2a,b). The winter season exhibits a strong meridional gradient of surface pressure between the semipermanent Icelandic low and the Azores high (Fig. 2a). Surface winds are predominantly from the southwest in January (Fig. 2c).

Surface wind speeds in July are weaker than in winter and the wind direction ranges from southwesterly to northeasterly (Fig. 2d), depending upon the exact position of the Azores high.

Strong reflectivity at low levels, indicative of significant precipitation, tends to occur during October to May and is often associated with relatively deep systems, in some cases extending all the way to the tropopause. Interestingly, the seasonal cycle in the height of the tropopause is strikingly evident. Low clouds are common through the entire year with an annual average coverage of approximately 50% (Rémillard et al. 2012; Dong et al. 2014a).

An analysis of the frequency of occurrence of different weather states derived through a cluster analysis of cloud property distributions [Fig. 4, based on Tselioudis et al. (2013)], indicates that the Azores experience the range of different weather states with a similar frequency to that experienced globally. The Azores experience the low-cloud weather states somewhat more frequently than the planet as a whole with fewer instances of clear skies and fair weather conditions and more frequent occurrences of trade cumulus and stratocumulus, and this probably reflects the marine environment. The Azores also experience a range of middle- and high-level clouds that do not occur frequently in other stratocumulus regions, highlighting the complexity of the meteorological inf luences on clouds in the region.

The near ubiquity of precipitation at the site is surprising given that the clouds are typically thin and often contain quite low condensate amounts. Precipitation at Graciosa is associated with clouds of all altitudes (Figs. 10a,b) such that clouds with top heights between 1 and 11 km all contribute roughly equally to surface precipitation in the annual mean. Even though low clouds produce relatively weak surface precipitation, they occur in sufficient quantity (Fig. 10c) that their precipitation is climatologically important. In summertime, most precipitating clouds have tops lower than 5 km (Figs. 10b,c). Approximately 20% of the surface precipitation (~1 mm day–1 out of an annual mean of ~5 mm day –1) originates from clouds with tops below 3 km (Fig. 10a). During the months of June–August, clouds with tops below 4 km contribute more than half of all surface precipitation (Fig. 10b); surprisingly, this is also the case in late winter. The cumulative contribution to precipitation as a function of quasi-instantaneous (30 s) rain rate (Fig. 10d) indicates that 20% of precipitation accumulation is associated with conditional precipitation rates lower than ~3 mm h–1.

According to a satellite-derived climatology, open mesoscale cellular convection occurs approximately 15% of the time during periods free of high clouds at the Azores (Muhlbauer et al. 2014)

Isto leva-me à publicação que fiz há pouco acerca dos motivos subjacentes à reduzida ocorrência de trovoada nos Açores. Falta de núcleos de condensação e pouco lift. As ilhas são demasiado pequenas para que a insolação faça muita diferença.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Nos próximos dias virá mais uma pluma tropical (ou frente em deslocamento lento/quase estacionária). Em geral deve ser muito nevoeiro e chuva miúda estando à espreita chuva mais forte. Boa molha para as montanhas estando ainda incerto o que vai restar para o G. Oriental (se uma reativação ou dissipação).

Evento interessante já que ao contrário de muitas outras vezes, os níveis mais baixos vão perdendo força em termos de ventos enquanto que os níveis altos terão ventos muito fortes. Cidade da Horta daqui a 72 horas:

6eCU1ia.png


Não parece haver grandes condições para tempo severo. A 78 horas há um jetstreak no G. Ocidental.

DFdmXkA.gif

ldtezqq.gif


A frente deverá chegar ao G. Oriental extremamente enfraquecida. Chuva fraca e alguma precipitação orográfica porventura.

Lajes do Pico, 9 de Março 00z.

tax3ZDS.png


O GFS prevê o aumento da HR em geral nos dias 8 e 9. Começa a haver instabilidade suficiente para chuva moderada a forte que pode ser persistente (maioritariamente estratiforme mas ocasionalmente convectiva). Há condições favoráveis a acumulados orográficos jeitosos nos locais habituais.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Nas Flores...

TRB6ZVy.png


Os valores são um bocado inflacionados tendo em conta o que se passa e as estações circundantes. Será preciso aferir algum tipo de consistência já que a rede não está no melhor estado.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa noite, a previsão do Accuweather já se pode considerar com algum nível de confiança para a cidade da Horta, de 19/03 até fim da semana?

Nesta fase qualquer previsão a esta distância temporal, não pode ser considerada como correta


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Em relação a recordes de precipitação em 24 horas a Madeira regista o mais trágico no nosso País certo?

O 20 de Fev. de 2010 em si não foi recorde absoluto (em 24h - o IPMA não modificou o portal)*. Mas o mês e o ano foram excecionais em termos de chuva.

Historicamente, o evento não é novidade. O período entre eventos é que é significativo.

https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5773268.pdf

*O recorde em 24 horas na Madeira diz respeito à Encumeada que se encontra, salvo erro, a 1000 metros de altitude. É um recorde um bocado suspeito mas é o que há. Podem ter sido quebrados alguns recordes no Funchal mas para confirmar isso seria necessário outro tipo de dados. Em termos de intensidade ao nível do mar fez um pior temporal em Outubro de 2015.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom dia, o IPMA já emitiu o Aviso amarelo para amanhã, no que se refere à precipitação para o GC.
Vendo o GFS das 00Z haverá muita água percipitável, isto conjugado com o deslocamento lento da frente, fará potênciar os acumulados. A humidade a 700hpa tomará bastante consistência à medida que atravessará o arquipélago.
Os movimentos verticais serão bastante intensos junto às ilhas, daí poder ser a origem do aviso amarelo. Portanto, chuva localmente forte e persistente é possível. Trovoada não creio que seja provável a sua ocorrência, os valores de Cape/LI serão "residualmente favoráveis" , por isso, se houver, será muito dispersa e tendencialmente fraca.
Vamos lá ver o que as novas estações da RHA irão acumular!

Edit: não esperem tempo severo, isso não deverá acontecer.
Ilhas baixas, deverão ter acumulados inferiores.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Boas tardes pessoal! Pelo que vi, tivemos dias interessantes aqui pelo grupo! :)
Vou aproveitar para esclarecer apenas uma coisa sobre São Jorge.
Primeiro, acredito que grande parte do clima seco que a Graciosa apresenta, e sei disso, por já lá fui muitas vezes, tenho amigos lá, e sem dúvida que não se compara com as restantes ilhas (ilha seca), se deve ao efeito "parede" que São Jorge gera com as correntes de Sul, que são responsáveis por grande parte da chuva que caí, pelo menos aqui em São Jorge (Zona do Topo). Mas isto sou eu a pensar na lógica das coisas.
Segundo, acho que poucos são aqueles que realmente conhecem São Jorge, sem ser apenas por fotos, imagens satélites ou os dados que a estação do aeroporto fornece. Ora bem, São Jorge tem de ser pensada em 3 partes, parte das Velas (parte recente da ilha, caracterizada por terrenos soltos de areia preta, com pouca capacidade de "segurar" água, daí, haver necessidade de se ter aberto lá para aqueles lados uns furos), parte da Calheta (parte bastante acidentada e alta da ilha, onde estão localizadas a maioria das fajãs habitadas e habitáveis da ilha, onde existem cursos de água, diga-se, ribeiras, que correm todo o ano, até em período de grande seca, devido à grande altitude das serras que conseguem durante o Inverno reter água no solo) e finalmente, a parte da Zona do Topo (parte mais antiga da ilha, constituída em grande parte por barro, com terrenos antigos e muito bons para reter água. É um zona SUPER húmida, com muitas ribeiras, algumas que correm todo o ano mesmo em anos muito secos. Nascentes que correm todo o ano tanto na rocha como pelos pastos abaixo. Quase sempre verde). Os dados que vocês têm acesso são do aeroporto, que fica na zona da Urzelina que tem um clima de fajã, e o clima das fajãs, bem, digo-vos que é algo do outro mundo. Pode estar um frio dos diabos e a chover a potes, mas nas fajãs, o tempo está sempre ameno, por vezes solarengo e chove apenas o que a terra precisa para ser super hiper mega fértil. Não façam juizos das ilha apenas pelos mapas, acho que até os gajos que juntam informação para estatística são nabos neste campo, devido a tudo o que aqui descrevi.
Mais uma coisa, meu avô contava-me muitas histórias "de quando era novo", e uma delas tem haver com a Graciosa e um período muito grande de seca que lá tiveram. Vinham barcos e barcos a remos desde a Graciosa para São Jorge (fajã do Ouvidor, lado Norte da Ilha) e até mesmo para o Porto do Topo, buscar água em barricas. Muita dessa água foi transportada pelo meu avô no seu modesto carro de bois, tanto para a Fajã do Ouvidor, que fica a +/- 40 Km como para o porto do Topo, que ficava mesmo à porta de casa dele. E toda essa água era transportada aqui da Zona do Topo, a mais rica em água da ilha.
Não quero que levem a peito o que disse, é apenas um esclarecimento de quem realmente vive cá durante TODO O ANO! Vivemos nos Açores, um arquipélago lindo com 9 ilhas, todos diferentes entre si, desde a cultura, à gastronomia, às tradições, ao clima e até mesmo linguagem. Nenhuma é melhor do que a outra, são apenas todas DIFERENTES!!
NOTA: Espero bem que venha bom tempo para o Fim-de-semana, porque eu vou para São Miguel jogar no Regional de Voleibol Seniores Masculinos, e como não gosto de andar de avião, só quero que esteja bom tempo! ;)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
A malta não é necessariamente 'naba'. Os atlas são feitos mediante modelos daí que é impossível que sejam certos até ao último pormenor. Para que fossem mais exatos seria preciso uma maior densidade de estações meteorológicas, algo que não existe/existia.

S. Jorge é alto o suficiente para que possa haver um efeito Foehn (especialmente) na costa norte. Lá está, seria preciso mais estações.

A orientação da frente de hoje (sudoeste) é propícia a mais efeito de sombra, que, como escrevi, acredito que seja mais pronunciado na zona leste da Graciosa (Caldeirão) e é exacerbado pelas reduzidas elevações da ilha.

Olhando para a frente agora não há muita convecção. Chuva, se houver, será maioritariamente estratiforme. Isso e chuva orográfica.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Manecas

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
A NASA tem um novo projeto de investigação da atmosfera chamado ATom:

https://www-pm.larc.nasa.gov/cgi-bi...4&cmd=field-experiment-homepage&exp=ATOM-2017

Não há imagens desde o mês passado mas podem (acredito que vão) voltar. No que concerne aos Açores (o mapa é uma trampa) o portal principal é este (no canto superior esquerdo há que escolher o setor 11):

https://www-pm.larc.nasa.gov/cgi-bin/site/showdoc?docid=22&lkdomain=Y&domain=FEXP_ATOM_MET10

Um plano aproximado dos Açores está aqui (é o melhor recurso):

https://www-pm.larc.nasa.gov/cgi-bin/site/showdoc?docid=22&lkdomain=Y&domain=FEXP_ATOM_SECT10

Para se conhecer todas as novidades e funcionalidades, o portal principal é este:

https://www-pm.larc.nasa.gov/
 
W

Windmill

Boas tardes pessoal! Pelo que vi, tivemos dias interessantes aqui pelo grupo! :)
Vou aproveitar para esclarecer apenas uma coisa sobre São Jorge.
Primeiro, acredito que grande parte do clima seco que a Graciosa apresenta, e sei disso, por já lá fui muitas vezes, tenho amigos lá, e sem dúvida que não se compara com as restantes ilhas (ilha seca), se deve ao efeito "parede" que São Jorge gera com as correntes de Sul, que são responsáveis por grande parte da chuva que caí, pelo menos aqui em São Jorge (Zona do Topo). Mas isto sou eu a pensar na lógica das coisas.
Segundo, acho que poucos são aqueles que realmente conhecem São Jorge, sem ser apenas por fotos, imagens satélites ou os dados que a estação do aeroporto fornece. Ora bem, São Jorge tem de ser pensada em 3 partes, parte das Velas (parte recente da ilha, caracterizada por terrenos soltos de areia preta, com pouca capacidade de "segurar" água, daí, haver necessidade de se ter aberto lá para aqueles lados uns furos), parte da Calheta (parte bastante acidentada e alta da ilha, onde estão localizadas a maioria das fajãs habitadas e habitáveis da ilha, onde existem cursos de água, diga-se, ribeiras, que correm todo o ano, até em período de grande seca, devido à grande altitude das serras que conseguem durante o Inverno reter água no solo) e finalmente, a parte da Zona do Topo (parte mais antiga da ilha, constituída em grande parte por barro, com terrenos antigos e muito bons para reter água. É um zona SUPER húmida, com muitas ribeiras, algumas que correm todo o ano mesmo em anos muito secos. Nascentes que correm todo o ano tanto na rocha como pelos pastos abaixo. Quase sempre verde). Os dados que vocês têm acesso são do aeroporto, que fica na zona da Urzelina que tem um clima de fajã, e o clima das fajãs, bem, digo-vos que é algo do outro mundo. Pode estar um frio dos diabos e a chover a potes, mas nas fajãs, o tempo está sempre ameno, por vezes solarengo e chove apenas o que a terra precisa para ser super hiper mega fértil. Não façam juizos das ilha apenas pelos mapas, acho que até os gajos que juntam informação para estatística são nabos neste campo, devido a tudo o que aqui descrevi.
Mais uma coisa, meu avô contava-me muitas histórias "de quando era novo", e uma delas tem haver com a Graciosa e um período muito grande de seca que lá tiveram. Vinham barcos e barcos a remos desde a Graciosa para São Jorge (fajã do Ouvidor, lado Norte da Ilha) e até mesmo para o Porto do Topo, buscar água em barricas. Muita dessa água foi transportada pelo meu avô no seu modesto carro de bois, tanto para a Fajã do Ouvidor, que fica a +/- 40 Km como para o porto do Topo, que ficava mesmo à porta de casa dele. E toda essa água era transportada aqui da Zona do Topo, a mais rica em água da ilha.
Não quero que levem a peito o que disse, é apenas um esclarecimento de quem realmente vive cá durante TODO O ANO! Vivemos nos Açores, um arquipélago lindo com 9 ilhas, todos diferentes entre si, desde a cultura, à gastronomia, às tradições, ao clima e até mesmo linguagem. Nenhuma é melhor do que a outra, são apenas todas DIFERENTES!!
NOTA: Espero bem que venha bom tempo para o Fim-de-semana, porque eu vou para São Miguel jogar no Regional de Voleibol Seniores Masculinos, e como não gosto de andar de avião, só quero que esteja bom tempo! ;)


Manecas, eu já nem faço caso da arrogância de alguns, que lá por serem das ilhas maiores acham que têm mais direito a chuva que outros...
Não vivem cá no grupo Central portanto estão muito longe da realidade de quem cá vive.
O que me chateia é não perceberem que há sempre alguém em piores condições de quem reclama.
Se a Graciosa fosse tão grande e montanhosa como S. Miguel já estava safa. Mas infelizmente não é, e só quem cá vive é que sabe o que custa.

Meu avô também me chegou a dizer o mesmo. Em períodos de estios mais prolongados vinham barcos carregados com pipas de água para abastecer os graciosenses, e mais para trás no tempo, e a seca foi tão grande em 1844, que foi preciso também virem barcos da Terceira e São Miguel carregados com barricas de água.
Uma curiosidade: Minha namorada é de Santa Maria, e diz me também que apesar das secas por lá não serem tão graves como na Graciosa (porque existem vários cursos de água espalhados na ilha) também num passado não muito distante foi preciso virem barcos de São Miguel com barris de água para matar a sede aos marienses.
Resumindo e concluindo, não são as frentes que resolvem o problema de falta de água nas ilhas centrais, orientais e ocidentais. Elas atenuam, mas não resolvem. Só nas ilhas maiores e mais montanhosas é que se vive em paz no que toca ao consumo de água (e ainda há quem se queixe mesmo assim...)

Passando á frente, o tempo já mudou aí para os teus lados? Aqui só ameaçou todo o dia e ainda não caíu nem um pingo. O meu pomar precisa de água e a minha horta também. Vamos lá ver se ela cai essa noite e madrugada. :rain:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,046
Local
Horta, Matriz, (90m)
Quinta-feira, haverá uma intrusão de ar frio no pós-frontal. O mesmo será tendencialmente seco e fará baixar o nível de congelação no Pico aos 1350 metros. Irá quase certamente nevar, mas aos 1500metros, apenas estão previstos 2cm e será uma neve alagada.
Falta agora avaliar o fator montanha e efeitos locais.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
:maluco::lmao:



---

Há que diferenciar entre os grupos. O principal fluxo de humidade afeta os Grs. Ocidental e Central ficando o Oriental ao lado disto nas próximas 48 horas, mais coisa menos coisa.

xWisoMal.jpg


Contudo, o G. Oriental continuará a ser afetado de forma intermitente por uma HR interessante nos primeiros 1500 a 2000 metros de altitude. Tirando alguma chuva fraca devido a circunstâncias locais, o mais relevante deverá ser a nebulosidade. Durante o dia de amanhã, com o aproximar da frente, a chuva vai aumentando gradualmente de intensidade (mas não deverá ser muito intensa).

Não obstante a ventania prevista no G. Ocidental, não tem havido assim tanta chuva (mas está a haver uma convecção interessante a oeste das Flores). Os ventos à superfície não são muito intensos e a atmosfera tem algumas intrusões de ar mais seco que certamente vão evaporando alguma precipitação.

Para o GC, muita da chuva advirá do aumento da HR. Lá para 5ª haverá a adveção - em altitude - de uma massa de ar mais fria e saturada, ajudando isto a tapar as intrusões de ar seco (que ocorrem principalmente a 500 hPa). Como os ventos nos níveis baixos não são muito intensos o evento é relevante mas não muito. Como já foi escrito, chuva moderada a forte pode ocorrer.

NKvdtXWl.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
BZNYW2I.gif

nApguIW.gif


Para o GC, muita da chuva advirá do aumento da HR. Lá para 5ª haverá a adveção - em altitude - de uma massa de ar mais fria e saturada, ajudando isto a tapar as intrusões de ar seco (que ocorrem principalmente a 500 hPa). Como os ventos nos níveis baixos não são muito intensos o evento é relevante mas não muito. Como já foi escrito, chuva moderada a forte pode ocorrer.

... e do alargamento das massas de ar saturadas.

tempresult_iuq9.gif
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3