Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2013

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Se a Madeira (ilha) é bastante resistente a temperaturas baixas, a montanha mais alta dos Açores que fica nos Açores também o é, e até lá existem pequenas comunidades animais e vegetais.
Enquanto que a Madeira (ilha) pode ser resistente a altas temperaturas, os Açores (arquipélago) não são. A Madeira fica mais próxima de África, logo é mais quente e seca.
Conheço muito bem a Madeira porque trabalho numa agência de viagens e sei ver bem as diferenças que existem. O verde da Madeira não é como o verde dos Açores, não vale a pena teimar! Até a propria humidade açoriana é logo outra se formos comparar com a da Madeira. Há um outro tipo de humidade nos Açores que só quem é dos Açores sabe sentir. Os Açores ficam mais afastados, logo são mais oceânicos e húmidos, e logo por têm uma maior maritimidade. Os Açores são um arquipélago, a Madeira é uma ilha, logo existe maior variabilidade do clima nos Açores que na Madeira.
O arquipélago dos Açores, tem características marcadamente vulcânicas e uma biodiversidade terrestre e marinha marcada pelo distanciamento em relação aos continentes, que exibe em todas as ilhas dos Açores um conjunto de formas e características peculiares de grande interesse para a conservação da natureza e da paisagem.
São vários os factores que contribuem para esse facto, entre eles o isolamento insular, o clima e a geologia, que criam condições ecológicas distintas, às quais se encontram associadas comunidades e ecossistemas específicos, com uma diversidade de espécies muito elevada. Das espécies endémicas dos Açores 68 são plantas vasculares, 9 são musgos e hepáticas, 49 são lesmas e caracóis, 267 são insectos, aranhas, centopeias, crustáceos e ácaros. Entre as espécies endémicas existe apenas um mamífero e 2 espécies de aves.
A fauna endémica que existe na Madeira, à Madeira pertence, assim como a fauna terrestre ou marinha endémica que existe nos Açores, só aos Açores pertencem. Não estou a por em causa nada do que o amigo Cluster está a dizer. O que me dá a entender é que até parece que quer fazer competição com os Açores.
Não se esqueça que o mar dos Açores é também muito rico, aliás o mais rico de Portugal se quiser incluir Portugal nas ilhas. Nem a Madeira consegue ter um mar tão rico como os Açores, repleto de fontes hidrotermais e de várias espécies marinhas, muitas delas únicas no mundo, fazendo do "parque marinho" açoriano um dos mais importantes do mundo.
O Mar dos Açores é uma importante zona de transição entre os trópicos e a região temperada do Atlântico Norte, funcionando como local de reprodução, crescimento e descanso para muitas espécies marinhas. Além disso, contempla uma vasta paisagem oceânica que vai da zona-entre-marés até às planícies abissais e onde se encontram habitais marinhos únicos.
Há registo de 460 espécies de peixes, distribuídas por 142 famílias, o que é revelador da riqueza da ictiofauna dos Açores. Ocorrem ainda 5 das 7 espécies de tartarugas conhecidas nos oceanos, entre as quais a mais abundante é a tartaruga-boba (Caretta caretta), considerada espécie prioritária pela Directiva Habitats.
Em cada uma das nove ilhas que constituem o arquipélago existem ecossistemas de grande raridade e diversidade, de onde se destacam as caldeiras vulcânicas, os campos de lava, as grutas e algares, as fumarolas, os recifes, as linhas de água e as fendas rochosas. Cada um destes biótopos é caracterizado pela presença de múltiplas espécies e habitats, incluindo vários que constam dos objectivos de protecção fixados para Rede Natura 2000, relativa à preservação dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens .
Estranha-me então a Madeira possuir em si tanto património ambiental e tanta reserva ambiental que só nela mesma existe, e só ter ficado classificada pela NG em 71º lugar enquanto que os Açores a nível de Património ambiental e natureza intacta, ganharam o 2º lugar como melhor destino turístico de Natureza numa lista de 111 ilhas e arquipélagos do mundo.
Vejo que nem a Laurissilva que é património da UNESCO conseguiu ajudar na pontuação da Madeira, uma vez mais devido ao turismo fortemente massificado que existe presentemente no arquipélago madeirense tornando-se a causa dessa pontuação quando se avaliou ambos os arquipélagos.
Os Açores ainda continuem sendo um destino de natureza. Mesmo em seca ainda não perdemos nos nossos reservatórios de água doce que são os maiores de Portugal. As ilhas só têm maior dificuldade em se adaptar ao calor, coisa que os nossos "vizinhos" madeirenses já estão mais ou menos habituados a ele.


Mininoss partilho consigo o facto das ilhas açorianas estarem secas como nunca dantes se viu em verões passados. Já o resto não sei porque desconheço.

Oh mas acho que ninguém aqui disse o contrário. Eu até gostei de saber que haviam algumas afinidades existentes entre os 2 arquipélagos.

Não conheço a Madeira, nem sou agente de viagens, por isso só posso trocar aqui opiniões e beber maior conhecimento da Madeira que até acho fascinante com os participantes madeirenses, mas penso que este lugar não é o sítio mais apropriado para se debater estas questões porque estamos fugindo um pouco do tema para que este mesmo tópico foi criado.
 


Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Olá, boa noite, mesmo longe da ilha não me consigo afastar deste blog para saber como está a ilha. Gostaria de saber se os nevoeiros continuam a aparecer pela ilha (açores), se sim já ajuda um pouco a combater essa seca isto nas ilhas mais elevadas não? Por aí nos Açores também têm a denominada precipitação oculta mesmo no Verão não é? Acreditem que isso está quase a mudar o tempo, de onde veio essa chuva virá mais.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu muito nublado e vento fraco a bonançoso.

Hoje foi um dia de céu muito nublado, temporariamente encoberto, uma ou outra aberta e aguaceiros fracos e pouco frequentes.

Li5NNre.png



Continuação de uma boa quarta-feira.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Olá, boa noite, mesmo longe da ilha não me consigo afastar deste blog para saber como está a ilha. Gostaria de saber se os nevoeiros continuam a aparecer pela ilha (açores), se sim já ajuda um pouco a combater essa seca isto nas ilhas mais elevadas não? Por aí nos Açores também têm a denominada precipitação oculta mesmo no Verão não é? Acreditem que isso está quase a mudar o tempo, de onde veio essa chuva virá mais.

Os nevoeiros continuam a aparecer mas nas zonas altas da ilha e não é sempre. Acho que em Agosto foi raro eu ver nevoeiro para essas zonas, pois tivemos vários dias de céu limpo mas consegui ver nalguns dias pelas câmaras do SpotAzores a presença de nevoeiro na Lagoa do Fogo e na Lagoa das Sete Cidades, o que já é habitual nesses sítios.

Eu nunca averiguei se temos a precipitação oculta no Verão, mas penso que nas zonas altas deve ocorrer.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Os nevoeiros continuam a aparecer mas nas zonas altas da ilha e não é sempre. Acho que em Agosto foi raro eu ver nevoeiro para essas zonas, pois tivemos vários dias de céu limpo mas consegui ver nalguns dias pelas câmaras do SpotAzores a presença de nevoeiro na Lagoa do Fogo e na Lagoa das Sete Cidades, o que já é habitual nesses sítios.

Eu nunca averiguei se temos a precipitação oculta no Verão, mas penso que nas zonas altas deve ocorrer.

Afirmativo, nas zonas mais altas de verão ocorre frequentemente chuva fraca ou mesmo chuvisco proporcionado pelos nevoeiros e zonas mais húmidas de altitude, daí que a montanha esteja sempre verde e todo o resto mais seco.. aliás de uma côr que não me lembro de ver assim como este ano.

Mas penso que a precipitação oculta faz parte das ilhas da Macaronésia (Açores e Madeira)... e presumo que nas Canárias e em Cabo Verde seja também a mesma coisa, à excepção das ilhas mais secas destes últimos 2 arquipélagos.

Se não chovesse na montanha estava lindo... já nem água havia nas torneiras em casa, porque é nas serras que a maior parte das nascentes, tanto na Madeira como nos Açores, nascem e têm origem.

Tranquilo. A seca nota-se mais nos campos que nas montanhas porque essas continuam verdes e as ribeiras e cascatas continuam a correr, embora de forma menos acentuada como é óbvio.


O bom disso é que mesmo assim tem caído uns aguaceiros fracos que já dão para alagar as ruas e humedecer as terras sedentas por água, se bem que seja só na superfície porque abaixo da mesma continua tudo seco.

Hugo não sei se isto muda. O anticiclone por enquanto não quer sair daqui. Mais parece um filme de terror. O chato é que quando ele não puxa para uns, empurra para os outros!
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Azor posso confirmar aquilo que disses-te, lembro-me de neste verão passar por uma zona (Ribeiro frio, aquela foto com a senhora a andar e uma ou outra que partilhei) e o nevoeiro ia molhando a floresta, carros etc. Se não fosse este tipo de situações seria ainda pior. Como estão as previsões para ai, mais animadoras ?: (

edit: Peço desculpa só agora é que reparei que a minha pergunta já foi respondida.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Azor posso confirmar aquilo que disses-te, lembro-me de neste verão passar por uma zona (Ribeiro frio, aquela foto com a senhora a andar e uma ou outra que partilhei) e o nevoeiro ia molhando a floresta, carros etc. Se não fosse este tipo de situações seria ainda pior. Como estão as previsões para ai, mais animadoras ?: (

edit: Peço desculpa só agora é que reparei que a minha pergunta já foi respondida.

Isso mesmo Cluster!

Apesar de estar um anticiclone à superfície tem caído uns aguaceiros tolos...pouca coisa mesmo.. acho que nem dá para acalmar o pó porque depois vem o sol e seca tudo de novo. E por aí como vão as coisas?

Mas falando da questão das zonas húmidas mais elevadas ( e porque sou muito curioso :p ) achas que essa mesma humidade, existe também no Pico do Facho no Porto Santo? É porque há poucos dias vi fotos do Porto Santo e pude ver que é mesmo uma ilha seca e até o Facho nem é assim tão verde.

Uma questão? Será que existem ribeiras naquela ilha ou as pessoas fazem como se faz na Graciosa que é aproveitarem a água das chuvas em cisternas ou auto tanques? É porque se for, calculo que o sabor da água da torneira seja horrível certo?
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Já fui ao Porto Santo várias vezes mas era mais pequeno e pouco curioso nesta matéria, não sei se conheço o pico do Facho. Pelo que sei não existe mesmo nada no Porto Santo e se existe é muito residual. O que eles fazem lá é transformar a água salgada em doce: o, e sim não é muito saborosa mas serve. O problema do Porto Santo é que não tem a altura e envergadura da Madeira.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Olha descobri isto: "Central Dessalinizadora do Porto Santo
A Central Dessalinizadora está localizada no centro da cidade do Porto Santo, junto ao cais e é a única origem de água potável com qualidade utilizada para o abastecimento público, sendo esta produzida a partir da água salgada por intermédio de unidades de dessalinização por osmose inversa."
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Já fui ao Porto Santo várias vezes mas era mais pequeno e pouco curioso nesta matéria, não sei se conheço o pico do Facho. Pelo que sei não existe mesmo nada no Porto Santo e se existe é muito residual. O que eles fazem lá é transformar a água salgada em doce: o, e sim não é muito saborosa mas serve. O problema do Porto Santo é que não tem a altura e envergadura da Madeira.

Então nesse caso deve ser extremamente dificil a fauna sobreviver naquela ilha sem água.

Na Graciosa ainda escapa porque existem alguns pauís e cisternas espalhados por toda a ilha. A altitude mais elevada da Graciosa é o Pico Timão e só tem 398 metros de altitude. Penso se n estou enganado que é a altitude mais baixa dos Açores, mas ainda assim quando chove muito corre água pelas grotas, mas só quando chove muito.

Pois, o problema das ilhas mais pequenas e secas é n terem o tamanho e a orografia das maiores.

Aqui uma foto do Pico Timão na Graciosa.


 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Depois poderá também ser a proximidade do Sahara, e capaz de tornar as coisas ainda mais secas para o Porto Santo.

Graciosa é muito baixa realmente (isto é tudo relativo no continente metia respeito; ) ), acho que até a Deserta Grande é mais alta :D
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Depois poderá também ser a proximidade do Sahara, e capaz de tornas as coisas ainda mais secas.

Graciosa é muito baixa realmente (isto é tudo relativo no continente metia respeito; ) ), acho que até a Deserta Grande é mais alta :D

Sim a Graciosa é muito baixa, aliás a mais baixa dos Açores, e a segunda mais pequena em termos de área, mas seguramente é maior que as Desertas, se assim não fosse não oferecia condições de habitabilidade lol :lol:
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Eu gostava de saber se a Deserta Grande pode ser considerada uma ilha, mesmo. A deserta mais a norte, o ilhéu do chão parece mais um ilhéu que uma ilha, dai o nome, mas será mesmo? A mesma questão para as selvagens, a "ilha" maior tem 2000x1700 metros: o. Independentemente do que é considerado não quero é os espanhóis a ficarem com o nosso mar!
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Eu gostava de saber se a Deserta Grande pode ser considerada uma ilha, mesmo. A deserta mais a norte, o ilhéu do chão parece mais um ilhéu que uma ilha, dai o nome, mas será mesmo? A mesma questão para as selvagens, a "ilha" maior tem 2000x1700 metros: o. Independentemente do que é considerado não quero é os espanhóis a ficarem com o nosso mar!

Ilhéus são rochedos certo?

Logo se são maiores que rochedos são ilhotas ;)

Por acaso ouvi uma noticia algures que dizia que os espanhóis queriam tomar conta das Selvagens.
Mas estando as Selvagens muito distantes da Madeira e Porto Santo n deviam ser espanholas? Não que eu concorde com isso claro, mas penso que elas ficam já muito próximas das Canárias. A minha duvida é, existe alguma fronteira marítima separando o mar da Madeira do mar das Canárias, ou é tudo inexistente?