Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2009

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
É possível desde hoje de manhã, de quando em vez ver o alto do Pico, onde se vê alguma neve.
Ainda assim a cotas bem superiores àquela que o modelo GFS previa (+-1300m). Como já vimos o modelo é bastante generoso nas cotas de neve que prevê para as ilhas.

deixo aqui uma questão, existe ou poderá calcular-se uma cota de neve para ilhas (não me estou a referir apenas aos Açores, mas todas as ilhas de pequenas dimensões situadas no meio do mar)?

existe algum modelo que tem o factor "mar" para atribuir cotas de neve?

ou os ilhéus têm de fazer estes cálculos de uma forma empírica?

quem quiser responder, faça favor.

PS: sei que isto é um bocado off topic, mas nãoacho necessário abrir um tópico só com isto, se os moderadores entederem abrir um tópico na secção off topic façam o favor de mover para lá, obrigado
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
deixo aqui uma questão, existe ou poderá calcular-se uma cota de neve para ilhas (não me estou a referir apenas aos Açores, mas todas as ilhas de pequenas dimensões situadas no meio do mar)?

existe algum modelo que tem o factor "mar" para atribuir cotas de neve?

ou os ilhéus têm de fazer estes cálculos de uma forma empírica?

quem quiser responder, faça favor.

PS: sei que isto é um bocado off topic, mas nãoacho necessário abrir um tópico só com isto, se os moderadores entederem abrir um tópico na secção off topic façam o favor de mover para lá, obrigado

Sim existe uma cota de neve aproximada para ilhas mas isso também depende muito da altitude da ilha e da sua dimensão de área. Sem falarmos no factor marítimo como é óbvio! Por exemplo, numa ilha muito elevada e com grande dimensão de área, como é o caso do Pico, as cotas geralmente apresentam-se mais generosas devido uma vez mais à sua grande altitude. Já por exemplo a Graciosa ou o Corvo, devido à sua pequenez e planura, não existem cotas que favoreçam a ocorrência de neve naquelas ilhas.
Penso que as cotas serão estimadas e de uma forma mais generosa como aqui já foi dito para ilhas com maior dimensão de área e altitude que no caso dos Açores terão maior expressão em ilhas mais elevadas como o Pico ou São Miguel, se bem que no caso de São Miguel elas teriam de descer um pouco mais... pelo menos até aos 1200 metros. O mesmo deve de acontecer com a Terceira.

Corrijam-me se estiver enganado!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Sim existe uma cota de neve aproximada para ilhas mas isso também depende muito da altitude da ilha e da sua dimensão de área. Sem falarmos no factor marítimo como é óbvio! Por exemplo, numa ilha muito elevada e com grande dimensão de área, como é o caso do Pico, as cotas geralmente apresentam-se mais generosas devido uma vez mais à sua grande altitude. Já por exemplo a Graciosa ou o Corvo, devido à sua pequenez e planura, não existem cotas que favoreçam a ocorrência de neve naquelas ilhas.
Penso que as cotas serão estimadas e de uma forma mais generosa como aqui já foi dito para ilhas com maior dimensão de área e altitude que no caso dos Açores terão maior expressão em ilhas mais elevadas como o Pico ou São Miguel, se bem que no caso de São Miguel elas teriam de descer um pouco mais... pelo menos até aos 1200 metros. O mesmo deve de acontecer com a Terceira.

Corrijam-me se estiver enganado!

Correcto. Ilhas com maior dimensão têm mais capacidade de reter e acumular frio que favorece uma menor cota de neve.
Nas ilhas das Flores e do Corvo, como vimos ontem, o erro pode ser muito grande mesmo. Nas Flores nevou acima dos 800m, quando a cota prevista era de 0m. O erro do modelo foi de 800m.
As águas mornas do Atlântico são um peso pesado nesta matéria.
No Pico, e provavelmente em São Miguel, o erro já não é tão grande.
Ontem a previsão de neve para o Pico era acima dos 1300m e deve ter nevado acima dos 1700m. O que dá um erro de 500m.

Isto que se passa com as ilhas, passa-se também no litoral no continente.
Ainda o ano passado tivemos um evento em que a cota de neve prevista era andava à volta dos 200m. Eu e mais algumas pessoas até fomos para os lugares mais altos dos arredores de Lisboa (300-400m de altitude), e não chegou a nevar nada. Nem sleet.
Isto porque o vento estava de Noroeste, trazendo toda a massa húmida do Atlântico. A temperatura não baixa dos 3ºC. Chuva fria, apenas.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Alerta amarelo para o grupo Ocidental e Central dos Açores, devido à chuva por vezes forte.

semttulo3j.png


Alerta válido no grupo Ocidental das 23h de hoje às 2h de manhã.
No grupo Central o alerta é válido das 4h às 10h da manhã.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
boa noite,

as previsões apontam para um agravamento do estado do tempo, contudo aqui pela ilha terceira o tempo está calmo, vamos esperar para ver a intensidade da chuva...

como já referiu o andré os grupos ocidental e central estão sob alerta amarelo!
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
boa noite,

as previsões apontam para um agravamento do estado do tempo, contudo aqui pela ilha terceira o tempo está calmo, vamos esperar para ver a intensidade da chuva...

como já referiu o andré os grupos ocidental e central estão sob alerta amarelo!

Ao início da manhã surgiu uma pequena alteração.
Agora é o grupo ocidental a apontar para a ausência de problemas!

2009-11-24_115637.png
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boa tarde!

A chuva forte foi uma presença aqui na zona oeste da ilha de São Miguel durante toda a manhã e ainda continua.
Neste momento o vento já mudou para Norte e está a soprar com alguma intensidade e ainda chove.

A chuva foi forte e contínua!
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa tarde!

A chuva forte foi uma presença aqui na zona oeste da ilha de São Miguel durante toda a manhã e ainda continua.
Neste momento o vento já mudou para Norte e está a soprar com alguma intensidade e ainda chove.

A chuva foi forte e contínua!

Aqui na Lagoa também tem estado a chuver com muita intensidade, agora já não chove e começam a aparecer as primeiras abertas. Muito vento
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boa noite!

O dia aqui foi caracterizado por muito vento de Norte e acompanhado de chuva.

As grotas e algumas ribeiras da parte ocidental subiram consideravelmente o seu leito com a chuva forte.

Neste momento registo aqui uma temperatura máxima de 14º