Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2011

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
A regra diz que em média a temperatura baixa 0,6ºC por cada 100m

Olá; o gradiente de 0,6 ºC por cada 100 metros aplica-se como valor médio (pode ser maior para ar muito seco e é inferior no caso do ar já se encontrar saturado, ou seja, a partir de uma determinada altitude o gradiente térmico diminui quando o ar fica saturado).
 


MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa noite Azor,

13maro.png

By lmcg at 2011-11-13

Se bem me lembro a mínima que registei nesse dia foi de 6,5ºC a 7ºC em Ponta Delgada e de 0º a 0,5ºC na Barrosa.
No site acima pode consultar as temperaturas nesse dia... Por exemplo na Lagoa do Fogo (580m) a mínima chegou aos 2,8ºC.

Hoje dei um salto aos Graminhais (a 930m) acompanhado de um termómetro calibrado (erro máximo de 0,05ºC) e registei entre as 17h45 e as 18h15, 5,2
ºC a 5,4ºC.
A estação da Tronqueira (a 490m) indicava 8,3ºC a 8,5ºC.
Aparentemente estes resultados apontam para um gradiente de 0,7ºC por cada 100m.
Passei pela Barrosa e os resultados são consistentes com esta conclusão.

Reconheço que de facto a regra dos 0,6ºC ou 0,65ºC é apenas uma média não podendo ser usada taxativamente. Vou estudar este assunto… vou instalar 2 ou 3 logger’s de temperatura e humidade nos Graminhais, Barrosa e já agora um na zona da Lagoa do Canário.

http://www.lascarelectronics.com/temperaturedatalogger.php?datalogger=378

Um abraço,
Luís Guilherme.

Já fui a esse site mas nao consigo ver os valores da temperatura.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Olá; o gradiente de 0,6 ºC por cada 100 metros aplica-se como valor médio (pode ser maior para ar muito seco e é inferior no caso do ar já se encontrar saturado, ou seja, a partir de uma determinada altitude o gradiente térmico diminui quando o ar fica saturado).

Boa tarde,

Interessante... e que dizer de outras influências para além da humidade, por exemplo a orografia da zona, são relevantes?

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boa tarde,

Por São Miguel dia de céu encoberto com períodos de chuva fraca a moderada e actualmente tenho uma máxima de 15 º C

Amigo LMCG onde se localiza a estação do Lombo por curiosidade? Obrigado.

Cumprimentos, boa tarde

Boa tarde Azor,

Situa-se a uns 20 metros da margem da Lagoa do Fogo. O site contêm um mapa com a localização.

Um abraço,
Luís Guilherme.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
5jAYU.jpg


Durante hoje e amanhã está previsto alguns aguaceiros, por vezes fortes.
Instabilidade entre os Açores e a Madeira
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde Azor,

Situa-se a uns 20 metros da margem da Lagoa do Fogo. O site contêm um mapa com a localização.

Um abraço,
Luís Guilherme.

Boa tarde,

Pensei que só houvesse uma única estação nesses lados na Barrosa. Pensei que fosse a única ali. N fazia ideia que um pouco mais abaixo também hovesse mais outra. Em vez de duas quase em cima ao pé uma da outra, deviam de pôr outras no Faial da Terra ou em Água Retorta que bem precisam. E já nem falo no Pico da Vara...Monte Escuro e Lagoa do Congro tb penso que têm se não estou em erro.

Grato

Cumprimentos
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Boas tardes Knight,

Esta instabilidade passou ontem por cá. Agora é a vez de vocês.
Agora temos tempo anticiclónico frio e nebuloso. Adoro este tempo assim :p

Cumprimentos

Gostam muito de partilhar :D
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Foto de tirada a pouco enquanto aguardava pela minha mulher, acho interessante e decidi partilhar, tirada com o iphone4:D
img0106ps.jpg


e esta foi depois de chegar a casa já estava meio escuro, a maquina é uma sony só que a quantidade a noite não e grande coisa
o céu apresentava-se assim
dsc01675fb.jpg
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Gostam muito de partilhar :D

Boa noite,

Vocês que partilhem também. Não tem que ser sempre os açorianos a partilhar :p Tem de haver inter câmbio entre os arquipélagos ;)

Ijv, boas fotos e essa instabilidade é de fraca a moderada actividade. A chuva é chatinha e trás com ela algum frio.

Mas agora temos aqui tempo anticiclónico doce como eu gosto :D: Vento de N frio com muita nebulosidade e aguaceiros fracos. Neste momento caiem aguaceiros vindos de N e os de N são bem frios. Brrrrrrrrr :cold:

Actualmente tenho 12 º C

Cumprimentos,