Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu acho que os alertas estão bem lançados e fazem sentido manter-se durante todo o tempo em que esta depressão estiver estacionada junto do arquipélago dos Açores. O relevo das ilhas e o modo de povoamento são em alguns casos propícios a situações extremas (como foi o caso da freguesia de Rabo de Peixe há alguns anos atrás). E ter uma depressão centrada sobre o arquipélago durante tantos dias não é habitual... :)

Há um tópico sobre a depressão que provocou a tragédia da Ribeira Grande. Nesse tópico está uma animação satélite que eu criei, se forem dar uma olhadela podem ver que o que se passou nesses dias foi bastante ruim pois havia uma banda nebulosa quase permanente sobre o arquipélago ou parte dele. Essas semanas foram complicadas como sabemos, pois passado poucos dias foi a tragédia no sul do continente com a ciclogenese explosiva. E os eventos estiveram em parte relacionados um com o outro.

-> Escorregamento da Ribeira Quente Açores - 31 Outubro 1997


Mais uma vez obrigado pela informação e peço desculpa se feri alguma coisa a alguém. Não era a minha intenção de todo. Por favor não me levem a mal. Foi apenas uma gargalhada entre outras tantas e inofensivas...

Não é preciso pedir desculpa, trata-se apenas de mantermos uma discussão mais elevada que por vezes aqui no fórum resvala-se para a brincadeira (e isto é válido para muitos outros) quando nem há motivo para tal. Assunto encerrado.


Há dois anos houve uma depressão que ficou encaixada entre São Miguel e Santa Maria durante semanas a fio e foi à custa disso que aconteceu o Tornado na vila da Lagoa aqui em São Miguel e que destruiu muitas casas como podem ver aqui nesse vídeo captado por um amador.

Também existe um tópico no fórum sobre esse evento, onde também estão algumas imagens de satélite. Essa depressão andou vários dias com uma zona de forte convecção próxima do centro, e uma banda mais afastada que afectou os Açores. Se não tivesse sido em Dezembro (época tropical encerrada) provavelmente teria sido um Invest do NHC para vigiar uma eventual transição tropical ou subtropical.

-> Tornado em São Miguel Açores - 18 Dezembro 2006


Para os açorianos, se por acaso tiverem mais material para esses tópicos, em especial o da Ribeira Grande, agradece-se.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Boa tarde,
Sigo com 21ºC
78%HR
prec 0,5mm

Na Madeira continua com alguma precipitação a sul e nas zonas montanhosas.

erg.jpg


x7xijyrcx4rhg.jpg
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Exacto nem mais.
Há dois anos houve uma depressão que ficou encaixada entre São Miguel e Santa Maria durante semanas a fio e foi à custa disso que aconteceu o Tornado na vila da Lagoa aqui em São Miguel e que destruiu muitas casas como podem ver aqui nesse vídeo captado por um amador.

http://www.youtube.com/watch?v=dHqUOJFmfBQ

P.S. Rabo de Peixe não é freguesia mas sim Vila :D
PS.2 - Tá a dar bastanta trovoada aqui na zona Oeste de São Miguel hehehehehehe ;) ;) Vou ver se csg tirar umas fotos :)

Peço desculpa pelo off-topic.

E por ser vila? As vilas também são freguesias.
Rabo de Peixe é uma freguesia do concelho da Ribeira Grande, Açores com 16,98 km² de área e 7 407 habitantes ...

Um exemplo aqui de Portugal Continental:
Mafra, é vila, é freguesia e é sede de concelho.
Freguesia não é sinónimo de aldeia.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
E por ser vila? As vilas também são freguesias.





Rabo de Peixe é uma freguesia do concelho da Ribeira Grande, Açores com 16,98 km² de área e 7 407 habitantes ...

Peço desculpa pelo OFFTOPIC:


Corrijo: Rabo de Peixe é uma Vila do Concelho da Cidade da Ribeira Grande desde 2004 e com cerca de 12.000 habitantes. Perdeu o estatuto de freguesia para ser elevada à categoria de Vila. Sou açoriano nascido e criado aqui, logo graças a deus estou bem contextualizado dentro do universo Açores e ainda mais da minha terra ;)

Nos Açores existem 19 concelhos, com um total de 154 freguesias. Em São Miguel existem 6 Concelhos, duas cidades ,8 Vilas ( duas dessas que estão em processo de serem elevadas tb a Cidade) e 59 ou 60 freguesias,(tb já n tenho bem a certeza) fora os lugares que com certeza se chamariam aí no Continente como Aldeias.

No total uma Vila e 24 freguesias constituem o Concelho de Ponta Delgada, também,o maior em área e população de todos 19 concelhos do arquipélago dos Açores e a população deste concelho fica-se aproximadamente nas 65.718 almas.



A Unica freguesia- Vila que podemos chamar assim aqui em São Miguel é a Freguesia dos Arrifes que é a mais extensa, mais densamente povoada a maior dos Açores e uma das maiores de Portugal.

O sinónimo de freguesia nos Açores não é o mesmo que se aplica no Continente. São duas realidades distintas. O que para ti pode ser uma freguesia aqui pode ser uma aldeia, (como vcs dizem aí) ou uma Vila aqui para ti ser freguesia e por aí fora...São conotações diferentes inerentes a uma realidade diferente em que as mesmas estão inseridas. São sinónimos diferentes daqui para aí, devido a uma série de razões que se tornaria muito offtopic estar a postar aqui porque iríamos nos desviar do assunto em questão.

Um exemplo aqui de Portugal Continental:
Mafra, é vila, é freguesia e é sede de concelho.

Pois acredito que seja, mas o mesmo não se aplica a Rabo de Peixe que foi elevada de freguesia a Vila sómente! Não acredites muito na informação do Wikipédia porque ela não é fidedigna porque a todo o momento é alterada a informação.
Freguesia não é sinónimo de aldeia.

E muito menos não obrigatoriamente de Vila.

Mudando de assunto:


Neste momento já choveu consideravelmente na banda oeste de São Miguel. Por agora o céu mantêm-se a alternar com períodos de muito nublado a encoberto. A instabilidade mantêm-se.

Pressão:1003 hPa
Humidade: 83%
Temperatura: 22 °C

Alguém por favor consegue os últimos dados da precipitação ocorrida nas ultiumas horas em Angra e Ponta Delgada?

Agradeço desde já! ;)
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Estreito da Calheta um total de 18,8mm[/URL]
Na última hora registou-se 5,6mm no Areeiro.

Sigo com 18,7ºC
93%HR
1015hpa



aeronetazores2009273ter.jpg

Bem.. fico contente por ver que já choveu consideravelmente tb aí na Madeira :p. Depois de um período estival longo essa chuva é uma benção dos céus. Com certeza deve de ter sido a frente que deixou aqui na madrugada de terça-feira os tais 17mm :)
Quais as previsões para a Madeira nestes próximos dias? Digo, haverá tb instabilidade como nos Açores?

Nessa imagem vejo bem várias bandas nebulosas e muitas células que irão afectar ( já estão a afectar ) os Açores.

Alguém pode me informar com alguma precisão se essa depressão dos Açores terá tendência em permanecer por aqui ou ela irá se deslocar mais para sueste dos Açores vindo a afectar tb a Madeira?

Há possibilidades para eventuais Tornados aqui nas ilhas como o de há dois anos na Lagoa?
Alguém mais dentro dessa matéria por favor que me informe.
Muito obrigado!
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Chove a potes neste momento na zona oeste de São Miguel. Chuva mesmo forte com pingos de água bastante grossos e uma tremenda tempestade eléctrica aqui na minha zona. São raios seguidos atrás dos outros mas é interessante que quanto mais se caminha para oriente (Ponta Delgada) o céu está pouco nublado, logo penso que é uma tempestade isolada no contexto da ilha.


Só vos digo uma coisa, é um espectáculo lindo de se ver à noite :w00t::w00t::w00t:

Já agora se houver aqui alguém de Ponta Delgada ou da banda mais a leste da ilha que poste aqui como é que está o tempo para esses lados.

P.S. Se eu deixar de postar instantâneamente aqui é porque com certeza ficarei sem electricidade devido aos raios :( Esperemos q n aconteça...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,936
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
off-topic:

Uma freguesia tanto pode ser uma aldeia, uma vila ou mesmo uma cidade.
As freguesias não perdem o estatuto de freguesia quando passam a vila pois continuam com o estatuto administrativo de freguesia - tanto é assim como continuam a ter uma junta de freguesia (até nas cidades tem). Mais que isso apenas a câmara municipal - e até no local da câmara há sempre uma freguesia associada.

Parabéns pela chuva e pela emoção que teem por aí:thumbsup:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
off-topic:

Uma freguesia tanto pode ser uma aldeia, uma vila ou mesmo uma cidade.
As freguesias não perdem o estatuto de freguesia quando passam a vila pois continuam com o estatuto administrativo de freguesia - tanto é assim como continuam a ter uma junta de freguesia (até nas cidades tem). Mais que isso apenas a câmara municipal - e até no local da câmara há sempre uma freguesia associada.

Parabéns pela chuva e pela emoção que teem por aí:thumbsup:

Mas uma vila não tem que ser uma sede de freguesia. Por exemplo, a vila do Caramulo pertence à freguesia de Guardão;).
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
fiquei com uma baixa de luz.
Neste momento já não chove tanto como há pouco mas ainda está a relampar bastante...penso que isso é para toda a noite.

O boletim meteorológico há pouco na RTP-Açores indicava os tais alertas para todas as ilhas, e forte instabilidade até sábado. Na carta de superfície válida para as 12horas de amanhã, pude ver que o núcleo da depressão estava muito perto das ilhas e pelo que tenho andado a informar-me esse sistema depressionário pelos vistos não vai sair daqui tão cedo.

Alguém sabe as condições para Tornados com sistemas estacionários dessa natureza?


O vento neste momento está de Sul/Sudeste
Humidade 88%
Pressão: 1003 hPa
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Está novamente a chover torrencial e o vento sopra bastante... Chuva fortíssima...

ppl daí de baixo da cidade onde é q vcs andam? lool :)

Devo de estar daqui a pc outra vez sem electricidade devido aos raios.. shit!!! :disgust::disgust:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.