Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2012



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A chuva deixou de ser tão intensa em S.Lourenço e generalizou-se pelo resto da ilha.

semttulo5lb.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Atenção ás proximas 12h...temos modelos a identificar uma pequena depressão em formação sobre a Madeira que se deslocaria para o Golfo de Cadiz.

Os perfis de vento diagnosticam bastante shear, e á superficie há um aumento da convergencia enquanto a frente toma uma aparencia mais ondulada que geralmente favorece a convergencia em pontos especificos e o disparo convectivo sobre esses mesmos pontos.

As precipitações poderão ocasionalmente superar os 50-70mm/3h.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Cor barrenta do Mar é devido a obras na foz das Ribeira de Santa Luzia e de João Gomes...
303729_363865750354775_1555596081_n.jpg

Espero que seja no sentido de desobstrução das ribeiras. :)

Entretanto o acumulado de precipitação ontem ainda foi significativo nas vertentes sul:

semttulo7mj.png



Um vídeo de um local onde a chuva foi mais intensa:

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=paMqrIv6-CY"]MOV 1332 - YouTube[/ame]


Atenção que o vídeo é referente à precipitação ocorrida ontem, dia 25.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Atenção ás proximas 12h...temos modelos a identificar uma pequena depressão em formação sobre a Madeira que se deslocaria para o Golfo de Cadiz.

Os perfis de vento diagnosticam bastante shear, e á superficie há um aumento da convergencia enquanto a frente toma uma aparencia mais ondulada que geralmente favorece a convergencia em pontos especificos e o disparo convectivo sobre esses mesmos pontos.

As precipitações poderão ocasionalmente superar os 50-70mm/3h.

Mais uma vez obrigado pela informação.;)

Temp atual: 23,2ºC
Hr: 94%
Precipitação acumulada 16,4mm

Atualmente parou de chover e o sol tenta espreitar mas sem sucesso...

Estou a reparar que o vento esta rodando para SW aos poucos...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Mais uma vez obrigado pela informação.;)

Temp atual: 23,2ºC
Hr: 94%
Precipitação acumulada 16,4mm

Atualmente parou de chover e o sol tenta espreitar mas sem sucesso...

Estou a reparar que o vento esta rodando para SW aos poucos...

Vento SW é interessante...começa a haver um acentuar da convergencia sobre a frente e uma descida da pressão, que faz os ventos começarem a adquirir rotação aos poucos.

A Oeste da ilha há umas células que parecem já mais organizadas e interessantes....
Atenção a estas pois poderão trazar periodos de precipitação intensa e concentrada.

Como estão as ribeiras e os solos? há noticias de alguma coisa ou está tudo tranquilo ainda?

Sigam as imagens de satelite aqui:

sat24.com/en/ce

Uma sugestão, usem o satelite visivel para ter uma ideia precisa da localização das células e do regime de ventos á superficie, e o infravermelho para detectar as celulas mais intensas, pois são as que aparecem mais brancas e brilhantes.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Vento SW é interessante...começa a haver um acentuar da convergencia sobre a frente e uma descida da pressão, que faz os ventos começarem a adquirir rotação aos poucos.

A Oeste da ilha há umas células que parecem já mais organizadas e interessantes....
Atenção a estas pois poderão trazar periodos de precipitação intensa e concentrada.

Como estão as ribeiras e os solos? há noticias de alguma coisa ou está tudo tranquilo ainda?

Sigam as imagens de satelite aqui:

sat24.com/en/ce

Uma sugestão, usem o satelite visivel para ter uma ideia precisa da localização das células e do regime de ventos á superficie, e o infravermelho para detectar as celulas mais intensas, pois são as que aparecem mais brancas e brilhantes.

Existe noticias de algumas derrocadas a leste da ilha, mas de pequenas dimensões, os cursos de águas estão fluindo bem, esta pequena pausa ajuda escoar... os solos parece que ainda conseguem aguentar... vamos ver a próximas horas com essas células que se estão organizar a oeste da ilha e que estão a 100-50km de distância...
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Bem aqui chove pouco...mas o pouco para mim pode ser considerado moderado numa escala normal... temos andado a reflorestar a minha zona com árvores da madeira e minha vizinha disse que por baixo a terra ta seca... portanto nosso solos estão prontos para aguentar umas boas chuvas... a erva ja começa a aparecer em maior quantidade para segurar...continua a chuva gostava de ver precipitaçao intensa por ca...visto que ja estamos habituados nao traria grandes problemas...

Sigo com humidade a 88% e temperatura a 19,1ºC sigo tambem com chuva e nevoeiro

Colegas dos açores como esta o tempo por ai?
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Bem aqui chove pouco...mas o pouco para mim pode ser considerado moderado numa escala normal... temos andado a reflorestar a minha zona com árvores da madeira e minha vizinha disse que por baixo a terra ta seca... portanto nosso solos estão prontos para aguentar umas boas chuvas... a erva ja começa a aparecer em maior quantidade para segurar...continua a chuva gostava de ver precipitaçao intensa por ca...visto que ja estamos habituados nao traria grandes problemas...

Penso que até ao final do dia deverá haver mais precipitação.