Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
É porque estás na baixa de Angra. A 30 metros da orla costeira e completamente desprotegido, a coisa é diferente.:D
A chuva chegou fraca e a toque de vento, mas ainda não assobia.
Vou tomar café e comer arroz-doce. Alguém quer ter um bocadinho de azia madrugadora? :o
@Wessel1985 , um abraço.
Café a esta hora :P ... vou tentar dormir, o dia todo para tirar o barco da água, um stress bem grande. Por aqui o travel lift está avariado :|

• Gosto
Reactions: Kamikaze e StormRic
Rajadas no Observatório da Horta, de >=100 Km/h desde a 1h40 (00:40 utc), máxima de 107 Km/h às 2h40.
Acumulado de 14,5 mm desde as 00h00 (23:00utc).
No aeroporto 40 nós (74 Km/h) nas rajadas desde a 1h40; 20,5 mm acumulados desde as 00h10.

No aeródromo da Graciosa, 20,0 mm acumulados desde a 1h20 (00:20utc); rajadas máximas de 67 Km/h.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar e Kamikaze
Café a esta hora :P ... vou tentar dormir, o dia todo para tirar o barco da água, um stress bem grande. Por aqui o travel lift está avariado :|
Café porque, para mim, furacão significa ficar de plantão. Entretanto, fui ao jardim para ver como param as modas e já levei a primeira molha. O vento de sul, como comprova uma bandeira próxima que não vai ver o dia de amanhã, agravou-se substancialmente e, sim, agora já é temporal. A chuva mistura-se com a ressalga marítima.
Um tubo com dois sinais de trânsito na estrada contígua já parece querer dançar a Macarena.
Prevejo, sem dotes de adivinhação, que o pior será pelas 4 ou 5 da manhã, ou seja, na altura em que o arroz-doce vai fazer miséria no estômago, mas furacões nos Açores é outro nível... :cool:

Estou a ser um bocadinho arrogante, mas sou um privilegiado porque a orografia nesta zona faz com que o vento seja a principal preocupação e não a chuva. Quanto à agitação marítima, estou a cerca de 30 metros da costa, mas a 14 de cota, portanto, apenas aprecio o espectáculo da ondulação com tranquilidade.

Agora mesmo, ao terminar este post, chove com muita intensidade e tocada a vento forte, claro está.

• Gosto
Reactions: Thomar e StormRic
Rajadas no Observatório da Horta, de >=100 Km/h desde a 1h40 (00:40 utc), máxima de 107 Km/h às 2h40.
Acumulado de 14,5 mm desde as 00h00 (23:00utc).
No aeroporto 40 nós (74 Km/h) nas rajadas desde a 1h40; 20,5 mm acumulados desde as 00h10.

No aeródromo da Graciosa, 20,0 mm acumulados desde a 1h20 (00:20utc); rajadas máximas de 67 Km/h.
Há alguma estação na Terceira fidedigna e, sobretudo, com dados em tempo real?

• Gosto
Reactions: StormRic
Há alguma estação na Terceira fidedigna e, sobretudo, com dados em tempo real?

Angra do Heroísmo.

1,5 mm e 55 Km/h às 2:00 utc (3h00).

Perfil típico do grafico da pressão atmosférica nas últimas horas:
Vento-GrCentral_HortaObs_20250926-01.webp

Anexos

• GrCentral_HortaAero_20250926-01.webp
    GrCentral_HortaAero_20250926-01.webp
    32.5 KB · Visto: 0
  • GrCentral_PicoAero_20250926-01.webp
    GrCentral_PicoAero_20250926-01.webp
    34.3 KB · Visto: 0
  • GrCentral_SJorgeAero_20250926-01.webp
    GrCentral_SJorgeAero_20250926-01.webp
    32.3 KB · Visto: 1
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Kamikaze
Angra do Heroísmo.

1,5 mm e 55 Km/h às 2:00 utc (3h00).

Perfil típico do grafico da pressão atmosférica nas últimas horas:
Ver anexo 25527
Essa de Angra do Heroísmo, do IPMA, está localizada em São Pedro, numa zona muito habitada e rodeada de edifícios porque, neste momento, eu estou com MUITO(!!!) mais de 44 km/h de rajadas. O vento já assobia e o som dele a bater nas persianas já ecoa pela casa. Inclusivamente, na parte sul da mesma o chão já treme com o bater da ondulação na costa, mas é normal.

• Gosto
Estação WU em Cinco Ribeiras (Terceira), altitude 269m, tem rajadas máximas a aumentar atingindo 154 Km/h. :unsure:

Duas estações WU na Horta atingiram 96,6 e 95 Km/h.
Era isso mesmo que vinha referir. Até porque a dos Biscoitos não pode estar certa...
34 Km/h de rajada, mas é o meu c*! :lol:
Repito, estou a cerca de 30 metros da orla costeira, mas a 14 de cota e o vento está a assobiar no exterior!
Espera... Vou ver se o tubo com os sinais já caiu.

• Gosto
O raio do tubo não caiu, mas rodou sobre o seu próprio eixo, ou seja, está em "modo bandeira" e paralelo à estrada. A bandeira, propriamente dita, está a resistir como pode e mostra que o vento está muito forte do quadrante de sul. Acho que o dono dessa casa não está a ter uma noite muito boa. Só vejo luzes a acender e a apagar nessa moradia.
Não dá para ver muito para o exterior. Vou esperar que a chuva acalme um pouco e vestir uma gabardina para verificar tudo in loco porque, assumidamente, isto já está um bocadinho louco... "Storm mode full on."

• Gosto