Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Aqui pela Lagoa o tempo nao foi muito diferente do resto da ilha.

Durante a noite e manhã tivemos por aqui céu muito nublado a encoberto com periodos de chuva ou aguaceiros que por vezes foram intensos. A chuva parou por volta das 12h30 e durante a tarde o céu apresentou-se com boas abertas até mesmo pouco nublado.

Tmin - 19,5ºC
Tmax - 25,9ºC

Dados Actuais

Current data for Santa Cruz- Lagoa, São Miguel Açores
terça-feira, 29 de Setembro de 2009 21:38:35

Temperature (°C):
Current 21,5
Trend (per hour) -1,0
Average today 22,1
Wind chill 21,5
Heat index 21,8
Dew Point 17,8
Rel Humidity 80%

Wind (km/h):
Current Gust 0,0 ---
Average Speed 0,0 ---

Rainfall (mm):
Current rate 0,0
Last hour 0,0
Total today 28,8
Total yesterday 0,0
Total this month 91,5


Pressure (hPa):
Current 995,8
Trend (per hour) +0,1
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vocês nos Açores tem é que arranjar estações e colocá-las online que agora acho que não há nenhuma aí :)


Relativamente à situação, desde meados da tarde que não há nenhuma banda nebulosa significativa a afectar o grupo central e oriental, apenas no ocidental. Deverá continuar assim pelo menos mais algumas horas.

11107139.gif
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
boa noite,

estive a ler os posts, e tenho que dizer o que um meterologista (pedro mata) já o disse: "se há local onde é dificil prever o estado do tempo é nos Açores", pois além de ser umas ilhas (altas) numa imensidão de àgua não existem os meios suficientes para puderem prever o tempo em microescala, refiro-me aos radares meterológicos que tanta falta fazem.
com estes equipamentos é certo que os avisos poderiam ser mais eficazes.

contudo, quando é lançado um aviso este não pode ser lançado só para uma ilha ou para uma localidade. Todos nós sabemos que dependendo do relevo da ilha ou da localidade pode ocorrer mais ou menos precipitação. infelizmente, a maioria da população vive nas zonas urbanas e são nessas zonas que normalmente estão instaladas as EM onde posteriormente são analisados os resultados, assim os avisos da protecção civil têm também em atenção este dois factores, penso eu.


na minha opinião o problema das cheias em são miguel é outro, um que está a começar aparecer na Terceira, mas isso dará um outro tópico.

mas como os "coriscos" querem tudo para s. miguel então que fiquem também com as cheias ( tou a brincar, isto é só uma pequena provocação de um terceirense, não levem ao sério)

neste momento o céu apresenta-se pouco nublado, podendo-se observar a lua e as estrelas
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
boa noite,

estive a ler os posts, e tenho que dizer o que um meterologista (pedro mata) já o disse: "se há local onde é dificil prever o estado do tempo é nos Açores", pois além de ser umas ilhas (altas) numa imensidão de àgua não existem os meios suficientes para puderem prever o tempo em microescala, refiro-me aos radares meterológicos que tanta falta fazem.
com estes equipamentos é certo que os avisos poderiam ser mais eficazes.

Subscrevo em absoluto o que disseste. Dentro de uma mesma ilha existem disparidades em termos de precipitação e nos Açores realmente é dificil fazer uma previsão a 100%.

Se houvesse por exemplo pluviómetros na minha freguesia, com certeza que a verdade de precipitação aqui ocorrida, seria desmistificada e o mesmo se aplica a outras localidades das várias ilhas.




contudo, quando é lançado um aviso este não pode ser lançado só para uma ilha ou para uma localidade. Todos nós sabemos que dependendo do relevo da ilha ou da localidade pode ocorrer mais ou menos precipitação.

Isso foi o que eu fartei-me de explicar aqui vezes sem conta!

infelizmente, a maioria da população vive nas zonas urbanas e são nessas zonas que normalmente estão instaladas as EM onde posteriormente são analisados os resultados, assim os avisos da protecção civil têm também em atenção este dois factores, penso eu.

Mas é ai que está o fundo de toda a questão... com muita pena minha :(


na minha opinião o problema das cheias em são miguel é outro, um que está a começar aparecer na Terceira, mas isso dará um outro tópico.


O problema das cheias em São Miguel já vem desde a altura do povoamento. Faz parte da génese da própria ilha... À conta disso muitas vidas foram ceifadas, muitas casas destruídas, muitas vilas destruídas e até cidades....As enxurradas estão impressas na própria história e alma micaelense. São os solos de São Miguel, é o relevo acidentado da ilha, são algumas ribeiras e grotas com excesso de detritos e não só, assim como matas desbravadas que facilitam uma maior permeabilidade dos solos etc etc... São factores e causas inerentes à própria ilha. Por exemplo a Graciosa é a ilha MAIS seca de todo o arquipélago e ainda por cima por ironia é a que está localizada mais a norte e no entanto é uma ilha com solos pouco férteis, de fraca expressão, ribeiras e nascentes não existem, é uma ilha rasa e chã enquanto que Santa Maria a mais meridional do arquipélago é bem mais acidentada,(na sua parte leste), chuvosa, húmida e ventosa do que a Graciosa e quando chove em excesso naquela ilha também existem deslizamentos de terra, logo não é só São Miguel a "querer" ficar com as cheias lool....:) Até porque se pudéssemos escolher daríamos de borla as cheias a outra ilha... ou não! Cada ilha é um mundo à parte.

Cada ilha tem a sua própria individualidade. Não existe uma ilha igual à outra. São todas diferentes fruto do tipo de erupções que as deram origem, e é isso que as distingue umas das outras. Por exemplo para se fomar a actual ilha de São Miguel foram precisos 6 erupções correspondentes aos 6 maciços vulcânicos de São Miguel, para formarem o aspecto que tem hoje a ilha do Arcanjo, e cada erupção teve uma origem diferente. Não foram propriamente todas iguais.. O mesmo calculo com a Terceira e por aí fora... Os Açores são ilhas irmãs mas diferentes na sua génese. E como diz a música e muito bem, "Não há ilha mais bonita...não há ilha mais bonita do que a ilha de São Miguel" ;)


neste momento o céu apresenta-se pouco nublado, podendo-se observar a lua e as estrelas


Aqui o mesmo com uma leve neblina... embora de vez em quando passem nuvens de desenvolvimento vertical mas sem precipitação...se bem que exista uma pequena célula activa mesmo em cima do Ilhéu das Formigas a meio canal entre São Miguel e Santa Maria...
 
Editado por um moderador:

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Funchal
21ºC, humidade 61%, direcção do vento 52º a 4.9m/s pressão atmosferica 1015 aprox.
Deve começar a chover mais lá para as 14H
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Bom dia,
Por agora céu nublado
16,1ºC
80%HR
1013hpa

A Oeste da Madeira parece que se formou uma célula, mas deverá passar ao largo se afectar a ilha

r3wis6uuhpjtt.jpg


A depressão mantem a pressão atmosférica estabilizada nos 1000 hpa

plp7ewfe8h9de.jpg


Boas, não sei se estás a ter dificuldades em utilizar um alojamento para fotos na Internet (por exemplo http://imageshack.us/), é que continuas a utilizar cartas com link directo à fonte. São links de modelos actualizados a cada run, o que torna o histórico de mensagens fora de contexto das imagens apresentadas. Se tiveres alguma dificuldade não hesites em perguntar a algum moderador ou outro membro.:thumbsup:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Bom dia
Neste momento o céu apresenta-se muito nublado e com alguns aguaceiros fracos.

Os aguaceiros fracos parecem já estar a ocorrer em toda a vertente sul, dados do IM:

semttulo1yg.gif


full43a7f2.jpg


E como hoje o tempo está do quadrante Sul, as vertentes norte ficaram com o sol, (habitualmente com o tempo de Nordeste as vertentes norte ficam com precipitação e o sul com sol)

full43ebd1.jpg
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boas pelos vistos parece que a chuva também nc mais chega aí à Madeira...

Aqui o céu apresenta-se encoberto e está prevista chuva ou aguaceiros e trovoada para o inicio da tarde.

Ponta Delgada neste momento regista:

83% Humidade

Pressão de 1005 hPa (A descer)

Temperatura 19º

Vento: 9 km/h / 2.6 m/s SUDOESTE ( se bem que a madrugada passada foi atingida por umas pontuais rajadas de vento fortes do mesmo quadrante)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
bom dia

cerca de 15 mimutos atrás (pelas 11h) começou a chover pela zona oeste da ilha Terceira.

como se pode ver pela imagem de satélite das 10h o centro da depressão agora é que se aproxima dos Açores


rwhmyiwzrwuuh.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.