Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2015



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
À exceção de uma célula perto/sobre a Terceira e outra perto da Graciosa tudo calmo no arquipélago. A depressão ficará algum tempo aqui. Portanto, ainda se está no início. Lá para o final da semana pode até ganhar força, afetando depois o continente com alguma intensidade.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Sigo com 15°c aqui pela Horta :) e o IPMA confirma, já tive que reforçar um pouco o agasalho, visto que hoje a temperatura nem chegou aos 20, isto, juntando a intensidade do vento, estava mesmo desagradável "agradável" no meu ponto de vista Lolol
39ab2949886f8a49a862c66adcf66446.jpg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Sem radar é, obviamente, complicado. Mas hoje de madrugada as células no G. Ocidental não produziram muita chuva (pode ter passado poucos quilómetros ao lado).

Corvo:

kX4LrIr.png


Flores:

ABsTfFz.png

Tendo sido avisado do erro pelo @StormRic, o gráfico das Flores está enganado. O correto é este (o período em questão refere-se à madrugada de hoje):

tyuv5gb.png


Falta umas legendas nos gráficos para ser mais fácil detetar o erro :hehe:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Sigo com 15°c aqui pela Horta :) e o IPMA confirma, já tive que reforçar um pouco o agasalho, visto que hoje a temperatura nem chegou aos 20, isto, juntando a intensidade do vento, estava mesmo desagradável "agradável" no meu ponto de vista Lolol

Por volta das 4:30 em PDL estava bastante fresco.

Adveção de ar frio + nuvens baixas = Outono :w00t::D
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Bom dia!
No que respeita a esta depressão, acho que ainda não deu o que se esperava que desse... isto é, julgo ser correto pensar que a partir da tarde de hoje haverá um agravamento do estado do tempo, que começará no grupo central (ilhas do Faial e Pico) e se irá estender de forma gradual às restantes ilhas do grupo central e, mais tarde, às do grupo oriental.
Quanto ao grupo central, penso que deverá começar a sentir um agravamento mais acentuado da chuva entre as 12h e as 15h, podendo ocorrer trovoada, com mais probabilidade no Faial e Pico.
Quanto ao grupo oriental, parece mais provável a ocorrência de precipitação forte (e trovoada também) a durante a madrugada e manhã de amanhã. Especial destaque para a última atualização do GFS, que aponta para forte diferencial da humidade nos 700 hpa e movimentos verticais intensos, o que, ajudado pelos valores de CAPE e LI interessantes e pela orografia da ilha de São Miguel, poderão provocar acumulados de precipitação bastante superiores aos descritos no modelo que sigo mais atentamente.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Como vos tinha dito. A minha zona esteve toda a manhã envolvida nos clusters que estão no centro, na vírgula propriamente dita, creio já serem comma clouds.

abecbe639ae6d7011e463b547b696a26.jpg

Nesta imagem as DE's localizavam-se a oeste, não são muito enérgicas.
8cf48635253578036c9189a7ea7da41a.jpg

Para além de não serem topos muito altos, são muito ricos em água... Lol, chove moderado já faz algum tempo.
5d4a3064284fca71057cdb5004ac133e.jpg

Conveção.
96ee69b5f4cf302c273a29142af256da.jpg
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom dia!
No que respeita a esta depressão, acho que ainda não deu o que se esperava que desse... isto é, julgo ser correto pensar que a partir da tarde de hoje haverá um agravamento do estado do tempo, que começará no grupo central (ilhas do Faial e Pico) e se irá estender de forma gradual às restantes ilhas do grupo central e, mais tarde, às do grupo oriental.
Quanto ao grupo central, penso que deverá começar a sentir um agravamento mais acentuado da chuva entre as 12h e as 15h, podendo ocorrer trovoada, com mais probabilidade no Faial e Pico.
Quanto ao grupo oriental, parece mais provável a ocorrência de precipitação forte (e trovoada também) a durante a madrugada e manhã de amanhã. Especial destaque para a última atualização do GFS, que aponta para forte diferencial da humidade nos 700 hpa e movimentos verticais intensos, o que, ajudado pelos valores de CAPE e LI interessantes e pela orografia da ilha de São Miguel, poderão provocar acumulados de precipitação bastante superiores aos descritos no modelo que sigo mais atentamente.
Mais agravamento do que está aqui, talvez não vai ser bom Lolol... O tempo já está péssimo" porreiro" por estes lados.... Creio que isto pelos meus lados antecipou.