Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
É possível desde hoje de manhã, de quando em vez ver o alto do Pico, onde se vê alguma neve.
Ainda assim a cotas bem superiores àquela que o modelo GFS previa (+-1300m). Como já vimos o modelo é bastante generoso nas cotas de neve que prevê para as ilhas.

deixo aqui uma questão, existe ou poderá calcular-se uma cota de neve para ilhas (não me estou a referir apenas aos Açores, mas todas as ilhas de pequenas dimensões situadas no meio do mar)?

existe algum modelo que tem o factor "mar" para atribuir cotas de neve?

ou os ilhéus têm de fazer estes cálculos de uma forma empírica?

quem quiser responder, faça favor.

PS: sei que isto é um bocado off topic, mas nãoacho necessário abrir um tópico só com isto, se os moderadores entederem abrir um tópico na secção off topic façam o favor de mover para lá, obrigado

deixo aqui uma questão, existe ou poderá calcular-se uma cota de neve para ilhas (não me estou a referir apenas aos Açores, mas todas as ilhas de pequenas dimensões situadas no meio do mar)?

existe algum modelo que tem o factor "mar" para atribuir cotas de neve?

ou os ilhéus têm de fazer estes cálculos de uma forma empírica?

quem quiser responder, faça favor.

PS: sei que isto é um bocado off topic, mas nãoacho necessário abrir um tópico só com isto, se os moderadores entederem abrir um tópico na secção off topic façam o favor de mover para lá, obrigado

Sim existe uma cota de neve aproximada para ilhas mas isso também depende muito da altitude da ilha e da sua dimensão de área. Sem falarmos no factor marítimo como é óbvio! Por exemplo, numa ilha muito elevada e com grande dimensão de área, como é o caso do Pico, as cotas geralmente apresentam-se mais generosas devido uma vez mais à sua grande altitude. Já por exemplo a Graciosa ou o Corvo, devido à sua pequenez e planura, não existem cotas que favoreçam a ocorrência de neve naquelas ilhas.
Penso que as cotas serão estimadas e de uma forma mais generosa como aqui já foi dito para ilhas com maior dimensão de área e altitude que no caso dos Açores terão maior expressão em ilhas mais elevadas como o Pico ou São Miguel, se bem que no caso de São Miguel elas teriam de descer um pouco mais... pelo menos até aos 1200 metros. O mesmo deve de acontecer com a Terceira.

Corrijam-me se estiver enganado!

Sim existe uma cota de neve aproximada para ilhas mas isso também depende muito da altitude da ilha e da sua dimensão de área. Sem falarmos no factor marítimo como é óbvio! Por exemplo, numa ilha muito elevada e com grande dimensão de área, como é o caso do Pico, as cotas geralmente apresentam-se mais generosas devido uma vez mais à sua grande altitude. Já por exemplo a Graciosa ou o Corvo, devido à sua pequenez e planura, não existem cotas que favoreçam a ocorrência de neve naquelas ilhas.
Penso que as cotas serão estimadas e de uma forma mais generosa como aqui já foi dito para ilhas com maior dimensão de área e altitude que no caso dos Açores terão maior expressão em ilhas mais elevadas como o Pico ou São Miguel, se bem que no caso de São Miguel elas teriam de descer um pouco mais... pelo menos até aos 1200 metros. O mesmo deve de acontecer com a Terceira.

Corrijam-me se estiver enganado!

Correcto. Ilhas com maior dimensão têm mais capacidade de reter e acumular frio que favorece uma menor cota de neve.
Nas ilhas das Flores e do Corvo, como vimos ontem, o erro pode ser muito grande mesmo. Nas Flores nevou acima dos 800m, quando a cota prevista era de 0m. O erro do modelo foi de 800m.
As águas mornas do Atlântico são um peso pesado nesta matéria.
No Pico, e provavelmente em São Miguel, o erro já não é tão grande.
Ontem a previsão de neve para o Pico era acima dos 1300m e deve ter nevado acima dos 1700m. O que dá um erro de 500m.

Isto que se passa com as ilhas, passa-se também no litoral no continente.
Ainda o ano passado tivemos um evento em que a cota de neve prevista era andava à volta dos 200m. Eu e mais algumas pessoas até fomos para os lugares mais altos dos arredores de Lisboa (300-400m de altitude), e não chegou a nevar nada. Nem sleet.
Isto porque o vento estava de Noroeste, trazendo toda a massa húmida do Atlântico. A temperatura não baixa dos 3ºC. Chuva fria, apenas.

Alerta amarelo para o grupo Ocidental e Central dos Açores, devido à chuva por vezes forte.

semttulo3j.png

Alerta válido no grupo Ocidental das 23h de hoje às 2h de manhã.
No grupo Central o alerta é válido das 4h às 10h da manhã.

boa noite,

as previsões apontam para um agravamento do estado do tempo, contudo aqui pela ilha terceira o tempo está calmo, vamos esperar para ver a intensidade da chuva...

como já referiu o andré os grupos ocidental e central estão sob alerta amarelo!

boa noite,

as previsões apontam para um agravamento do estado do tempo, contudo aqui pela ilha terceira o tempo está calmo, vamos esperar para ver a intensidade da chuva...

como já referiu o andré os grupos ocidental e central estão sob alerta amarelo!

Ao início da manhã surgiu uma pequena alteração.
Agora é o grupo ocidental a apontar para a ausência de problemas!

2009-11-24_115637.png

Boa tarde!

A chuva forte foi uma presença aqui na zona oeste da ilha de São Miguel durante toda a manhã e ainda continua.
Neste momento o vento já mudou para Norte e está a soprar com alguma intensidade e ainda chove.

A chuva foi forte e contínua!

Boa tarde!

A chuva forte foi uma presença aqui na zona oeste da ilha de São Miguel durante toda a manhã e ainda continua.
Neste momento o vento já mudou para Norte e está a soprar com alguma intensidade e ainda chove.

A chuva foi forte e contínua!

Aqui na Lagoa também tem estado a chuver com muita intensidade, agora já não chove e começam a aparecer as primeiras abertas. Muito vento

Boa noite!

O dia aqui foi caracterizado por muito vento de Norte e acompanhado de chuva.

As grotas e algumas ribeiras da parte ocidental subiram consideravelmente o seu leito com a chuva forte.

Neste momento registo aqui uma temperatura máxima de 14º