Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2012

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boas tardes

Ora bem de momento o céu está forrado de nuvens escuras e muito nevoeiro a altitudes médias.
Já choveu qualquer coisa durante a noite. De manhã caíu mesmo um aguaceiro. O vento sopra com rajadas de Leste, e daqui a pouco avizinha-se chuva forte pelo GFS e ECM.
Muito estranho não haver alertas ou avisos de mau tempo também para o grupo oriental quando a previsão neste grupo é de precipitação forte e vento também forte já para esta tarde :huh:
Por exemplo, ontem à noite choveu forte e no entanto não houve nenhum alerta para este grupo. Ahhhh já sei! Os avisos e os alertas só costumam ir pró ar depois da tempestade passar :lmao: típico :D
Enfim, de qualquer forma o NHC já referiu ontem que as 9 ilhas dos Açores já se encontravam, sob condições de tempestade tropical, mas o IM português é que ainda não deve ter recebido a informação certamente :D

Saudações açorianas!

Edit: começou a cair um aguaceiro agora :rain:
 


Mirandela

Cirrus
Registo
25 Dez 2009
Mensagens
14
Local
vale de martinho,Mirandela
Tempo na Madeira de sexta 21 a Seg 24

Boa tarde
Estou aqui a postar esta mensagem por que vou uns dias a madeira de ferias e gostaria de saber o tempo que vou apanhar.
Pelo que vi no site meteo , parece que a partir de amanha a tarde da aguaceiros para o funchal.Queria saber se, se confirma esse tempo ou ha possibilidade de estar bom tempo não estar assim tão mau.
Se alguém aqui que entenda do assunto puder fazer uma avaliação do tempo nos próximos dias na Madeira, agradecia.
Obrigado:)
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Re: Tempo na Madeira de sexta 21 a Seg 24

Boa tarde
Estou aqui a postar esta mensagem por que vou uns dias a madeira de ferias e gostaria de saber o tempo que vou apanhar.
Pelo que vi no site meteo , parece que a partir de amanha a tarde da aguaceiros para o funchal.Queria saber se, se confirma esse tempo ou ha possibilidade de estar bom tempo não estar assim tão mau.
Se alguém aqui que entenda do assunto puder fazer uma avaliação do tempo nos próximos dias na Madeira, agradecia.
Obrigado:)

Estará instável com alguns aguaceiros, é durante estes dias estará assim. Não sabemos ainda se o NADINE passará perto ou longe lá para daqui a uma semana.
Para já o que está previsto até terça nem é motivo para aviso amarelo.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
000
WTNT34 KNHC 201139
TCPAT4

BULLETIN
TROPICAL STORM NADINE INTERMEDIATE ADVISORY NUMBER 36A
NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL142012
800 AM AST THU SEP 20 2012

...NADINE CONTINUES MOVING EAST-SOUTHEASTWARD...


SUMMARY OF 800 AM AST...1200 UTC...INFORMATION
----------------------------------------------
LOCATION...36.4N 29.8W
ABOUT 160 MI...260 KM SSW OF PICO IN THE AZORES
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...50 MPH...85 KM/H
PRESENT MOVEMENT...ESE OR 120 DEGREES AT 10 MPH...17 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...981 MB...28.97 INCHES


WATCHES AND WARNINGS
--------------------
CHANGES WITH THIS ADVISORY...

NONE.

SUMMARY OF WATCHES AND WARNINGS IN EFFECT...

A TROPICAL STORM WARNING IS IN EFFECT FOR...
* THE AZORES ISLANDS OF FLORES...CORVO...FAIAL...PICO...SAO JORGE...
GRACIOSA...TERCEIRA...SAO MIGUEL...AND SANTA MARIA


FOR STORM INFORMATION SPECIFIC TO YOUR AREA...PLEASE MONITOR
PRODUCTS ISSUED BY YOUR NATIONAL METEOROLOGICAL SERVICE.


DISCUSSION AND 48-HOUR OUTLOOK
------------------------------
AT 800 AM AST...1200 UTC...THE CENTER OF TROPICAL STORM NADINE WAS
LOCATED NEAR LATITUDE 36.4 NORTH...LONGITUDE 29.8 WEST. NADINE IS
NOW MOVING TOWARD THE EAST-SOUTHEAST NEAR 10 MPH...17 KM/H. A TURN
TOWARD THE SOUTHEAST SHOULD BEGIN LATER TONIGHT OR FRIDAY.

MAXIMUM SUSTAINED WINDS REMAIN NEAR 50 MPH...85 KM/H...WITH HIGHER
GUSTS. LITTLE CHANGE IN STRENGTH IS FORECAST DURING THE NEXT 48
HOURS...BUT NADINE COULD BECOME A POST-TROPICAL CYCLONE IN A DAY OR
TWO.

TROPICAL STORM FORCE WINDS EXTEND OUTWARD UP TO 275 MILES...445 KM
FROM THE CENTER.

THE MINIMUM CENTRAL PRESSURE MEASURED BY A DROPSONDE LAUNCHED BY THE
NASA GLOBAL HAWK AIRCRAFT WAS 981 MB...28.97 INCHES.


HAZARDS AFFECTING LAND
----------------------
WIND...TROPICAL STORM OR GALE CONDITIONS ARE EXPECTED WITHIN
PORTIONS OF THE TROPICAL STORM WARNING AREA TODAY.

SURF...SWELLS GENERATED BY NADINE WILL AFFECT THE AZORES DURING THE
NEXT FEW DAYS. THESE SWELLS ARE LIKELY TO CAUSE LIFE-THREATENING
SURF AND RIP CURRENT CONDITIONS. PLEASE CONSULT PRODUCTS FROM YOUR
LOCAL WEATHER OFFICE.


NEXT ADVISORY
-------------
NEXT COMPLETE ADVISORY...1100 AM AST.

$$
FORECASTER PASCH

Aqui na minha zona são 13:25 da tarde, mas parece ser 18.H devido ao negrume do céu. Ela vai cair grossa :rain:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Informação Especial:

Informação especial
Comunicado válido entre 2012-09-20 09:41:00 e 2012-09-21 09:41:00
Assunto: Aviso de Tempestade Tropical: Nadine
Às 09h TUC de hoje (quinta-feira 20 de setembro), o centro da tempestade tropical Nadine encontrava-se a cerca de 257 km a sueste da ilha do Faial, deslocando-se para este-sueste a cerca de 15 km/h. Prevê-se que às 21h de hoje esteja localizado aproximadamente a cerca de 225 km a sueste da ilha de S. Miguel.
Assim, prevê-se a manutenção das condições meteorológicas de tempestade tropical pelo menos nas próximas 21 horas, com ventos até 75 km/h, rajadas até 95 km/h, precipitação forte e ondas entre 7 e 8 metros para as ilhas dos Grupos Central e Oriental.

Edit: "pegou" a chover de novo.
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Re: Tempo na Madeira de sexta 21 a Seg 24

Boa tarde
Estou aqui a postar esta mensagem por que vou uns dias a madeira de ferias e gostaria de saber o tempo que vou apanhar.
Pelo que vi no site meteo , parece que a partir de amanha a tarde da aguaceiros para o funchal.Queria saber se, se confirma esse tempo ou ha possibilidade de estar bom tempo não estar assim tão mau.
Se alguém aqui que entenda do assunto puder fazer uma avaliação do tempo nos próximos dias na Madeira, agradecia.
Obrigado:)

Bem mas essa coisa de chover na madeira é algo relativo...muitas vezes está a chover torrencialmente cá na camacha e no funchal está um sol muito quente ...ou mesmo as vezes no sul ta chuva e no norte ta um lindo dia de sol...portanto mesmo que venhas para ca com chuva irás apanhar bom tempo nalgum lado nem que seja no pico do areeiro heheheh
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa Tarde.
Em angra do Heroísmo, pequenos pingos, nada do previsto, vamos aguardar para o princípio da noite.

Boa tarde e bem vindo faroeste!

Aqui pelo grupo oriental está o mesmo que na Terceira. Espanta-me é vocês estarem há horas em alerta laranja para a chuva quando por cá está exactamente a mesma coisa e só há pouco é que entrou em vigor o alerta para o oriental, de verde para amarelo.

Mas como é previsível, (claro) para a noite também irão elevar alerta laranja para o oriental ao nivel da trovoada e da chuva tal como o central, ou não.
Acho que os alertas para o central foram emitidos muito antecipadamente, e falando com amigos de S. Jorge e Graciosa, os mesmos disseram me que ainda não choveu forte hoje como estavam a prever... sendo assim penso que não se justificava o laranja naquele grupo desde ontem, porque foi cedo demais, além disso as flores e o corvo mereciam a meu ver um alerta amarelo para a ondulação e quem vai ao mapa fica com a noção que está tudo ok nas ilhas ocidentais (coisa que duvido)

Saudações :thumbsup:

Edit: ops já actualizaram! As minhas desculpas! Isto anda tudo baralhado...corrijo a minha dúvida. Já puseram alerta amarelo para as flores e corvo e acho muito bem que sim :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A EMA do Pico (aeródromo) entre as 8h e as 14h acumulou para cima de 41mm, o que, segundo os critérios de emissão, justificam o aviso laranja.

semttulo4u.png
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
A EMA do Pico (aeródromo) entre as 8h e as 14h acumulou para cima de 41mm, o que, segundo os critérios de emissão, justificam o aviso laranja.

semttulo4u.png

Das 8h às 14 h? Ok.
E ontem? Como explicar as ilhas centrais terem estado ontem em laranja?
Ainda hoje ao falar com amigos da Graciosa foi me dito que o tempo naquela ilha está tal e qual como no grupo oriental e chuva forte como tinham previsto, por lá ainda não se fez sentir. É muito estranho.

Outro pormenor, ontem as ilhas centrais já estavam antecipadamente em alerta laranja e só hoje é que o grupo oriental recebeu um alerta amarelo há coisa de 1 h ou 2 h atrás. Ontem à noite em S. Miguel choveu forte e o vento soprou igualmente com alguma intensidade durante a noite, contrariando por demais as previsões que só davam precipitação forte para as ilhas orientais para o dia de hoje, e no entanto a as ilhas orientais continuaram com sinal verde. Curiosamente hoje da tarde também já caíram aguaceiros fortes mas rápidos. Flores e Corvo também à coisa de 1 h ou 2 h atrás estavam sem qualquer nenhum tipo de alerta e só há pouco é que ficaram com amarelo também para agitação marítima.

Uma questão, durante quanto tempo é que os alertas e avisos de mau tempo são elevados primeiramente antes de chegar a tempestade ou as tempestades? É que se for como estou pensando é fazer então as contas e ver que os alertas de ontem foram botados um pouco cedo demais em algumas ilhas e tarde demais noutras.

Saudações açorianas :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Das 8h às 14 h? Ok.
E ontem? Como explicar as ilhas centrais terem estado ontem em laranja?
Ainda hoje ao falar com amigos da Graciosa foi me dito que o tempo naquela ilha está tal e qual como no grupo oriental e chuva forte como tinham previsto, por lá ainda não se fez sentir. É muito estranho.

Ontem a Graciosa (aeródromo) teve um acumulado de 39,7mm.
Pico (aeródromo) 38,5mm.
Ponta Delgada (aeroporto) apenas 4,8mm.

Não há dados diários das Flores, mas há o gráfico horário:
semttulo2rp.png


E há ainda as fotos de Angra do Heroísmo, ilha Terceira.