Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2016

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A orografia da ilha já foi mais que discutida. Aqui e aqui há bons vídeos que a mostram relativamente bem ao vivo. É mais ou menos algo como isto:

fYlTsAQ.png


A frente em questão tinha um ponto de orvalho elevado à superfície e uma saturação bastante significativa a mais ou menos 700 metros de altitude. O fluxo atmosférico era de sudoeste/sul-sudoeste.

Aguaceiros intensos no Nordeste são por vezes medidos por essa estação em situações mais ou menos estáveis mas com muita nebulosidade baixa. Não posso fazer comparações com PDL porque a cidade é bastante seca quando comparando com os montes da ilha.

Às 2UTC foi registado um acumulado de 33 mms. Por essa altura passaram farrapos nebulosos pelo Nordeste.

RiLcTCR.png


Durante o resto da madrugada a passagem da frente continuou a provocar a formação de nuvens em altitude (reveladora da perturbação orográfica - ver no Eumetview) até que, eventualmente, se formou uma célula convectiva por volta das 6h a este da ilha. Não me parece que tenha afetado a ilha. Isto não exclui a ocorrência de chuva estratiforme ou erros da estação. Tende a excluir chuva convectiva.

Vamos agora à rede hidrometerológica:

engPhJE.png


A estação no topo das montanhas (Espigão da Ponte) registou hoje 55 mms. Na sombra dos montes, a Algarvia (Udométrica) registou 1mm e a Salga não registou nada (provavelmente problema na estação). A estação hidrométrica dos Caldeirão está off.

A sul das montanhas, a estação hidrométrica do Purgar está off. A Tronqueira recebeu 48mms e Loba da Erva 36 mms. A dos Bispos (hidrométrica):

DzkQ1Un.png


Acrescento que a Lomba da Erva também registou um aumento do fluxo de água.

A estação que parece ser a mais relevante é a do Guilherme (hidrométrica) a este do maciço principal. Escrevo parece pois acho que a precipitação não tem muita influência geral. Veja-se os resultados deste mês...

5vpJzEW.png


... com os de Setembro de 2015. Entre os dias 2 e 3 choveram, alegadamente, mais de 250 mms no Nordeste. E ainda assim, não houve grandes diferenças no fluxo médio e máximo.

Ykl7CLe.png


Só há 2 opções. Ou a estação tem erros crónicos ou a zona montanhosa mais baixa a sudoeste da vila causa um efeito estranho local que perturba os níveis baixos e provoca chuva orográfica persistente naquela zona quando juntadas determinadas condições. A dúvida do @AnDré vem do dia 7 desde que foram registados acumulados aparentemente desfasados das condições atmosféricas. Provavelmente a estação foi instalada lá devido a essas mesmas particularidades.

Infelizmente não tenho contactos no Nordeste mas há um membro que é de lá @S3008 . Certamente ele teria mais informação.

Orion, a estação do Nordeste está instalada aqui.
Imagens do google earth, aqui.
Ou seja, está num campo agrícola, às portas do Nordeste, a baixa altitude (140m).
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,620
Local
Açores
Os primeiros avisos já foram emitidos. No facebook há mais informação, nomeadamente o aviso laranja para a ondulação. Em S. Miguel não há bóia na costa norte portanto não se terá leituras 'oficiais'. Pode-se usar as bóias da Graciosa e da Terceira mas estas terão medições - muito? - abaixo.

Os avisos não ficarão por aqui. A situação será longa e, novamente, pequenos desvios da depressão poderão trazer condições meteorológicas mais ou menos severas. Na última saída do WRF o GC terá, no domingo, muito mais vento.

9VYjB7F.gif


A depressão irá cavar gradualmente e a abrangência dos ventos será vasta (o que não será bom para os turistas). Uma entrada pronunciada de norte, em Dezembro ou Janeiro, seria interessante para trazer alguns aguaceiros de granizo. Como se está em Outubro nem neve no Pico poderá haver já que o ponto de congelamento rondará os 1800 metros.

O regime atmosférico vigente nos próximos dias também não será propício a fenómenos de tempo severo nos Açores (não cobertos pelo IPMA). Como tal concluo o meu seguimento da previsão já que o serviço padrão do IPMA é mais que suficiente. Ver-se-á o que a próxima semana trará para a Madeira.

O evento oficialmente começa com a passagem de uma frente fria. Sem muita intensidade, está agora sobre o G. Ocidental.

0tk4q2k.jpg
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,073
Local
Horta, Matriz, (90m)
O gfs na saída das 12UTC atira a ISO 0º para os 1573 metros, na Horta, creio que deverá ser um devaneio. (em corte vertical) http://www.windguru.cz/pt/ Ver Mapa 2D temperatura de 0 a 5000. Para ser franco é a unica coisa que considero util deste site...
Pena os meteogramas estarem completamente flipados para a minha localização...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,620
Local
Açores
Será um bom evento para haver rajadas de 150km/h nos parques eólicos :lol:

O que vale é que as ondas são de norte. Se fossem de sul ainda voltavam a arrancar mais um bocado do porto de PDL que ainda não foi arranjado.

A malta dos cruzeiros até que tem sorte. As próximas chegadas em PDL estão previstas para o dia 25/26. O tráfego aéreo é que deve ficar limitado.

Novamente, na costa norte de SM não há muitas povoações à beira-mar. Assim assim, poderá haver derrocadas nas falésias litorais. Sta. Maria beneficiará (parcialmente) da 'sombra' causada por SM. A costa norte de SM tem uma péssima topografia para este tipo de coisas (em forma de baía).
 
Última edição:

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Boa noite pessoal! Por estas bandas começou a animação...
Chuva com abundância, algumas rajadas interessantes vindas do nada. Vamos a ver o que vem por ai a baixo.
Vou ter a minha estação a funcionar, para quem quiser ir espreitando, esteja à vontade :)
Bons seguimentos a todos.
 

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Sigo com um acumulado de 0,51 mm/hr. Mas com este vento não acredito que a minha estação apanhe tudo.
Vento sopra de Norte, com uma média de 29 Km/h, já apanhei uma rajada na ordem dos 44 km/h.
Acho que estes dias já testar a minha estação a sério :D

EDITADO

Correcção: Rajadas na ordem dos 54 Km/h
 
W

Windmill

na costa norte de SM não há muitas povoações à beira-mar..
São Vicente, Calhetas, Ribeira Grande, Porto Formoso e Maia são as mais vulneráveis. Ribeira Grande pincipalmente!

Pelas minhas bandas ja choveu bem, mas o vento sopra de norte com rajadas.
O Ipma prevê que as ondas maiores passem na costa norte da Graciosa (onde me encontro actualmente), Terceira e São Miguel.
A costa norte da Graciosa, ao contrário da Terceira e São Miguel, é relativamente plana e pouco acentuada com algumas baías. Se a ondulação prevista coincidir com a maré cheia, as vagas poderão facilmente entrar nas reentrâncias mais rasas que ficam lado a lado á estrada dos terreiros, (zona do farol da Barca) e Corpo Santo em Santa Cruz, para quem conhece a Graciosa.
Em Sáo Miguel, a zona mais crítica será certamente a cidade da Ribeira Grande onde a costa é mais baixa, mas também toda a zona da fábrica da baleia em São Vicente, onde há casas.
Há décadas atrás, ondulaçáo forte do quadrante norte, entrou terra acima na Ribeira Grande, pelas casas do Bandejo, e na zona da Cova do Milho chegou mesmo a galgar os quintais e os moinhos da zona da praia grande onde fica o alabote.
Esperemos que dessa vez as coisas não sejam assim táo graves.
De qualquer das maneiras vou tentar registar fotos aqui na Graciosa no período mais crítico previsto.
 
Editado por um moderador:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,620
Local
Açores
São Vicente, Calhetas, Ribeira Grande, Porto Formoso e Maia são as mais vulneráveis. Ribeira Grande pincipalmente!

A costa norte da Graciosa, ao contrário da Terceira e São Miguel, é relativamente plana e pouco acentuada com algumas baías.

tNMgmgy.jpg


Boa parte das povoações estão em cima de falésias. Claro que há zonas mais problemáticas. Há sempre.

Até agora não escrevi que o evento seria insignificante. Claro que vai danificar alguma coisa.
 
W

Windmill

tNMgmgy.jpg


Boa parte das povoações estão em cima de falésias. Claro que há zonas mais problemáticas. Há sempre.

Até agora não escrevi que o evento seria insignificante. Claro que vai danificar alguma coisa.


Esta será porventura, a zona mais crítica da costa norte de São Miguel, (porque é a mais plana)
Já no resto da linha da costa norte não deverá haver problemas de maior, uma vez que é muito mais alta e abrupta (em comparação com a da zona central da ilha), onde as povoações se localizam bem acima das mesmas.
Aqui pela Graciosa o cenário é muito diferente da realidade micaelense...
 
Editado por um moderador: