Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2009

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O modelo é mesmo muito generoso quando se trata de prever a cota de neve nas ilhas. A influência das águas quentes do Atlântico é muito grande.

Por exemplo, o ano passado quando nevou nas Flores, a previsão da cota era 0m. E a mínima nas Flores foi de 5,1ºC ao inicio da manhã aquando um aguaceiro de granizo.

Para nevar no Pico da Vara, aos 1103m, provavelmente a previsão da cota do modelo deverá ser inferior de 600m, e a temperatura em Ponta Delgada inferior a 8ºC.
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Agora em Ponta Delgada já chove bem! Á pouco ouvi na Rádio que estavam 14ºC aqui em Ponta Delgada. Achas que cairá neve nos pontos mais altos do Pico da Vara?

Olá amigo e respondendo à tua pergunta podes ter a certeza que com essas temperaturas não cairá neve no Pico da Vara.
Se formos a ver as temperaturas não estão assim tão baixas que justifiquem queda de neve.

O ano passado quando cairam aguaceiros em forma já de neve nos pontos mais altos do Pico da Vara as temperaturas estavam muito mais baixas do que agora, e mesmo assim foi apenas no seu cume, portanto com essas temperaturas de agora não estou a ver cair neve...

É claro que para o interior da ilha e nos maciços mais altos a temperatura está muito mais baixa mas mesmo assim é quase improvável que chegue a nevar. Para isso, as temperaturas teriam que estar um pouco mais baixas, situando-se provavelmente como em Janeiro passado nos 8-7º graus.

É por isso que aqui os Açores têm um clima Temperado devido à forte influência do Atlântico que age como regulador térmico. Se não fosse pelo Oceano talvez teríamos um clima de feição Continental... Se bem que há estudos que dizem que a Corrente do Golfo e devido ao aquecimento Global esteja a perder actividade. Se tal dia acontecer os Invernos serão muito mais frios e a neve uma constante aqui nos Açores tal como era num passado mais recente...

O facto é que com o aquecimento Global, talvez já não hajam com tanta frequência nos Açores os famosos dias invernosos e de Temporal que sempre caracterizaram as nossas ilhas.

Lembro-me muito bem há cerca de 15 anos atrás, fazer muito mais dias de mau tempo com temperaturas muito mais baixas e era comum nevar com mais frequência Aliás, neve não era espanto para as pessoas mais antigas dos Açores.. Os invernos eram muito mais rigorosos, e era costume ver-se os picos mais altos de S.Miguel brancos durante semanas a fio...Meu avô por acaso ainda lembra-se desses dias lol :)

O último grande nevão que houve em São Miguel cobriu totalmente o Pico da Vara e a neve era tanta que chegou até ao sopé do mesmo Pico vulcânico e quase às freguesias limítrofes. As ruas e as terras estavam brancas... Hoje é raro isso acontecer devido ao aquecimento global...Aliás, no passado era raro o dia que num espaço de 15 minutos saíssemos à rua e não caísse um aguaceiro...Para veres a diferença que era antes e agora...Agora há mais dias com tempo anticiclónico do que o contrário...

Hoje o dia aqui na zona Ocidental foi de vento muito forte que depois deu lugar a chuva forte e passando a aguaceiros. Um aguaceiro foi de granizo. O vento neste momento sopra ainda Forte e registo uma temperatura local de 14º

Neste momento está a chover forte, pois estamos agora sob uma influência pós frontal com aguaceiros e instabilidade. O Grupo Ocidental e por ficar a maior distância do que o Grupo Central para o Oriental e vice-versa, creio que o tempo já não estará tão mau como estão agora os Grupos Central e Oriental,sob o efeito de uma forte instabilidade.

No Grupo Ocidental o mau tempo deverá ser até às 03h locais e nos Grupos Central e Oriental até às 05h locais com trovoadas frequentes e dispersas, aguaceiros que poderão ser de granizo e ventos de 100km/h de Oeste. Nos Grupos Central e Oriental as ondas chegarão aos 7 metros!

Para os próximos dias Sábado e Domingo há uma ligeira melhoria no arquipélago devido à vinda de um AA, e mau tempo de novo só mesmo na Segunda e Terça-feira próximas.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
boa noite,

hoje está uma noite daquelas que todos desejamos, pelo menos todos os que pensam como eu, está frio (para os açores)10,7 ºC, já caiu um aguaceiro de granizo misturado com chuva, já vi um relampago, neste momento chove intensamente (uma aguaceiro forte), fazendo-se acompanhar de vento forte com rajadas muito forte.
é pena não estar a fazer trovoada toda a noite pois ainda alegrava mais a noite.

isto está bonito por aqui;)
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Obrigado a todos pela informação!
Hoje o dia foi de muitas nuvens com aguaceiros por vezes moderados e algum vento.

Aqui na Lagoa registei os seguintes valores

Tmin - 12,4ºC que é tb a temperatura actual
Tmax - 19,4ºC

Agora vou dizer um "disparate", pessoalmente eu vejo o aquecimento global como um clima de um deserto. Explicando melhor, segundo o que penso no deserto os dias são muito quentes e as noites muito frias. Transformando a minha teoria para o aquecimento global vejo a coisa da seguinte forma:
Os verões vão ser cada vez mais quentes e secos e os Invernos cada vez mais frios e chuvosos. Também penso que vão deixar de existir as estações intermédias.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
O pico da Vara tem altitude máxima de 1103m. A cota de neve pelo output GFS/MeteoPT, rondará os 1300metros (ou ainda mais)... Será difícil ;)

Se fosse por aí nunca teria nevado no Pico da Vara, Serra de Santa Bárbara ou até mesmo nas Flores cujo relevo não ultrapassa os 920m...
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Obrigado a todos pela informação!
Hoje o dia foi de muitas nuvens com aguaceiros por vezes moderados e algum vento.

Aqui na Lagoa registei os seguintes valores

Tmin - 12,4ºC que é tb a temperatura actual
Tmax - 19,4ºC

Agora vou dizer um "disparate", pessoalmente eu vejo o aquecimento global como um clima de um deserto. Explicando melhor, segundo o que penso no deserto os dias são muito quentes e as noites muito frias. Transformando a minha teoria para o aquecimento global vejo a coisa da seguinte forma:
Os verões vão ser cada vez mais quentes e secos e os Invernos cada vez mais frios e chuvosos. Também penso que vão deixar de existir as estações intermédias.

Pois é amigo. Essa é a dura realidade que atravessamos.
O aquecimento global é um problema que trará graves repercussões a todo o planeta e mais aos ecossistemas que dependem muito da chuva como os Açores.

Segundo os meteorologistas dos Açores, a temperatura média aqui no arquipélago está a subir 0,3 graus Celsius por década, sobretudo a partir de meados dos anos 70 do Século XX e de acordo com os vários cenários climáticos para o horizonte 2100, estima-se que nos Açores hajam verões cada vez mais quentes e com menos chuva.
Claro que essa tendência não se nota muito de um ano para o outro, mas daqui a 100 anos vai-se notar certamente.

Por conseguinte, na costa norte das ilhas até se prevê que possa chover mais durante o Inverno.

A previsível diminuição da humidade relativa nos Açores num cenário a longo prazo pode ainda levar à redução das nuvens que se formam sobre as ilhas, nuvens essas que dão actualmente um contributo importante para a precipitação. Vai haver um extremar de situações, e daqui a 100 anos os Açores irão ter uma realidade climática muito diferente da que existe actualmente. Claro que os maiores efeitos irão se fazer sentir nos Continentes, como é o caso do continente português, mas os Açores não estão à margem dessa dura realidade e aqui mais do que no continente os efeitos serão catastróficos...:surprise::surprise:

Por aqui vento forte e registo uma máxima de 12º
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Pois é amigo. Essa é a dura realidade que atravessamos.
O aquecimento global é um problema que trará graves repercussões a todo o planeta e mais aos ecossistemas que dependem muito da chuva como os Açores.

Segundo os meteorologistas dos Açores, a temperatura média aqui no arquipélago está a subir 0,3 graus Celsius por década, sobretudo a partir de meados dos anos 70 do Século XX e de acordo com os vários cenários climáticos para o horizonte 2100, estima-se que nos Açores hajam verões cada vez mais quentes e com menos chuva.
Claro que essa tendência não se nota muito de um ano para o outro, mas daqui a 100 anos vai-se notar certamente.

Por conseguinte, na costa norte das ilhas até se prevê que possa chover mais durante o Inverno.

A previsível diminuição da humidade relativa nos Açores num cenário a longo prazo pode ainda levar à redução das nuvens que se formam sobre as ilhas, nuvens essas que dão actualmente um contributo importante para a precipitação. Vai haver um extremar de situações, e daqui a 100 anos os Açores irão ter uma realidade climática muito diferente da que existe actualmente. Claro que os maiores efeitos irão se fazer sentir nos Continentes, como é o caso do continente português, mas os Açores não estão à margem dessa dura realidade e aqui mais do que no continente os efeitos serão catastróficos...:surprise::surprise:

Por aqui vento forte e registo uma máxima de 12º

Agora aqui na Lagoa 12,2ºC

Pessoalmente continuo a achar que os invernos vão ser cada vez mais frios e tenho notado isso nos ultimos anos. Se não repara, pois tivemos neve em Lisboa e nos arredores mais do que um ano seguido, neve nos Açores, isto só um pequeno exemplo. Mas também é verdade que o no verão o calor é cada vez mais.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Agora aqui na Lagoa 12,2ºC

Pessoalmente continuo a achar que os invernos vão ser cada vez mais frios e tenho notado isso nos ultimos anos. Se não repara, pois tivemos neve em Lisboa e nos arredores mais do que um ano seguido, neve nos Açores, isto só um pequeno exemplo. Mas também é verdade que o no verão o calor é cada vez mais.

Neste momento por aqui registo uma máxima de 11.8º.

Exacto!
E foi como eu disse: Vai haver um extremar de situações. Cada vez mais se nota isso. O tempo está "maluco". Cada vez mais por exemplo, as amoras os figos e as uvas nascem mais cedo ou mais tarde... Já não existem estações no seu tempo definido... os verões serão cada vez mais quentes, menos humidos e mais secos, e os invernos mais rigorosos frios e chuvosos...

O frio ainda que se suporta... agora o calor??? Acho que é para "morrer" :lol:
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
mais uma vez boa noite,

nesta noite de temporal à a salientar o frio que se faz sentir nos Açores, em especial no grupo central onde a temperatura mais alta a esta hora, segundo o IM é de 13,5 ºC na graciosa, sendo a ilha mais fria o pico com 9,7ºC no Faial estão 10,2ºC enquanto que na ilha terceira estão 11,2ºC.

esperemos pelos aguaceiros de granizo durante a noite
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boa noite novamente!

Neste momento está a cair um forte aguaceiro de granizo aqui pelos Ginetes acompanhado de vento muito forte com rajadas.
A temperatura neste momento por aqui está nos 11º
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Aqui na Lagoa não chove, céu com abertas, pois vejo algumas estrelas e algum vento.

Estou com 11,8ºC

Estou admirado com este frio nesta altura do ano. Nesta semana este é o terceiro dia que registo temperaturas abaixo dos 12ºC. Até granizo já caíu hoje aqui na ilha segundo o nosso amigo S. Miguel - Azores
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O pico da Vara tem altitude máxima de 1103m. A cota de neve pelo output GFS/MeteoPT, rondará os 1300metros (ou ainda mais)... Será difícil ;)

Se fosse por aí nunca teria nevado no Pico da Vara, Serra de Santa Bárbara ou até mesmo nas Flores cujo relevo não ultrapassa os 920m...


Acho que não percebeste qualquer coisa aqui, o que queres dizer com isso ?
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Aqui na Lagoa não chove, céu com abertas, pois vejo algumas estrelas e algum vento.

Estou com 11,8ºC

Estou admirado com este frio nesta altura do ano. Nesta semana este é o terceiro dia que registo temperaturas abaixo dos 12ºC. Até granizo já caíu hoje aqui na ilha segundo o nosso amigo S. Miguel - Azores

Realmente os dias têm estado mais frios do que é habitual.
Aqui neste momento o céu está a alternar com abertas e o vento ainda sopra mas não com a mesma intensidade.

E por aí na Lagoa como está o tempo?