Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Vento furacão atingido na minha estação!
0d503841c57ed5a12646f53cf1a55b3c.jpg

Atingido essa marca às 05:09 da manhã.
Afinal o IPMA teve razão quando disse esta última noite que o sistema mantinha força de furacão.

Neste momento, o vento acalmou ligeiramente, mas continua a assobiar bem. Como referiu o @lserpa , estamos com vento de tempestade tropical e parece-me, a olho nu porque a bandeira "já foi para as couves", que está a rodar para sudoeste.
O pior para mim é que já não consigo distinguir o que é chuva do que é ressalga marítima, dado que, a storm surge atingiu-me como um saco de tijolos! O mar está encapelado com ondas de sudoeste. A electricidade até já oscilou duas vezes, mas estando junto à costa e com cabos de iluminação pública que não são subterrâneos, já se sabe... A electricidade adora água salgada e é o que está a chover na minha zona. Inclusivamente, o mar está a fazer tanto barulho como vento, o chão treme, mas já expliquei isso antes.
Sinceramente, já estou mais preocupado com os vasos, decorações e penduricalhos da vizinhança que não tomou quaisquer precauções do que com o fenómeno meteorológico propriamente dito.

Obrigado ao @lserpa pelos dados relativamente à minha desconfiança. 144 Km/h nessa zona é obra!

Afinal o IPMA teve razão quando disse esta última noite que o sistema mantinha força de furacão.

Nessa ilha certas estações tendem a ter valores muito mais elevados que outras a curta distância. E refiro-me ao observatório.

A estação do aeroporto não está mais exposta? Porque é que o vento de norte inflacionou os valores dessa maneira na cidade?

Cabeço Redondo na rede regional está mais a norte e não mostra nada de especial. Outros exemplos -> https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IRIBEI15 & https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ICEDRO8

Ficas com uma tarefa para cumprir :D

RmIqyij.png

Que aqui e ali hajam valores mais extremos, acho inevitável.

Mas aí não é algo local, mais recorrente? É o que me parece.

Última edição:
Vento furacão atingido na minha estação!
0d503841c57ed5a12646f53cf1a55b3c.jpg

Atingido essa marca às 05:09 da manhã.
A estação das Cinco Ribeiras confirma isso mesmo. A verdade é que nem todos vivem a uma cota tão baixa como eu e 240m é bem representativo da altitude média a que estão muitas localidades. No fim de contas, somos ilhas vulcânicas...
icinco.webp

Rajadas máximas foram aos 154 Km/h quando o vento rodou para Norte:

2025-09-26 at 06-47-46 Horta_Observatório – EMA.webp

Atingidos os 60 nós (111 Km/h) no aeroporto, também com a viragem para Norte:
2025-09-26 at 06-46-55 Horta_Aeroporto – EMA.webp

No aeródromo da Graciosa as rajadas superiores a 110 Km/h foram mais persistentes, estenderam-se pelo menos por um período de meia hora.
Rajada máxima 63 nós (116,7 Km/h) às 5:20 utc.
Foi também a EMA do IPMA com maior acumulado hoje até agora: 60,6 mm.
2025-09-26 at 06-56-37 Ilha da Graciosa _ Aeródromo – EMA.webp

Na Fajã da ilha das Flores, o vento está NNE com rajadas na ordem dos 60 Km/h desde as 00:00utc.

Nessa ilha certas estações tendem a ter valores muito mais elevados que outras a curta distância. E refiro-me ao observatório.

A estação do aeroporto não está mais exposta? Porque é que o vento de norte inflacionou os valores dessa maneira na cidade?

Cabeço Redondo na rede regional está mais a norte e não mostra nada de especial. Outros exemplos -> https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IRIBEI15 & https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ICEDRO8

Ficas com uma tarefa para cumprir :D

RmIqyij.png

Que aqui e ali hajam valores mais normais, acho inevitável.

Mas aí não é algo local, mais recorrente?
Oh pah! Vocês não comecem a discutir como os "meteorologistas do Facebook"!!! Já ocultei tudo de uma carrada deles... :lol:
Uns: "Vai ser o fim do mundo!"
Outros: "Não vai ser nada! Apenas um 'vente incanade' com chuvisco."
E eu a pensar: "Mas porque é que o pessoal do IPMA estudou?!?"

Como dizia o Octávio Machado: "Vocês sabem de quem é que eu estou a falar...":maluco:

Não me parece que isso tenha ocorrido ou vá ocorrer em tempo útil. Pode é haver uma ilusão de ótica.

Há uma observação de satélite que está prevista para daqui a alguns minutos mas provavelmente - e de forma quase trágica - não deverá apanhar o arquipélago. Depois confirmo.

O que posso escrever é que o cavado NÃO APARENTOU ter intensificado o ciclone nas redondezas do arquipélago. Estavam previstos ventos com força de furacão.

LVVJQE9.png

Para todos os efeitos, é um evento com força de TT intensa.

Ainda não sei a hora. Por volta das 04:30?

~117 qph

anvD9Oq.png

~85 qph
6G4wcQy.png

Nestes casos, tende a ser considerado um sistema com força de furacão. Mesmo tecnicamente não o sendo.

Em suma, o cavado provavelmente deu uma pequena assistência (nem que seja para impedir ou ligeiramente reverter o enfraquecimento) mas em nada perto ao que aos megalómanos do ECMWF e UKMO preveram (ontem!). Quem diria que o GFS seria o são no asilo?

Sem posição oficial, ficam só amadores a discutir :D. Para mim, não houve SJ e o sat apenas mostra um foco convectivo a norte altamente cisalhado. É normal que aqui e ali hajam focos de vento mais intensos devido à interação entre uma TT moderada a intensa com uma frente fraca a moderada. As condições de instalação e manutenção das estações fazem o resto.

Bom saber que as boias no Climaat estão quase todas avariadas :D

Última edição:
Oh pah! Vocês não comecem a discutir como os "meteorologistas do Facebook"!!! Já ocultei tudo de uma carrada deles... :lol:
Uns: "Vai ser o fim do mundo!"
Outros: "Não vai ser nada! Apenas um 'vente incanade' com chuvisco."
E eu a pensar: "Mas porque é que o pessoal do IPMA estudou?!?"

Como dizia o Octávio Machado: "Vocês sabem de quem é que eu estou a falar...":maluco:

É uma dúvida genuína.

Em PDL, a estação do observatório está também numa zona urbana. Regista consistentemente mais calor e menos vento que o aeroporto.