Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
FcVd5cZ.png


Marginalmente mas o aviso laranja para chuva horária foi cumprido :p

18.2 mms às 06h e 12.9 às 09h. 45.1mms entre as 05h e as 10h. Também aviso laranja.

O meu primeiro acompanhamento mais ou menos aprofundado da Madeira. Já aprendi algo no que concerne ao efeito da orografia :lol:
 
  • Gosto
Reactions: TekClub


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Olhando transversalmente para o GFS, a próxima frente/linha de instabilidade (depende da classificação) não vai ser por aí além. Movimento muito lento, CAPE mais intenso será pós-frontal (que por cá raramente se traduz em qualquer coisa de jeito) e a própria frente será bastante estreita. O cisalhamento é interessante mas não há mais ingredientes.

Resumo feito. Não há possibilidade de tempo severo portanto o je não tem mais nada para escrever :D

IwGnX4ll.jpg
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e TekClub

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Os swells produzidos pelo Furacão Nicole já se fazem notar na costa Sul do Pico.
Nota-se também que a corrente entre o canal Faial/Pico está bem "corridinha"

Nota-se ao longe a espuma branca.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Na minha modesta opinião, poderão surgir algumas células mais fortes ao sul do grupo central as quais poderão provocar precipitação pontualmente forte e trovoada local, não creio que seja algo muito intenso, pois o SBCAPE e o LI mais favorável será em pós-frontal. Nota para a linha de humidade em altitude (700hpa) que será bastante estreita e supera 80%, à medida que esta atravessa o grupo central perderá consistência e ficando embebida com bolsas de ar mais seco.
Opinião final: pela saída do GFS das 0600, não deverá ser um evento por aí além...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Uma crista anticiclónica impede a progressão da frente para este. O AROME das 12z só será público por volta das 21:30/22h. Mas o das 00z também mostrava aguaceiros localmente intensos. Paralelamente o WRF 12z também mostra um cenário semelhante:

L27yIBGl.png


O acesso ao ECM é, como toda a gente sabe, bastante limitado portanto grande parte do raciocínio continuará obscuro.

Da minha parte, avanço o seguinte...

- A frente/pluma tropical tem um conteúdo bastante elevado de água precipitável (+-40mms);

- Há muita nuvem que disfarça a real extensão da frente quando se vê mediante o satélite. Há nos níveis baixos uma saturação bastante significativa. O perfil do WRF 6z (que será atualizado mais ou menos daqui a +-90 mins) é muito semelhante ao que infiro do GFS 12z (se bem que neste a HR a 925 hPa é um pouco menor):

EK9GAXg.gif


Tenho muitas dúvidas acerca da ocorrência de trovoada (mas se houver o cisalhamento está a rondar os 12.5m/s o que pode permitir algumas com intensidade fraca a moderada). Mas, novamente, não tenho acesso ao ECM e o GFS está longe de ser o melhor modelo. Pelo GFS a chuva que ocorrer deverá ser predominantemente estratiforme e porventura persistente. A orografia do G. Central não é propriamente muito acentuada e não acho que haja instabilidade suficiente para provocar fenómenos locais ao estilo de Setembro do ano passado. Ainda assim, a orografia tem sempre alguma influência.

Se o aviso laranja se vai concretizar ou não, isso só se verá aquando da ocorrência do evento. Mas acho que a situação da Madeira tinha mais fundamentos (no GFS) do que esta.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Vá, no GFS 18 há algum CAPE frontal especialmente a sul do arquipélago. A possibilidade de trovoadas é ligeiramente superior. Novamente, ver-se-á.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores


Para o final do dia de amanhã haverá a passagem de mais uma frente estreita e em geral de fraca intensidade pelo G. Ocidental. O cisalhamento e a helicidade mais significativas serão pós-frontais mas o cisalhamento 0-6km frontal rondará os 17.5 m/s. O SBCAPE estará nos 650 e a PW nos 30mms. A frente em si deverá passar em poucas horas.

A ocorrência de trovoada é de reduzida probabilidade devido à baixa intensidade dos ventos, arrefecimento desfavorável nos primeiros 1.5 kms, baixo CAPE e pouca HR a 500 hPa. Se houver alguma célula que consiga ter intensidade para resistir a isso tudo (incluindo o cisalhamento), trovoadas moderadas a fortes podem ocorrer com chuva localmente intensa.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa