Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2012

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Mais 43mm em S.Lourenço e 37,5mm em Santana!

dasfga.png


S.Lourenço segue com 88,2mm em duas horas! :shocking:



O IM ja atualizou para alerta laranja!
 


alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
espero bem que sejam rapidas..o IM disse que seria até as 15h maiso ou menos pois esta situaçao de chuva intensa em alguns lugares antecipou-se

Foram células que entram pelo norte da ilha mas junto ao litoral e adentraram pela ponta de São Lourenço por isso causaram estas precipitações, devido que as mesmas ni sequer tocaram o maciço central se fosse uns 5km mar adentro ni choveria nesses locais. Por isso é muito difícil prever a intensidade, locais e mesmo as horas exatas que aconteceram ditos fenómenos.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A cota de nuvens baixou para os 400-450 mts de alt. e são nuvens bem densas.

Niveis de ocndensação baixos, pontos de orvalho muito altos ( >20/22ºC) são uma informação que o IM deveria de modo mais inteigente pois numa situação destas, qualquer celula daquelas a oeste pode precipitar muita muita agua, e mesmo só o efeito orografico da Ilha pode dar origem a precipitação moderada a forte e continuada especialmente nos pontos altos.

Bem...a situação de instabilidade deverá durar até amanhã ao meio do dia/inicio da tarde..portanto..24/36h a partir de agora.

Teremos uma short wave a entrar pelo oeste/NW da RAM ( um cavado mais pequeno, dai o "short"), que vai continuar a desestabilisar a região frontal que se estende desde a Nadine até Marrocos.
É de esperar que começe a surgir convecção mais forte e que começe a evoluir num sentido mais SW/NE afectando tambem as vertentes sul.