Seguimento - Agosto de 2007

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Continuação de boa noite a todos !
Por cá, já estão 19,9 ºC.
Noite muito agradável, sem dúvida.

***

Às 2:00h (UTC) / 3:00h (reais)

Dados do Instituto de Meteorologia


Lisboa/Gago Coutinho: 23,1 ºC
Almada/Praia da Rainha: 13,6 ºC (Vão desculpar-me, mas é uma aberração, duvido disto)
Alcobaça: 10,2 ºC (Mais uma estação em que eu não acho que os dados sejam fiáveis, de todo)
Estremoz: 14,8 ºC (Destoa imenso com as regiões circundantes, dá que desconfiar)
Alvalade (Sado): 14,5 ºC (Apresenta diferenças exorbitantes com as regiões circundantes)
Portimão: 15,8 ºC (Também acho que é um valor demasiado baixo, comparando com todas as outras estações do Algarve)

(Hoje, a estação da Figueira da Foz não está a emitir dados, mas acreditem que se emitisse, daria dados muito próximos dos de Alcobaça, o que é muito duvidoso, ainda por cima numa região daquele tipo).

***

Entre mais algumas estações, penso que estes são alguns exemplos que demonstram que nem sempre a marca do Instituto de Meteorologia é um sinal de fiabilidade, porque algumas estações precisam de reparação/manutenção.
Já tive oportunidade de ir até algumas destas regiões e comprovar que as temperaturas registadas não correspondiam à realidade por uma diferença significativa.
Tenho vindo a controlar permanentemente estas estações desde o Inverno e já vi grande parte delas com valores negativos, em zonas de praia ou bastante litorais.
Por essa razão é que falo com tanta certeza.

Nota: A estação de Gago Coutinho é bastante fiável e apenas está na lista para servir de base de comparação.
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Máximas Ontem (Lisboa):

Moita 30,3
Alhos-Vedros 29,9
Oeiras 29,7
LX-Gago 29,0
Montijo 29,0
Portela Sacavem 28,7
Almada 28,3
Queluz 28,3
LX-Geofisico 27,9
Sintra/Granja 25,4

Amadora N/D
Moscavide N/D


Mínimas Hoje (Lisboa):

Sintra/Granja 14,4
Montijo 17,0
Moita 18,8
Alhos-Vedros 19,0
--- TROPICAIS---
Queluz 20,9
Portela Sacavem 21,2
Amadora 21,4
Oeiras 21,4
Almada 21,5
LX-Gago 21,6
LX-Geofisico 22,0

Moscavide N/D

Fontes:
ogimet.com
meteoclimatic.com
wunderground.com
Daniel_Vilao
Páginas Pessoais
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Bom dia a todos. Aqui pelo concelho da Lagoa o dia amanheceu com céu pouco nublado, e pelo que a minha vista conseguiu alcançar o mesmo se deve passar em Ponta Delgada e Vila Franca do Campo. Hoje até a montanha da Lagoa do Fogo se encontra a descoberto.

As noites já vão sendo mais frescas.

Tmin foi de 17,3ºC esta noite
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Deixar também a nota que a humidade está "anormalmente" baixa.

Na minha estação nao passou dos 63% e neste momento já vai em 34%.

No resto do pais como andamos de "humidades"?
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Continuação de boa noite a todos !
Por cá, já estão 19,9 ºC.
Noite muito agradável, sem dúvida.

***

Às 2:00h (UTC) / 3:00h (reais)

Dados do Instituto de Meteorologia


Lisboa/Gago Coutinho: 23,1 ºC
Almada/Praia da Rainha: 13,6 ºC (Vão desculpar-me, mas é uma aberração, duvido disto)
Alcobaça: 10,2 ºC (Mais uma estação em que eu não acho que os dados sejam fiáveis, de todo)
Estremoz: 14,8 ºC (Destoa imenso com as regiões circundantes, dá que desconfiar)
Alvalade (Sado): 14,5 ºC (Apresenta diferenças exorbitantes com as regiões circundantes)
Portimão: 15,8 ºC (Também acho que é um valor demasiado baixo, comparando com todas as outras estações do Algarve)

(Hoje, a estação da Figueira da Foz não está a emitir dados, mas acreditem que se emitisse, daria dados muito próximos dos de Alcobaça, o que é muito duvidoso, ainda por cima numa região daquele tipo).

***

Entre mais algumas estações, penso que estes são alguns exemplos que demonstram que nem sempre a marca do Instituto de Meteorologia é um sinal de fiabilidade, porque algumas estações precisam de reparação/manutenção.
Já tive oportunidade de ir até algumas destas regiões e comprovar que as temperaturas registadas não correspondiam à realidade por uma diferença significativa.
Tenho vindo a controlar permanentemente estas estações desde o Inverno e já vi grande parte delas com valores negativos, em zonas de praia ou bastante litorais.
Por essa razão é que falo com tanta certeza.

Nota: A estação de Gago Coutinho é bastante fiável e apenas está na lista para servir de base de comparação.

Também me parecem muito estranhos alguns dos valores dessas estações. Esses valores muito baixos, em comparação com os das estações mais próximas, podem resultar apenas numa localização muito favorável à acumulação de ar frio. No entanto, algumas dessas estações faziam parte do resumo mensal do IM e já deixaram de fazer.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Bom dia,



Mínima de 19,3ºC cá pela Porta da Ravessa



Dados das 9.30h:

Temp. 23,9ºC
Humid. 38%
Pressão 1018hPa
Vento 19,8km/h ENE








Quase, quase de férias...outra vez :D
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Vince, os 36ºC é em Leiria e não em Santarém ;)

Também me parecem muito estranhos alguns dos valores dessas estações. Esses valores muito baixos, em comparação com os das estações mais próximas, podem resultar apenas numa localização muito favorável à acumulação de ar frio. No entanto, algumas dessas estações faziam parte do resumo mensal do IM e já deixaram de fazer.

Também acho que é isso, o relevo onde se encontra algumas dessas estações devem favorecer mínimas muito baixas, não sei por que outra razão poderia ser. Mas ainda assim, as temperaturas de Almada parecem quase impossiveis, já vi lá cada diferença com Lisboa no inverno.

A humidade aqui também está muito baixa, como é normal no verão. Agora é de 24% e curiosamente está nesta marca desde as 13:50. Durante a manhã só chegou no máximo aos 60%. A humidade mais baixa das estações do IM neste momento é em Avis com 10%.

A mínima hoje em minha casa foi de 9,4ºC. Neste momento tenho 22,8ºC, que é também a máxima momentânea do dia. Céu limpo e vento fraco de este.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Máximas Hoje (Lisboa):

Moita 33,0
Oeiras 32,9
Alhos-Vedros 32,4
Montijo 32,4
LX-Gago 32,1
LX-Geofisico 31,4
Almada 31,7
Portela Sacavem 31,4
Sintra/Granja 30,4
Queluz 29,7

Amadora N/D
Moscavide N/D

Fontes:
ogimet.com
meteoclimatic.com
wunderground.com
Daniel_Vilao
Páginas Pessoais
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui,no último dia do mês, céu pouco nublado e registei as seguintes temperaturas:

Temperatura Máxima: 26.0ºC
Temperatura mínima: 19.2ºC
Temperatura actual: 24.3ºC