Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2016

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
FhT0sEi.jpg)
FhT0sEi.jpg

Bem parece que não vou ter muita sorte com o tempo na minha viagem a Madeira, se fosse esta semana não tinha apanhado chuva mas vendo os modelos para a semana que vem a chuva parece estar presente durante a semana toda.
 


Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Bem parece que não vou ter muita sorte com o tempo na minha viagem a Madeira, se fosse esta semana não tinha apanhado chuva mas vendo os modelos para a semana que vem a chuva parece estar presente durante a semana toda.

A 2ª quinzena de Outubro é tradicionalmente chuvosa na Madeira. Mas não vale a pena ficar desapontado já que a orografia da Madeira faz sempre alguns "milagres" em relação ao que os modelos prevêm. A minha recomendação é que sigas as várias webcams em http://www.netmadeira.com/webcams-madeira para planeares as tuas actividades diárias enquanto estiveres na ilha.
 
Última edição:
W

Windmill

Bom, pra quem há dias atrás previa a chegada do Outono em força nos Açores, a verdade é que ele pode ser adiado.

Outubro parece estar condenado á influência das altas pressões por estas bandas. Resta saber até quando...
Cheira me que já vi esse filme antes.
 
Editado por um moderador:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Em jeito de pré-aviso para a malta madeirense...

Lá para o início da próxima semana, a depressão que está a sul dos Açores deverá ter cavado ligeiramente e aproximado da Madeira. O caso aparenta ser um pouco mais significativo porque a depressão poderá ficar quase estacionária a oeste do arquipélago.

Não parece que a depressão vá ter intensidade por aí além. Contudo, haverá a persistência de um fluxo sul/sudoeste de ar tropical com saturação bastante significativa incluindo nos níveis baixos. Isto na prática pode significar chuva orográfica persistente e potencialmente gravosa mesmo a cotas baixas (na costa sul devastada pelos incêndios). Trovoadas são uma possibilidade em aberto.
 
Última edição:

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
A 2ª quinzena de Outubro é tradicionalmente chuvosa na Madeira. Mas não vale a pena ficar desapontado já que a orografia da Madeira faz sempre alguns "milagres" em relação ao que os modelos prevêm. A minha recomendação é que sigas as várias webcams em http://www.netmadeira.com/webcams-madeira para planeares as tuas actividades diárias enquanto estiveres na ilha.
Também já tinha visto aqui no forum que a Madeira nos anos passados na 2º quinzena de Outubro é mais chuvosa mas infelizmente só consegui marcar para esta altura a viagem e como o tempo até tem estado quentinho pensei que me escapasse da chuva mas ela que venha os guarda chuvas existem para alguma coisa:D.
Pelo menos a água do mar ainda está numa temperatura bem agradável a rondar os 23/24 não vai custar nada a entrar no mar a estas temperaturas:).
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Bom dia companheiros,
@lserpa tens toda a razão, falhei no Domingo em não enviar dados, aliás, nem tenho tido a estação online. Estive ausente da Ilha durante uma semana e meia, só regressei na 2ª feira.
Pelo menos durante uns bons meses não deverei ausentar-me mais, por isso, vai voltar tudo a estar online ;)
Pelos dados que vi, a minha estação apanhou no Domingo rajadas máximas de 59 Km/h de Sul e um acumulado diário de chuva na casa do 30 mm. Sei que pelos lados da Calheta (meio da Ilha) e Velas (extremo ocidental da Ilha) choveu muito mais. Por norma, vento Sul não trás muita chuva para esta Ponta.
Ontem tivemos um dia de Verão, até houve quem fosse ao banho e tudo, mas hoje, diria que nem no Verão tivemos um dia tão bonito.
Cumprimentos
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,078
Local
Horta, Matriz, (90m)
Parece que o assunto "Nicole" ainda não está fechado, a saída das 0600UTC faz com que venha numa rota muito errática e claramente não muito bem definida... a qual projeta uma trajetória "cambaleante" na direção do arquipélago e passando a norte das ilhas... como dizem os segos "let's see"...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Parece que o assunto "Nicole" ainda não está fechado, a saída das 0600UTC faz com que venha numa rota muito errática e claramente não muito bem definida... a qual projeta uma trajetória "cambaleante" na direção do arquipélago e passando a norte das ilhas... como dizem os segos "let's see"...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Tantas voltas e tantas voltas dá o GFS ao ex-Nicole que acaba com ele nos Açores :D

gfs_mslp_pcpn_atl_31.png

gfs_mslp_pcpn_atl_32.png

gfs_mslp_pcpn_atl_33.png


gfs_mslp_pcpn_atl_34.png

:lol:
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
IQ2JV9g.gif


fLIvqb5.gif


Amanhã devo complementar a minha opinião. É 48 horas antes mas o evento não deve ser muito diferente. Repito que o pior que pode ocorrer é isto:

aHYKy2l.gif


PW moderada a elevada e ar muito saturado perto da superfície é receita para muita chuva orográfica (que não aparece necessariamente no GFS) na costa sul. A duração será muito importante. Ao menos a depressão não é intensa (e continua a sul dos Açores).

Hbb3PpU.gif
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Bom dia
Por estas bandas o dia acordou muito nublado, até parecia que nem queria amanhacer!
Neste momento, vento NE fraco, 5-10 Km/h, a rajada máxima que apanhei na minha estação foram 20 Km/h, muito nevoeiro, aliás a humidade está nos 99% e sigo com um acumulado de 5,3 mm, desde ás 8h30m.
Penso que este será o cenário por estas bandas o resto do dia.
Saudações!
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bom Dia a todos ...

Aqui por Angra temos exactamente o mesmo cenário que na Vila do Topo ... Depois de ontem termos sido brindados com um dia magnífico e veraneante eis que hoje o dia amanheceu chuvoso e com o céu muito nublado ... Desde as 8 e pouco a chuva fez tréguas mas o estado do tempo indica que pode recomeçar a chover a qualquer momento ...
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e Manecas

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Por aqui continua a chuva miudinha! Sigo com 2 mm/h e com um acumulado de 11 mm.
Algum nevoeiro e vento continua constante nos valores desta manhã. Tenho informação que a chuva continua por vezes fortes na zona da Ribeira Seca/Calheta (meio da Ilha).