Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2013

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por CptRena 1 Set 2013 às 03:30.

1. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)

Mininoss partilho consigo o facto das ilhas açorianas estarem secas como nunca dantes se viu em verões passados. Já o resto não sei porque desconheço.

Oh mas acho que ninguém aqui disse o contrário. Eu até gostei de saber que haviam algumas afinidades existentes entre os 2 arquipélagos.

Não conheço a Madeira, nem sou agente de viagens, por isso só posso trocar aqui opiniões e beber maior conhecimento da Madeira que até acho fascinante com os participantes madeirenses, mas penso que este lugar não é o sítio mais apropriado para se debater estas questões porque estamos fugindo um pouco do tema para que este mesmo tópico foi criado.

2. Hugois

Hugois
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    17 Abr 2012
    Local:
    Camacha - Madeira (500/600m)
    Olá, boa noite, mesmo longe da ilha não me consigo afastar deste blog para saber como está a ilha. Gostaria de saber se os nevoeiros continuam a aparecer pela ilha (açores), se sim já ajuda um pouco a combater essa seca isto nas ilhas mais elevadas não? Por aí nos Açores também têm a denominada precipitação oculta mesmo no Verão não é? Acreditem que isso está quase a mudar o tempo, de onde veio essa chuva virá mais.

3. Afgdr

Afgdr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Set 2011
    Local:
    Lagoa - São Miguel, Açores
    Boa noite!

Sigo com céu muito nublado e vento fraco a bonançoso.

Hoje foi um dia de céu muito nublado, temporariamente encoberto, uma ou outra aberta e aguaceiros fracos e pouco frequentes.

Continuação de uma boa quarta-feira.

4. Afgdr

Afgdr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Set 2011
    Local:
    Lagoa - São Miguel, Açores
    Os nevoeiros continuam a aparecer mas nas zonas altas da ilha e não é sempre. Acho que em Agosto foi raro eu ver nevoeiro para essas zonas, pois tivemos vários dias de céu limpo mas consegui ver nalguns dias pelas câmaras do SpotAzores a presença de nevoeiro na Lagoa do Fogo e na Lagoa das Sete Cidades, o que já é habitual nesses sítios.

Eu nunca averiguei se temos a precipitação oculta no Verão, mas penso que nas zonas altas deve ocorrer.

5. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Afirmativo, nas zonas mais altas de verão ocorre frequentemente chuva fraca ou mesmo chuvisco proporcionado pelos nevoeiros e zonas mais húmidas de altitude, daí que a montanha esteja sempre verde e todo o resto mais seco.. aliás de uma côr que não me lembro de ver assim como este ano.

Mas penso que a precipitação oculta faz parte das ilhas da Macaronésia (Açores e Madeira)... e presumo que nas Canárias e em Cabo Verde seja também a mesma coisa, à excepção das ilhas mais secas destes últimos 2 arquipélagos.

Se não chovesse na montanha estava lindo... já nem água havia nas torneiras em casa, porque é nas serras que a maior parte das nascentes, tanto na Madeira como nos Açores, nascem e têm origem.

Tranquilo. A seca nota-se mais nos campos que nas montanhas porque essas continuam verdes e as ribeiras e cascatas continuam a correr, embora de forma menos acentuada como é óbvio.

O bom disso é que mesmo assim tem caído uns aguaceiros fracos que já dão para alagar as ruas e humedecer as terras sedentas por água, se bem que seja só na superfície porque abaixo da mesma continua tudo seco.

Hugo não sei se isto muda. O anticiclone por enquanto não quer sair daqui. Mais parece um filme de terror. O chato é que quando ele não puxa para uns, empurra para os outros!

6. Cluster

Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Set 2012
    Local:
    Lisboa
    Azor posso confirmar aquilo que disses-te, lembro-me de neste verão passar por uma zona (Ribeiro frio, aquela foto com a senhora a andar e uma ou outra que partilhei) e o nevoeiro ia molhando a floresta, carros etc. Se não fosse este tipo de situações seria ainda pior. Como estão as previsões para ai, mais animadoras ?: (

edit: Peço desculpa só agora é que reparei que a minha pergunta já foi respondida.

7. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Isso mesmo Cluster!

Apesar de estar um anticiclone à superfície tem caído uns aguaceiros tolos...pouca coisa mesmo.. acho que nem dá para acalmar o pó porque depois vem o sol e seca tudo de novo. E por aí como vão as coisas?

Mas falando da questão das zonas húmidas mais elevadas ( e porque sou muito curioso :p ) achas que essa mesma humidade, existe também no Pico do Facho no Porto Santo? É porque há poucos dias vi fotos do Porto Santo e pude ver que é mesmo uma ilha seca e até o Facho nem é assim tão verde.

Uma questão? Será que existem ribeiras naquela ilha ou as pessoas fazem como se faz na Graciosa que é aproveitarem a água das chuvas em cisternas ou auto tanques? É porque se for, calculo que o sabor da água da torneira seja horrível certo?

8. Cluster

Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Set 2012
    Local:
    Lisboa
    Já fui ao Porto Santo várias vezes mas era mais pequeno e pouco curioso nesta matéria, não sei se conheço o pico do Facho. Pelo que sei não existe mesmo nada no Porto Santo e se existe é muito residual. O que eles fazem lá é transformar a água salgada em doce: o, e sim não é muito saborosa mas serve. O problema do Porto Santo é que não tem a altura e envergadura da Madeira.

9. Cluster

Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Set 2012
    Local:
    Lisboa
    Olha descobri isto: "Central Dessalinizadora do Porto Santo
    A Central Dessalinizadora está localizada no centro da cidade do Porto Santo, junto ao cais e é a única origem de água potável com qualidade utilizada para o abastecimento público, sendo esta produzida a partir da água salgada por intermédio de unidades de dessalinização por osmose inversa."

10. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Então nesse caso deve ser extremamente dificil a fauna sobreviver naquela ilha sem água.

Na Graciosa ainda escapa porque existem alguns pauís e cisternas espalhados por toda a ilha. A altitude mais elevada da Graciosa é o Pico Timão e só tem 398 metros de altitude. Penso se n estou enganado que é a altitude mais baixa dos Açores, mas ainda assim quando chove muito corre água pelas grotas, mas só quando chove muito.

Pois, o problema das ilhas mais pequenas e secas é n terem o tamanho e a orografia das maiores.

Aqui uma foto do Pico Timão na Graciosa.

11. Cluster

Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Set 2012
    Local:
    Lisboa
    Depois poderá também ser a proximidade do Sahara, e capaz de tornar as coisas ainda mais secas para o Porto Santo.

Graciosa é muito baixa realmente (isto é tudo relativo no continente metia respeito; ) ), acho que até a Deserta Grande é mais alta :D

12. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Sim a Graciosa é muito baixa, aliás a mais baixa dos Açores, e a segunda mais pequena em termos de área, mas seguramente é maior que as Desertas, se assim não fosse não oferecia condições de habitabilidade lol :lol:

13. Cluster

Cluster
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Set 2012
    Local:
    Lisboa
    Eu gostava de saber se a Deserta Grande pode ser considerada uma ilha, mesmo. A deserta mais a norte, o ilhéu do chão parece mais um ilhéu que uma ilha, dai o nome, mas será mesmo? A mesma questão para as selvagens, a "ilha" maior tem 2000x1700 metros: o. Independentemente do que é considerado não quero é os espanhóis a ficarem com o nosso mar!

14. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    :lmao: ora nem mais já disseste tudo :lol:

15. Azor

Azor
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    8 Out 2011
    Local:
    Ilhéus são rochedos certo?

Logo se são maiores que rochedos são ilhotas ;)

Por acaso ouvi uma noticia algures que dizia que os espanhóis queriam tomar conta das Selvagens.
    Mas estando as Selvagens muito distantes da Madeira e Porto Santo n deviam ser espanholas? Não que eu concorde com isso claro, mas penso que elas ficam já muito próximas das Canárias. A minha duvida é, existe alguma fronteira marítima separando o mar da Madeira do mar das Canárias, ou é tudo inexistente?

Partilhar esta Página