Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2016



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O IPMA na previsão descritiva avisa para a existência de condições favoráveis à ocorrência de trovadas na Madeira. Depois acrescentarei mais a isto.

Eu ia esperar pela saída das 12z mas como o cenário é praticamente o mesmo há dias é pouco provável que vá mudar muito.

Já me deixei das previsões extensas. Só me interessam os fenómenos exóticos.

No caso da Madeira, mais logo deverá passar pelo arquipélago uma frente de reduzida intensidade. Após a passagem da frente é possível que haja a passagem de algumas linhas de instabilidade com ocorrência de trovoada (Domingo). A água precipitável estará quase sempre acima dos 25 mms. Chuva localmente intensa poderá ocorrer mas não parece haver muito perigo associados à ocorrência de chuva estratiforme gravosa. Como é hábito, deverá haver alguma chuva orográfica mas nada por aí além.

A partir de segunda a depressão deverá deslocar-se (ou dividir-se em 2 sendo que o núcleo a norte desaparece) para sul da Madeira. Irá formar-se um pântano depressionário (instabilidade latente) que é o melhor ambiente para se formar trombas d'água de bom tempo (mais óbvio entre 2ª e 4ª). A bolsa de ar frio em altitude contribuirá para um arrefecimento bastante significativo da atmosfera. Trovoada dispersa (e chuva localmente intensa) poderá ocorrer.

Não posso garantir que no arquipélago da Madeira se verá uma tromba porque a instabilidade não está distribuída de forma igualitária e muito menos os fatores locais que darão origem às trovoadas. As condições aparentemente favoráveis a semelhantes eventos, como já escrevi no tópico próprio da previsão, estarão alegadamente presentes desde as Canárias até quase ao continente.

Derivando para a especulação, lá para 4ª/5ª a depressão move-se na direção dos Açores. Não vou opinar sobre isso. Vou sim escrever que isto parece criar condições favoráveis à ocorrência de trovoadas severas perto de Marrocos (CAPE >1500; Cisalhamento >20m/s...). Ver-se-á.

Nota: Corrigi diversos erros na publicação.
 
Última edição:

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Tarde a todos ...

Aqui pela Terceira temos um dia com céu nublado e algumas abertas ... Para além disso aqui na zona de Angra talvez por estar na parte sul da ilha as coisas estão um pouco mais calmas mas claro que já se sente o aumento da intensidade do vento e alguns chuviscos esporádicos mas desagradáveis em conjugação com o vento ... Também está mais frio que em tempos mais recentes e sente-se o Outono no ar ... :) @Windmill obrigado pelos dados que deixaste acerca da ilha Graciosa onde vives já que são geralmente escassas as informações que temos dai ... Seria fantástico ver umas fotos ai da costa norte da Graciosa ... Certamente as ondas e o vento vão bater bem ... Por aqui na Terceira como é hábito deveremos ter animação para a costa Norte mais concretamente pela zona dos Biscoitos ... Relatos dessa zona da ilha é que o vento e as ondas tem estado a crescer progressivamente e em força ...

EDIT (16:19 ) - Começou a chuviscar novamente por aqui ...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Não posso garantir que no arquipélago da Madeira se verá uma tromba porque a instabilidade não está distribuída de forma igualitária e muito menos os fatores locais que darão origem às trovoadas.

Um exemplo entre tantos outros...

kwA5pCf.gif


DZYeZfQ.gif


Seria melhor se a região depressionária interna (os ventos fracos) fosse maior. A redução da HR em altitude também não ajuda. Enfim, é o que há.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Pelo GFS a cota mais baixa do nível de congelamento seria por volta das 12h com uma altitude a rondar 1600 metros. De facto os 0º foram atingidos por volta dessa altitude na Terceira. Contudo, a inversão imediatamente acima acabou com qualquer possibilidade de snow.

UQDxD9Q.gif


Acrescento que na bóia da Graciosa...

r4JIPD4.jpg


... já há ondas de quase 10 metros. Na Terceira rondam os 8.

O cruzeiro que está em PDL (AIDAmar) buzinou há pouco. Vai bazar às 18h e alegadamente vai para Halifax, Canadá. Ainda vai mexer um pouco pelo caminho :D

6T5gs7U.jpg
 

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Bom dia.
O dia amanheceu zangado por estas bandas. Sigo com vento Norte, na casa dos 30 km/h com rajadas por vezes fortes a miitos fortes, já registei uma rajada com 73 km/h. Alguns chuviscos. Temperatura a rondar os 14°.
Bons seguimentos
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bom dia a todos ... por aqui tivemos muito vento e alguma chuva e para além disso ficamos sem electricidade em praticamente toda a ilha pelo que estou a escrever pelos dados moveis :) em relação à ondulação por estar em Angra não estou a sentir a dimensão da coisa mas pela costa norte parece que as ondas estão enormes ... era interessante era saber os dados do @LMCG ... não deve estar a ter mãos a medir perante esta situação algo violenta no que ao vento diz respeito ...
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Rajada máxima registada até agora aqui na Horta pela estação 08506 (IPMA) é de 86,5km e o vento sustentado cerca de 46km/h, valores registados entre as 10 e as 12UTC


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Agora não chove e o mar está relativamente calmo.
Mesmo assim ainda molhei os pés porque fui lá fora tirar esta fotografia de chinelos de verão.
Portanto... aqui temos:

:) O primeiro dano pessoal na Madeira, no temporal do dia 23 de outubro de 2016!!!.. A ponta dos meus dedos! E só não foi pior porque os chinelos tinham tacão... portanto, só os dedos correram o risco de morrerem afogados.:)

DSC01196_zpslzhindky.jpg


PS: Enquanto escrevia começou novamente a chover.