Seguimento - Agosto de 2007

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui céu limpo e registei as seguintes temperaturas:

Temperatura Máxima: 25.4ºC
Temperatura mínima: 17.0ºC
Temperatura actual: 23.1ºC
 


M

Membro excluído 274

Por aqui o céu segue encoberto, com nevoeiro intenso, estou com 22ºC, 61% de humidade e 1016 Hpa de pressão atmosférica!

Boas Noites!
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Bom fim de tarde a todos !
Por volta das 15:40h, atingiram-se os 30,3 ºC, aqui em Moscavide.

hmmmmm, decididamente a tua estação não deve estar boa...Marca todos os dias em média 3 a 4 graus a mais que a "vizinhança"

Moita - 26,9
Portela (aprox. 500m da tua casa e ainda mais longe do rio) - 26,0
Amadora - 25,3
Oeiras - 25,7
Gago Coutinho (INM) - 27,1

Embora todas distantes alguns quilometros a diferença entre a maxima e a minima destas estações são 1,8ºC e a tua tem mais 3,2ºC que a máxima destas, Gago Coutinho.

E agora uma no interior junto a Espanha, Nisa - 30,9

Já vi fotos da colocação da tua estação e do seguimento com outro termometro de mercurio mas sejamos sinceros...algo se passa.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Mais um dia que passou mais em outro em que desceu a temperatura consecutivamente. Hoje o mercúrio não passou dos 23,2.
Mínima de 15,6ºC

Algum chuvisco muito muito fraco da parte da tarde e agora à noite.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
hmmmmm, decididamente a tua estação não deve estar boa...Marca todos os dias em média 3 a 4 graus a mais que a "vizinhança"

Moita - 26,9
Portela (aprox. 500m da tua casa e ainda mais longe do rio) - 26,0
Amadora - 25,3
Oeiras - 25,7
Gago Coutinho (INM) - 27,1

Embora todas distantes alguns quilometros a diferença entre a maxima e a minima destas estações são 1,8ºC e a tua tem mais 3,2ºC que a máxima destas, Gago Coutinho.

E agora uma no interior junto a Espanha, Nisa - 30,9

Já vi fotos da colocação da tua estação e do seguimento com outro termometro de mercurio mas sejamos sinceros...algo se passa.

Olá ! Gostava de esclarecer algumas coisas... :)
A estação da Portela fica a 2,5 km deste local e não a 500 m. Para além do mais, o local onde me encontro é bastante mais baixo, como já deve ter reparado, com uma enorme urbanização e ruas muito mais estreitas que as da Portela.
A estação da Portela está colocada a 105 metros de altura e a minha a uns meros 38 metros. Aqui, o vento não é, nem por sombras, tão intenso como lá.
Mesmo de carro, notam-se as grandes diferenças de temperatura daqui para lá. Chega a haver dias em que o termómetro marca 39 ºC aqui e quando chegamos à Portela, marca 35 ºC ! :D
Pode não parecer verdade, mas é mesmo assim...senão, como me explica os 13,7 ºC de temperatura mínima ?
As diferenças em relação ao real não podem ser superiores a 1 ºC, com base em várias experiências feitas ao longo de meses, mesmo fora da minha varanda.
Tudo isto pode parecer estranho...se eu estivesse no seu lugar também iria achar isso, mas acredite que não é assim.
A estação de Gago Coutinho registou uma máxima de 27,9 ºC (segundo o OGIMET), apenas cerca de menos 2 ou 3 ºC do que a minha, sendo que a minha fica pelo menos 4 km mais para Leste.
Quando diz que aqui as máximas são 3 ºC superiores às da Portela, é verdade. Já me dei ao trabalho de o verificar e são mesmo. ;)
Confesso que também estranhei imenso ao início, até chegar às minhas conclusões actuais.
Costumo viajar de carro, mesmo para o interior do país.
Muitas pessoas têm a ideia de que o interior é muito mais quente do que o litoral, mas isso não é verdade.
Cada região tem os seus próprios microclimas e temperaturas específicas.
Chego, por vezes, a fazer esse tipo de viagens e a constatar que, mesmo durante o pico do calor, algumas regiões do interior estão com temperaturas iguais às de Moscavide, sendo que às vezes até estão com valores inferiores ! :shocking: Mas, sim, é verdade: regra geral, no interior faz mais calor, mas também não é muito mais, coisa de mais 2 ou 3 ºC (na generalidade), dependendo da região em causa (o que é muito importante, pois pode variar muito, tanto para mais como para menos).
Já agora, comparando com Oeiras, costumo ir lá algumas vezes.
Reparo que lá, durante a tarde, estão quase sempre menos 3 ou 4 ºC do que nesta zona, o que vai de encontro à temperatura registada lá.
Quanto à Amadora, é, sem dúvida alguma, uma zona muito mais ventosa e fria que a minha...
Não tenho culpa de viver numa zona quente. :D

Já agora, deixo aqui um mapa com as temperaturas às 14h nas várias cidades da região:



Repare-se nos contrastes que existem entre as localidades...
Como é visível, até a zona da Moita (que até é quente) estava com uma temperatura inferior à minha, às 14h.
Moscavide estaria, nesta altura, com 29 ºC.
Note-se que esta nem sequer é a hora de serem atingidas as temperaturas máximas.
(Ignorar as outras localizações da Amadora e Vila Franca de Xira, pois são incorrectas. Corrigi essas localizações, colocando-as eu.)

Penso que não há muito mais a dizer...quando quiser, faça a experiência na hora de maior calor e pode sempre tirar algumas dúvidas, vindo mesmo cá à vila, nem que seja para tomar um café ! :lmao:

Abraços ! :)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Boas Daniel,

Realmente só ver para crer. Depois do que apresentaste não tenho duvidas que seja uma das zonas mais quentes em Lisboa mas todos os dias +3ºC :huh:

Sabes o problema não é teres 20% ou 50% dos dias mais quentes o que se passa é que tens todos os dias (100%) mais essa temperatura.

Mas pronto fica combinado um café, e tenho que levar um carro com termometro. :thumbsup: