Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2013

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por CptRena 1 Set 2013 às 03:30.

  1. Hawk

    Hawk
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    26 Nov 2006
    Mensagens:
    1,476
    Local:
    Funchal
    Antes de mais, gostaria de demonstrar a minha solidariedade com o povo açoriano neste momento complicado. Tenho a certeza que antes do final do mês haverá um "reequilíbrio meterorológico". Até lá, que também sirva para os nossos governantes repensarem as estratégias e terem um plano B, para nos adaptarmos a estas mudanças.

    Por outro lado, queria desmistificar a ideia que existe que a Madeira é uma ilha seca. Convém relembrar que 75% da área da Madeira é área florestal, mais de 50% é área efectivamente florestada e a floresta Laurissillva ocupa 20% do território (nos Açores, a sua presença é muito residual). Nada comparável com a maioria das ilhas Canárias. Efectivamente, a Madeira é uma ilha verde. De resto, foi assim que lhe foi dada o seu nome :)
     
  2. Hugois

    Hugois
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    17 Abr 2012
    Mensagens:
    150
    Local:
    Camacha - Madeira (500/600m)
    Quanto à questão de ver as Deserta,por exemplo de cá de onde vivo fico exatamente de frente para as ilhas e vejo bastante bem, presumo que em 70% do ano seja possível ver as Desertas, só em dias de muito calor em que existe nebina no mar ou de inverno enquanto chove não se avistam as Desertas. Porto Santo não é muito fácil de ver, mas um olhar atento deteta-o bem, também nunca o vi nas perfeitas condições climatéricas, sei que de noite se observa minimamente bem devido às luzes na vila do Porto Santo. Aproveito para informar também que me vou mudar por uns tempos para setúbal para me licenciar mas espero ver sempre notícias de cá da nossa ilha e das nossas vizinhas (ilhas dos Açores ).
     
  3. Afgdr

    Afgdr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    28 Set 2011
    Mensagens:
    1,834
    Local:
    Lagoa - São Miguel, Açores
    Boa noite!

    Sigo com céu muito nublado e vento bonançoso de Nordeste.

    Hoje foi um dia de céu com alguma/muita nebulosidade e boas abertas.


    Hugois, boa sorte e muito sucesso. :thumbsup:



    Continuação de uma boa segunda-feira.
     
  4. Mininoss

    Mininoss
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    7 Set 2013
    Mensagens:
    6
    Local:
    Ponta Delgada
    Sim, eu sei. Não quis dizer que a Madeira não era verde, mas o tom de verde da Madeira é diferente do verde açoriano e não estava a falar da Laurissilva, até porque não é ela que cobre a área toda da Madeira.
    Estava a falar antes da floresta e dos bosques que são vistos de avião e a cor que se perdeu foi efectivamente dos pastos e cerrados porque as montanhas, essas claro continuam ainda verdes.
    Mas falando propriamente da Laurissilva, nos Açores ela não é assim tão residual quanto isso.
    O clima dos Açores, temperado húmido ou muito húmido, permite às florestas açorianas terem um aspecto e complexidade muito semelhantes às florestas tropicais: múltiplos estratos, riqueza em epífitos, trepadeiras e árvores de folhas largas. Estas árvores são perenifólias de aspecto frondoso, verdejante e húmido
    A fisiologia das espécies que compõem as florestas de laurissilva não permite suportar frio excessivo nem a falta de água.
    Nos Açores existe uma forte componente de oceanicidade ditada pelo distanciamento em relação ao território continental, fazendo com que a vegetação assuma características da tropicalidade.
    Nos Açores, como existe um domínio de massas de ar húmidas que vêm de diferentes direcções, mas as condições de precipitação e humidade para estas florestas ocorrem desde a costa, mesmo a Sul, excepto na ilha de Santa Maria. As florestas de laurissilva iniciam-se potencialmente na costa, onde se encontram espécies como a faia - a espécie de carácter mais termófito das ilhas e o pau-branco (Picconia azorica). O seu limite encontra-se assim no tecto de nuvens quase permanente das zonas montanhosas, onde se estão presentes as durissilvas húmidas de Juniperus brevifolia e bosques de cedro adaptadas às condições de frio extremo e encharcamento.
    Mas á parte da Laurissilva as ilhas dos Açores têm um outro tipo de Floresta, a que foi introduzida, tal como na Madeira.
    Nos Açores não existe ocupação humana nas áreas mais montanhosas, à excepção da exploração agrícola que também ela está inserida em espaços mais ou menos florestais.
    Estão classificados nos Açores sítios também de importância comunitária e 15 zonas de protecção especial. As ilhas Graciosa, das Flores e do Corvo foram classificadas pela UNESCO como Reserva da Biosfera.
     
  5. Azor

    Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Out 2011
    Mensagens:
    1,477
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)

    Não esquecer também a grande mancha da Floresta Laurissilva existente na zona oriental de S. Miguel, casa e habitat da unica ave endémica do mundo, o Priôlo ;)
     
  6. Cluster

    Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Set 2012
    Mensagens:
    418
    Local:
    Lisboa
    "Bisbis reconhecido como espécie endémica da Madeira
    Primeiros dados da população única no Mundo conhecidos por estudo da SPEA
    2009-07-27"

    A Madeira também tem uma espécie de ave endémica :D mais uma semelhança com os arquipélagos; )

    Em relação à laurisilva sei que existe nas Canárias, Açores e Madeira, mas que a maior quantidade se encontra na Madeira (não sei se a comparação é como arquipélago ou ilhas individuais) e tornou-se património mundial na ilha.

    A Madeira é muito resistente a temperaturas bastante baixas (extremos pontuais de temperaturas mínimas), mantendo-se mais quente que extremos frios de climas como os da Florida, predominantemente mais quentes. Como no inverno quase todos os dias se têm temperaturas máximas de 20 ou mais (na costa sul) e temperaturas mínimas relativamente amenas é possivel o crescimento de coqueiros (por exemplo), que não crescem em mais nenhum sitio da Europa à excepção das Canárias (e para todos os efeitos a Madeira/Canárias já estão em Africa:p ). Já houve laurisilva no continente mas na ultima era glaciar só resistiu nas ilhas da macaronésia (se bem me lembro do que li).
     
  7. MiguelMinhoto

    MiguelMinhoto
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    25 Jan 2007
    Mensagens:
    2,573
    Local:
    Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
    Bom dia

    Por aqui céu muito nublado acompanhado de alguns chuviscos fracos
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. Hazores

    Hazores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Out 2008
    Mensagens:
    1,428
    Local:
    AGH,terceira,açores
    Pela ilha terceira mais um dia de sol...
    a única diferença é um pouco mais de vento...
     
  9. Mininoss

    Mininoss
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    7 Set 2013
    Mensagens:
    6
    Local:
    Ponta Delgada
    Se a Madeira (ilha) é bastante resistente a temperaturas baixas, a montanha mais alta dos Açores que fica nos Açores também o é, e até lá existem pequenas comunidades animais e vegetais.
    Enquanto que a Madeira (ilha) pode ser resistente a altas temperaturas, os Açores (arquipélago) não são. A Madeira fica mais próxima de África, logo é mais quente e seca.
    Conheço muito bem a Madeira porque trabalho numa agência de viagens e sei ver bem as diferenças que existem. O verde da Madeira não é como o verde dos Açores, não vale a pena teimar! Até a propria humidade açoriana é logo outra se formos comparar com a da Madeira. Há um outro tipo de humidade nos Açores que só quem é dos Açores sabe sentir. Os Açores ficam mais afastados, logo são mais oceânicos e húmidos, e logo por têm uma maior maritimidade. Os Açores são um arquipélago, a Madeira é uma ilha, logo existe maior variabilidade do clima nos Açores que na Madeira.
    O arquipélago dos Açores, tem características marcadamente vulcânicas e uma biodiversidade terrestre e marinha marcada pelo distanciamento em relação aos continentes, que exibe em todas as ilhas dos Açores um conjunto de formas e características peculiares de grande interesse para a conservação da natureza e da paisagem.
    São vários os factores que contribuem para esse facto, entre eles o isolamento insular, o clima e a geologia, que criam condições ecológicas distintas, às quais se encontram associadas comunidades e ecossistemas específicos, com uma diversidade de espécies muito elevada. Das espécies endémicas dos Açores 68 são plantas vasculares, 9 são musgos e hepáticas, 49 são lesmas e caracóis, 267 são insectos, aranhas, centopeias, crustáceos e ácaros. Entre as espécies endémicas existe apenas um mamífero e 2 espécies de aves.
    A fauna endémica que existe na Madeira, à Madeira pertence, assim como a fauna terrestre ou marinha endémica que existe nos Açores, só aos Açores pertencem. Não estou a por em causa nada do que o amigo Cluster está a dizer. O que me dá a entender é que até parece que quer fazer competição com os Açores.
    Não se esqueça que o mar dos Açores é também muito rico, aliás o mais rico de Portugal se quiser incluir Portugal nas ilhas. Nem a Madeira consegue ter um mar tão rico como os Açores, repleto de fontes hidrotermais e de várias espécies marinhas, muitas delas únicas no mundo, fazendo do "parque marinho" açoriano um dos mais importantes do mundo.
    O Mar dos Açores é uma importante zona de transição entre os trópicos e a região temperada do Atlântico Norte, funcionando como local de reprodução, crescimento e descanso para muitas espécies marinhas. Além disso, contempla uma vasta paisagem oceânica que vai da zona-entre-marés até às planícies abissais e onde se encontram habitais marinhos únicos.
    Há registo de 460 espécies de peixes, distribuídas por 142 famílias, o que é revelador da riqueza da ictiofauna dos Açores. Ocorrem ainda 5 das 7 espécies de tartarugas conhecidas nos oceanos, entre as quais a mais abundante é a tartaruga-boba (Caretta caretta), considerada espécie prioritária pela Directiva Habitats.
    Em cada uma das nove ilhas que constituem o arquipélago existem ecossistemas de grande raridade e diversidade, de onde se destacam as caldeiras vulcânicas, os campos de lava, as grutas e algares, as fumarolas, os recifes, as linhas de água e as fendas rochosas. Cada um destes biótopos é caracterizado pela presença de múltiplas espécies e habitats, incluindo vários que constam dos objectivos de protecção fixados para Rede Natura 2000, relativa à preservação dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens .
    Estranha-me então a Madeira possuir em si tanto património ambiental e tanta reserva ambiental que só nela mesma existe, e só ter ficado classificada pela NG em 71º lugar enquanto que os Açores a nível de Património ambiental e natureza intacta, ganharam o 2º lugar como melhor destino turístico de Natureza numa lista de 111 ilhas e arquipélagos do mundo.
    Vejo que nem a Laurissilva que é património da UNESCO conseguiu ajudar na pontuação da Madeira, uma vez mais devido ao turismo fortemente massificado que existe presentemente no arquipélago madeirense tornando-se a causa dessa pontuação quando se avaliou ambos os arquipélagos.
    Os Açores ainda continuem sendo um destino de natureza. Mesmo em seca ainda não perdemos nos nossos reservatórios de água doce que são os maiores de Portugal. As ilhas só têm maior dificuldade em se adaptar ao calor, coisa que os nossos "vizinhos" madeirenses já estão mais ou menos habituados a ele.
     
  10. Afgdr

    Afgdr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    28 Set 2011
    Mensagens:
    1,834
    Local:
    Lagoa - São Miguel, Açores
    Boa noite!

    Sigo com céu muito nublado e vento fraco a bonançoso.

    Hoje foi um dia de céu muito nublado, temporariamente encoberto, boas abertas e aguaceiros fracos e dispersos.




    Continuação de uma boa terça-feira.
     
  11. Azor

    Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Out 2011
    Mensagens:
    1,477
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Que belo aguaceiro nesta altura.

    De onde é que veio isto minha nossa senhora :lmao:

    Tão bom :D
     
  12. Afgdr

    Afgdr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    28 Set 2011
    Mensagens:
    1,834
    Local:
    Lagoa - São Miguel, Açores
    Chegou agora aqui hehe :lol:

    Um bom aguaceiro, mas de curta duração... :rain:
     
  13. mcpa

    mcpa
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    6 Ago 2009
    Mensagens:
    141
    Local:
    Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
    Por aqui também caiu... mas também durou muito pouco!!!
     
  14. Azor

    Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Out 2011
    Mensagens:
    1,477
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
    Podes crer tou-me consolando todo com essa chuvinha :p

    Temos um anticiclone à superfície, e sinceramente não esperava por esta.

    Foram aguaceiros moderados. Claro q n resolve a situação de seca mas ao menos as matas e os pastos agradecem.

    Já n sabia o que era chover há imenso tempo :D
     
  15. Cluster

    Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    23 Set 2012
    Mensagens:
    418
    Local:
    Lisboa
    A única competição que vejo aqui é sua a falar de posições, da minha parte não quero ir por ai. A única coisa que as pessoas estavam a tentar dizer é que a Madeira não é assim tão seca, se ler uns posts mais antigos eu próprio disse que os Açores são mais verdes que a Madeira quando estávamos a discutir a não inclusão dos alertas de calor. Agora há zonas na Madeira também que são muito verdes, ou melhor sempre verdes mesmo nestas secas, não quer dizer que seja tudo assim. E sim a madeira possui a maior floresta de laurisilva, mais uma vez para defender uma ideia de que a ilha não é assim tão seca. Não é com o intuito de afirmar nada mais nem é dirigido a ninguém em particular.

    Em relação às humidades também já se discutiu aqui isso, a diferença de Ponta Delgada para o Funchal são cerca de 12% (médias anuais) e cerca de 2% no mês mais quente, pelo menos segundo os dados que li. Acredito que haja lugares mais húmidos nas duas ilhas. Por observação parece-me a mim que Santo da Serra é um deles. Por outro lado quando vem o vento de leste então sim a humidade cai muito, mas isso já está incluído nas médias anuais.

    Em relação à biodiversidade não posso comentar nem tenho conhecimentos para isso, sei que existem espécies endémicas aqui porque me foi dito, incluindo aves. Achei graça porque eu e o Azor temos encontrado varias semelhanças nos dois arquipélagos e partilhei. Sinceramente não me importa se a Madeira tem menos ou mais espécies, mas sim o facto que são dois arquipélagos portugueses que tem espécies endémicas, incluindo aves que e coisa rara.

    Em relação à ilha ser resistente a temperaturas baixas (principalmente na parte sul) e ter temperaturas bastante amenas no inverno é um factor que permite cultivar outros tipos de fruto que não se dão ou tão bem noutras partes do pais. Por outro lado 25% da ilha está acima dos 1000 metros de altitude, existem zonas com humidades relativas bem altas e outras mais secas e áridas, zonas com temperaturas médias anuais acima de 20 e outras abaixo de 10, zonas ventosas e outras muito, muito calmas etc. Acho que é bem mais interessante partilhar esta realidade do que uma historia mal contada. Mais uma vez estou a informar, não me interessa se há mais diversidade climatológica num arquipélago ou no outro. Já que toca nesse assunto é da minha opinião que uma planta ou árvore que se encontre nos Açores também se dará em alguma zona da Madeira se ai fosse cultivada, mas tanto me dá:)

    Isto não é uma competição é uma partilha de conhecimento, lamento que o seu post tenha sido tão agressivo e pessoal (no meu ponto de vista). Podia-lhe falar de vários prémios que a Madeira ganhou ( sim falo de natureza), mas estaria a ir por um caminho que não é nem foi a minha intenção, nem vou responder. Fico contente por saber que no meu pais tenho estes dois magníficos arquipélagos e que não nos falta orgulho. Uma boa noite e espero estar mais esclarecido.

    Nesta tese de doutoramento de José Carlos Magro Esteves, pode-se ver perfeitamente uma zona por exemplo com humidade relativa próxima dos 90%:
    [​IMG]

    Peço desculpa pelo off topic.
     

Partilhar esta Página