Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
A EMA de São Miguel, Nordeste registou 81,9, 43,8 e 31mm nos últimos 3 dias.
Ou seja 156,7mm nos últimos 3 dias.

Alguém confirma estes valores?

O valor mais suspeito é provavelmente o do dia 4 (81.9 mms). Estava a acompanhar a frente que estava a afetar as ilhas ocidentais e vi isso. Em PDL nada choveu mas havia muita nebulosidade baixa e um familiar meu ouviu que no Nordeste choveu muito. Tendo em conta a especificidade da zona acredito na veracidade do valor medido (a maior parte da chuva do dia 4 foi em 2/3 horas). Nos dias 5 e 6 boa parte da chuva refere-se à frente (que pouco ou nada deixou em PDL ao contrário do que ocorreu no Nordeste).

---

Está previsto que o núcleo da esquerda se dissipe nas próximas horas. O núcleo depressionário à direita é que deverá afetar os Açores. Daqui a 1 hora o GFS 12 está disponível. O das 6 tirou algum CAPE ao grupo oriental.

UNUqacWl.jpg


wIG6SfC.gif
 
  • Gosto
Reactions: TekClub


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Vou-me cingir apenas aos próximos 3 dias porque há ainda muita incerteza. Em jeito de resumo...

O núcleo depressionário à superfície continuará a mover-se lentamente de sudoeste em direção dos Açores. A noroeste e em altitude formar-se-á um cavado (de fraca intensidade) que ao longo do tempo contribuirá para um lento cavamento da depressão e para o desprendimento de uma bolsa de ar frio/depressão aberta que deverá ficar ligeiramente a sul dos Açores (500 hPa). Pouco tempo depois formar-se mais uma depressão em altitude a norte do arquipélago que cessará o agravamento da depressão à superfície (por outras palavras esta ficará verticalmente empilhada). Aquando da passagem do núcleo/frente quente, o CAPE deverá ser pós-frontal.

Os Açores devem escapar ao tempo mais severo associado ao cavamento da depressão. Contudo, deve ser esperada chuva e vento forte no G. Ocidental (especialmente este) e Central.

Depois disto, haverá ainda a frente fria que afetará todas as ilhas mas especialmente os Grs. Central e Oriental. O SBCAPE poderá chegar por vezes aos +-2000 no G. Central. Não há muita saturação do ar a 950 e 850 hPa mas o ponto de orvalho à superfície estará elevado (20º). Como tal, a orografia poderá fazer das suas. O cisalhamento mais intenso (0-6km) deverá ser pós-frontal. O pré-frontal rondará os +-10m/s. Não me parece haver ins/estabilidade suficiente para haver fenómenos tornádicos ou outro tipo de fenómenos extremos. Se nas próximas saídas houver grandes alterações nos parâmetros será provavelmente no cisalhamento.

Os diferenciais térmicos do GFS não parecem ser muito favoráveis nos primeiros 1.5 kms (o WRF mostra um tefigrama favorável mas a saída é das 00). Contudo, e em geral, acho que há condições favoráveis à ocorrência de trovadas.
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
O GFS das 18utc retirou precipitação... o Cape será moderado mas a perder expressão, o Li seguirá as mesmas pisadas... veremos o ECM amanhã, confio mais no europeu, a humidade a 700 também tornou-se mais escassa na sua generalidade no arquipélago... vou esperar mais um pouco


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
A última saída do GFS vem um pouco mais generosa. O IPMA lançou avisos para precipitação forte e trovoada para os grupos ocidental e central, em vigor a partir desta tarde.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adjudicou o fornecimento e instalação do radar meteorológico em Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira, num valor de cerca de 3,24 milhões de euros.

Este investimento é financiado pelo Programa Operacional Temático de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), sendo comparticipado em 12% pela componente nacional e em 88% pela componente comunitária.

Trata-se de um radar meteorológico Doppler que vai permitir melhorar os modelos de previsão do estado do tempo a muito curto prazo e garantir uma eficaz vigilância meteorológica, em tempo real.

Desta forma, vai contribuir para melhorar a segurança de pessoas e bens e, consequentemente, a economia da região, em particular a que está ligada ao turismo e aos transportes aéreos e marítimos.

http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/mm/noticias/20160808-mm-radar-meteo-madeira.aspx

Deve estar pronto lá para 2018, no mínimo. Estando o radar no Porto Santo vai haver uns ecos bastante estranhos. Uma ilha quase plana ao lado de outra que parece uma parede vai condicionar bastante a utilidade do equipamento. Ainda para mais o tempo mais severo costuma a vir de sul/sudoeste. Ora, a sudoeste de PS está... a Madeira...

Metam uns radares portáteis em alguns picos madeirenses. São (relativamente) baratos e o seu reduzido raio de ação (150/200 kms) seriam bem mais úteis para a Madeira :p
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Tendo em conta que esse investimento vai servir uma população bastante reduzida... São as tristes prioridades deste país...


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Não é pela população em si (a Madeira tem quase as mesmas pessoas que os Açores e tem uma orografia muito propícia a desastres). É mais tendo em conta a meteorologia da Madeira. É muito monótona. Os eventos convectivos não são assim tão comuns. Os Açores também não têm eventos convectivos por aí além. Mas temos furacões e TT's. É outra realidade.

Tenho as minhas dúvidas acerca do equipamento no PS. Mas elas são de 'amador' :D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
O radar da Madeira será igual ao das Canárias. Terá bastante utilidade em meia dúzia de dias servindo nos restantes para acompanhar as migrações dos mosquitos.

3 radares nos Açores será no dia 31 de Fevereiro. Ao menos 2 (Flores e S. Miguel ou Faial e S. Miguel para cobrir ao máximo o G. Ocidental). Algumas ilhas ficariam nas bordas da cobertura mas é melhor que nada (o G. Ocidental será sempre o mais tempestuoso mas as maiores densidades populacionais estão a leste).

É matemática simples. Em Janeiro houve o Alex. Em Dezembro de 2015 houve a depressão cavada que destruiu o porto de PDL. Já houveram temporais este ano na Madeira?
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Não é possível discernir a depressão à superfície mas a oeste do arquipélago, a escuro, é possível ver o cavado em altitude:

MVxMpAi.gif
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Pensei que o central meteo já estivesse com aviso ⚠️ vermelho lololol... e aqui nem vi chuva ainda... apenas um pingo ou outro... o ECM é que estava certo...
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem, vendo pelo radar do pobre, (rdt convectiv) e o (precipitating clouds), a probabilidade de ver uma boa rega está um bocado escassa... O vento, esse sim faz-se sentir bastante, mas uma célula para alegrar a malta, nem por isso.
eb59699ec8790862da467026837b0cbf.gif



Enviado do meu iPad usando Tapatalk