Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2015

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
A acalmia será definitiva para a noite toda? Nesse caso a extensão do aviso até às 10:00 da manhã é uma precaução para que as pessoas não deixem de estar alerta. É preferível, nesta situação, penso eu.

Parecem-me nascer a Leste do Pico novas células e ainda resta saber se as perturbações não atingem o Grupo Oriental. Por outro lado o Grupo Ocidental também foi incluído, pois há uma linha a formar-se mesmo a oeste destas ilhas e que deve corresponder à superfície frontal fria.

SzM5eBO.jpg


ZPlD3fV.gif


or1WhFP.gif
Entretanto o Fred, nesta saída parece que fica pelo caminho...
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,650
Local
Açores
A acalmia será definitiva para a noite toda? Nesse caso a extensão do aviso até às 10:00 da manhã é uma precaução para que as pessoas não deixem de estar alerta. É preferível, nesta situação, penso eu.

Não. Nos níveis baixos a situação continuará muito semelhante, com núcleos depressionários mais ou menos parados.

ytaFFEs.png


BE2cqhN.png


A lotaria deve continuar, com especial atenção para o local mais suspeito, a Terceira.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Reparei agora que já tinhas referido esta linha de instabilidade. Esta imagem é de que horas? Deve estar mesmo a chegar às Flores.
Tem 30 minutos, tirei-a agora
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Não. Nos níveis baixos a situação continuará muito semelhante, com núcleos depressionários mais ou menos parados.

ytaFFEs.png


BE2cqhN.png


A lotaria deve continuar, com especial atenção para o local mais suspeito, a Terceira.
Não está nada famosa... Há uma convergência fraca no central e a das 1800h... Espero não ter células persistente por aqui... Sinônimo de trabalho forçado para mim...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,650
Local
Açores
Bom, fazendo um resumo. Hoje (ontem) é diferente de ontem (anteontem). No outro evento havia a camada de ar tampão. Hoje não parece haver. Creio que a convecção neste evento é mais fraca do que no outro. Haveria trovoada se houvesse a convecção do primeiro evento e a instabilidade atmosférica de hoje. Não me parece que vá haver uma mudança radical de condições até ao fim do dia de hoje (em termos de ventos e gradientes térmicos). Portanto, penso que se deve esperar mais do mesmo. Ver muitas células 'morrer' cedo (o GFS modelou muito ar seco a 700 hPa nas últimas horas no G. C. Pode explicar as poucas células relevantes). As mais persistentes ficam estacionadas durante algum tempo.

Neste momento há uma célula a sudeste/este de S. Jorge. Finalmente há algum descanso na Terceira.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,650
Local
Açores
Quanto à linha de instabilidade, a sul das Flores a convecção enfraqueceu, sendo que já houve raios. Mas no geral a linha ganhou força. Chuva moderada a forte é possível para o GO, dependendo isto, claro, da evolução:

GcbkrPw.jpg


Para o forista @Tiagolco, o Fred ainda está muito longe :p (meio da imagem, à direita, o ponto vermelho):

1UwG3Kf.jpg
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Quanto à linha de instabilidade, a sul das Flores, a convecção enfraqueceu, sendo que já houve raios. Mas no geral a linha ganhou força. Chuva moderada a forte é possível para o GO, dependendo isto, claro da evolução:

GcbkrPw.jpg


Para o forista @Tiagolco, o Fred ainda está muito longe :p (meio da imagem, à direita, o ponto vermelho):

1UwG3Kf.jpg
:lol: que continue assim por mais tempo:D
 

AzoresPower

Cumulus
Registo
17 Set 2013
Mensagens
498
Local
Angra do Heroísmo
Vai de encontro ao que eu havia anteriormente referido. Acredito que noutros pontos a precipitação tenha chegado perto dos 200 mm.

Houve portanto um aumento nítido e regular dos acumulados com a altitude:

35/30 m: 123 mm/126 mm (CU3AC/CU3CO) Alto das Covas
70 m: 137 mm Santa Luzia
90 m: 169 mm IPMA