Seguimento - Brasil 2013

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Calor passa dos 40°C no Piauí e na Bahia

Sem nuvens, sem ar polar, quase sem vento. Só o sol pleno e soberano num céu sem nuvens castigando a terra a população.

Assim foi a terça-feira, 24 de setembro de 2013, em praticamente todo o Nordeste do Brasil. Mas no Piauí e no noroeste da Bahia, o calor foi extremo. Os termômetros superaram os 40°C e no caso do Piauí, foi de forma quase generalizada. Onde o termômetro não bateu nos 40 graus redondos, a marca foi muito perto deste valor.

No Piauí, a população diz que esse calor é o “Brobró”. A expressão vem da junção da última sílaba dos meses mais quentes do ano: setembro, outubro, novembro.

O calor vai continuar extremo ainda por muitas semanas. A chegada de uma frente fria ao litoral da Bahia no fim desta semana vai dar um ligeiro alívio, provocar até uma chuvinha, em poucos lugares. Mas em muitos lugares, a chuva nem chega no chão. Evapora antes passando pelo ar muito quente entre a nuvem e o chão.

OBYnGZH.png


nCJrSJs.png


http://www.climatempo.com.br/noticias/180244/calor-passa-dos-40°c-no-piaui-e-na-bahia/
 


RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Vendaval de 108,3 km/h provoca estragos em Pradópolis (SP)

Nuvens convectivas que se formaram entre a tarde e o inicio da noite deste sábado (28) no norte de São Paulo provocaram um intenso vendaval em parte do município de Pradópolis por volta das 18h30min (Brasília).
Segundo informações do Corpo de Bombeiros que Ribeirão Preto, ocorrências como quedas de árvores e destelhamentos de construções. A rajada máxima de vento observada na estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a 108,3 km/h.

968-Prad%C3%B3polis-SP-26-10-12-F.-L.-Piton-e1351386978300.jpg


969-Prad%C3%B3polis-SP-26-10-12-F.-L.-Piton-e1351387044770.jpg


http://deolhonotempo.com.br/site/vendaval-de-1083-kmh-provoca-estragos-em-pradopolis-sp/
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Modelos apontam chuva de 300 mm nos próximos dias em MG

As simulações numéricas rodadas neste domingo (29) continuam indicando a possibilidade de muita chuva ao longo desta semana em parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, mas em particular sobre o sul e leste de Minas Gerais.
Tanto o modelo norte-americano GFS quanto o brasileiro MBAR indicam a possibilidade de acumulados superiores a 300 milímetros, principalmente sobre as regiões de Barbacena, Juiz de Fora e Muriaé.
Caso se confirme a previsão, estas regiões estarão susceptíveis à ocorrência de transtornos como enxurradas, alagamentos e deslizamentos, uma vez que o histórico da região é favorável.
Em vários municípios do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Goiás, as simulações indicam que pode chover nos próximos 5-7 dias entre 90 e 150 mm.

124.png

http://deolhonotempo.com.br/site/mo...m-de-chuva-nos-proximos-dias-em-minas-gerais/
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Tempestades provocam muitos estragos no interior de São Paulo


Uma sequência de células de tempestades atingiu o interior de São Paulo na madrugada desta quarta-feira (2) provocando chuva intensa, muitos raios, rajadas de vento e granizo.
Até às 2h30min (Brasília), o De Olho No Tempo Meteorologia em contato com autoridades das regiões de Assis, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo e Presidente Prudente apurou que pelo menos 20 municípios do oeste e centro-oeste de São Paulo foram afetados.
Os casos mais graves foram registrados em Pedrinhas Paulista, Cruzália e Tarumã, ambos na região de Assis, ainda na noite de ontem, por volta das 22h30min, onde um forte vendaval provocou muitos estragos. Informações de moradores locais dão conta de que o vento intenso não durou mais de dois minutos destelhando construções e derrubando árvores e postes. Ainda é cedo para afirmar, uma vez que não existe – até o momento – imagem comprobatória de danos. Apenas dados de radares indicaram refletividade extrema compatível à atividade tornádica.
Por volta das 2 horas, partes de Martinópolis e Rancharia foram afetadas por farta precipitação de granizo. Parte destes municípios está sem comunicação e sem energia elétrica. Em ambos os municípios afetados por tempestades, até o momento não haviam informações sobre possíveis vítimas.

http://deolhonotempo.com.br/site/tempestades-provocam-muitos-estragos-no-interior-de-sao-paulo/
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Forte vendaval deixou cidade em estado de calamidade

A cidade de Cristino Castro (PI) parou diante do forte vendaval que destruiu e causou pânico no fim da tarde deste domingo (06/10). Casas foram destruídas, postes de concreto entortados, tetos arrancados, muros destruídos, árvores arrancadas pela raiz e arremessadas a metros de distância. O teto de uma pousada foi levado pelo vento e atingiu várias casas destruindo-as, ruas e travessas ficaram interditadas, a tempestade aconteceu por volta das 18hs30min. Os prejuízos são enormes e a cidade decretou estado de calamidade. O mesmo município foi atingido por um violento tornado em dezembro de 2009.

TribunaOnline