Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2013

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por CptRena 1 Set 2013 às 03:30.

1. Cluster

Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Set 2012
    Local:
    Lisboa
    É uma forma de se controlar as pescas e caças ilegais e manter a reserva intacta. Quando isto aconteceu só existiam 6 Lobos Marinhos, hoje em dia já são uma família de 40 (ou assim li) e de vez em quando vêm visitar locais na ilha da Madeira=P. Só existem cerca de 500 no mundo.

2. Mininoss

Mininoss
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    7 Set 2013
    Local:
    Ponta Delgada
    Nem sempre a gente consegue ver Santa Maria de S. Miguel. O ano passado só me lembro de ter visto 2 vezes.
    Mesmo quando está poucas nuvens nem sempre se vê Santa Maria e estas fotos estão bem melhores, principalmente a Terceira vista mais próxima.

3. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Terceira e Santa Maria conseguem ver com mais facilidade e melhor S. Miguel do que o contrário, porque quanto maior for uma ilha, mais fácil é de ser vista ;)

Uma ilha com uma superfície de 746,82 km2, é quase impossível não ser vista de longe.... estranha-me é o facto de S. Miguel só ter sido avistado 10 anos depois de Santa Maria ter sido (re)descoberta... Há quem diga que a ilha estava sempre envolta por fortes e densos nevoeiros, e outros que as altitudes de Santa Maria como eram mais baixas, não davam para ver S. Miguel ao longe....vá-se lá saber.... o que é facto é que nem sempre se consegue ver Santa Maria porque é uma ilha pequena, já eles dos Anjos e das Feteiras em Santa Maria, vêem e muito bem S. Miguel ao longe.

Da Terceira apesar de ser menos frequente devido aos nevoeiros do mar, volta e meia também consegue ver S. Miguel.

São Miguel visto de Santa Maria:

https://www.facebook.com/lucianadesign/media_set?set=a.97615600830.122115.635685830&type=3

São Miguel visto da Terceira:

4. fablept

fablept
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Nov 2008
    Local:
    Ponta Delgada - Açores
    O que ajuda muito a ver ilhas mais distantes é a altitude que te encontras, por isso é que se consegue ver muito melhor a Terceira a partir de S.Miguel no alto das Sete Cidades (não me recordo do nome do miradouro).

À cerca de duas semanas consegui ver pela primeira vez luzes em Santa Maria, mas estava numa lomba na Povoação.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Olha que isso às vezes também depende.

Já subi várias vezes ao Pico Alto em Santa Maria e nunca consegui ver S. Miguel estendido ao longe.

Mas nas Flores na zona da freguesia de Ponta Delgada, consegue-se ver e bem o Corvo ao longe, e Ponta Delgada das Flores é uma zona bastante baixa.

Se a Terceira tivesse o tamanho do Corvo na posição em que se encontra, duvido, mas duvido mesmo que se conseguisse vê-la do miradouro da Vista do Rei nas Sete Cidades, ou então dos lados do miradouro da Lagoa do Canário...

A área territorial de uma ilha, bem como a sua altitude, são também muito importantes na visualização das mesmas.

6. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Parece que ainda não é desta que vamos ter chuva...

Já começam alguns a rezar a pedir por chuva lol.

isso está lindo sem uma unica pinga de chuva..sim porque agora parece que o anticiclone vai dar de novo mais um "pontapé" no que poderia ser nesta altura uma benção divina para os Açores...

Enfim... com tanta tecnologia junta que já podem parar tempestades, e ainda n inventaram nada para mandar as altas pressões bem pra longe.. que fartote senhor do céu.. :angry:

7. Hawk

Hawk
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Nov 2006
    Local:
    Funchal
    Não queredo fugir ao tópico mas só para esclarecer esta questão, a tarântula das Desertas, à semalhança de outras tarântulas, é venenosa. Apesar de uma mordidela poder ser bastante advsersa e dolorsa, não será suficiente para matar um adulto saudável. Estas aranhas são também pouco agressivas e reactivas. Lembro-me de ver uma reportagem em que um dos habitantes do Parque Natural tinha uma na mão e esta praticamente não reagia.

Podem atingir o tamanho de uma mão de um adulto, o que para mim é suficiente para mantê-las à distância, sejam perigosas ou não... :)

8. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Dispenso uma ida às Desertas :lol:

Se são canibais então devem estar protegidas, já que só se alimentam umas das outras. Como é que foram parar às Desertas? Foram introduzidas acidentalmente ou vieram de outras paragens?

Encontrei uma foto de uma no Google. Prefiro manter esse bicho bem distante de mim

9. Hawk

Hawk
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    26 Nov 2006
    Local:
    Funchal

A introdução acidental é altamente improvável, já que as Desertas não eram habitualmente ponto de refúgio (e muito menos desembarque) nas viagens marítimas. Uma das hipóteses é que alguns exemplares tenham vindo alojadas em troncos ou outrps resíduos naturais arrastados pelas correntes desde o norte de África. Mas é uma mera suposição. Mesmo visitando as Desertas é altamente improvável deparar-se com uma amiga destas, a não ser que andemos deliberadamente à procura de uma.

10. Afgdr

Afgdr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Set 2011
    Local:
    Lagoa - São Miguel, Açores
    Este anticiclone não quer mesmo sair da zona dos Açores. Tudo o que é demais enjoa. Não sei aonde vamos parar. :(

A run das 12z do GFS já não modela a tempestade tropical e isto devido ao que já sabemos, o AA.

Enfim... Já começo a perder as esperanças. Vamos ver o que as novas saídas indicam para os próximos dias.

11. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Provavelmente então devem ter alguma afinidade com espécies africanas visto a proximidade do arquipélago com o continente africano.
    Resta é saber se também existem nas Canárias ou nas Selvagens...

Acampar nas Desertas seria a última coisa que eu faria em dias de minha vida, lol

12. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    As coisas estão muito graves Afgdr.

Já é altura para irmos nos preparando a racionalizar água.

A questão na Graciosa está muito, mas mesmo muito grave... e chuva nem tão cedo...:(

13. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Esta ultima saida do GFS foi mesmo fantástica oh yeah!

Arrasou com a chuva toda. Maravilha, vamos SECAR....agora é que vamos ser noticia .. pela pior maneira :D

14. Mininoss

Mininoss
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    7 Set 2013
    Local:
    Ponta Delgada
    Azor faço das tuas palavras as minhas. Nunca me lembro de um verão tão seco como este ano nos Açores e tenho 34 anos.
    Quando estive há 2 semanas aí na terrinha, até quase que chorei quando vi as ilhas tão secas vistas do avião. Até pensava que estava sobrevoando a Madeira ou as Canárias.
    O que é feito do nosso verde persistente do arquipélago? Uma turista holandesa que vinha também comigo no avião até disse: "Oh my God what happened with the green islands???? "
    Já apanhei verões secos, mas caramba chovia sempre nas montanhas, mas dessa vez NADA!
    Vi as noticias da RTP Açores aí. A Graciosa estava com problemas de água e os lavradores até já andam apanhar canas para dar de comer ao gado e os fardos de erva para o inverno já os estão a usar para alimento. Terrível.
    Já houve secas nos Açores mas n tão graves como essa que eu me lembre. Também ouvi dizer que ja morreram animais por falta de comida e de água.
    Quando é que isto vai mudar?
    As coisas estão muito graves nos Açores por aquilo que meus irmãos e meus pais me dizem e só espero que chova rapidamente porque nós açorianos não estamos habituados a este tipo de tempo.

15. jonhfx

jonhfx
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    26 Set 2008
    Local:
    Madeira-Calheta
    Off topic:

Fonte: http://goo.gl/woDguO

Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página