Seguimento - Brasil 2013

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Caxias do Sul - RS

Caxias-do-Sul-RS-10-11-13-Hugo-Ara%C3%BAjo.jpg


Caxias-do-Sul-RS-10-11-13-Val-Suzuki.jpg

Fotos brutais!!!:surprise: :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: david 6 e RRC


RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
O Rio de Janeiro teve o dia mais quente do ano com 41,8ºC :calor:. Já a noite caiu um temporal, uma aeronave foi danificada pelo granizo.

Rio-de-Janeiro-RJ-13-11-13-Alessandro-Santos-1.jpg
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Especialistas confirmam ocorrência de tornados em São Joaquim, na Serra de SC

Depois da confirmação de uma microexplosão, especialistas confirmam também a ocorrência de tornados em São Joaquim, na Serra Catarinense. Formados no mesmo tipo de nebulosidade, os dois fenômenos aconteceram entre o fim da tarde e início de noite da última segunda-feira e assustaram os 25 mil moradores do município.

Pela manhã, após analisar fotos de um galpão cujas paredes ficaram em pé e o telhado desabou no meio, como se o teto tivesse sido empurrado para baixo, o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, atestou a microexplosão, que ocorre quando uma forte rajada de vento sai da base da nuvem em direção ao solo.

À tarde, ao receber novas imagens e assistir a um vídeo gravado por um morador que mostra a formação de quatro funis de nuvem no céu, Puchalski confirmou a ocorrência de um ou mais tornados no município, mas em regiões diferentes da microexplosão.

— É uma condição normal, pois os dois fenômenos se originam no mesmo tipo de nebulosidade (cumulus nimbus), mas não dá para fazer relação entre ambos e afirmar qual é mais forte.

Quem também confirma a ocorrência de tornados em São Joaquim são os pesquisadores Jaqueline Estivallet e Paulo Hames, de Florianópolis. Os dois são estudiosos de tornados e subiram a Serra para conferir de perto o que aconteceu.

Entre as principais características, eles encontraram muitas rotações em telhados e telhas totalmente retorcidas, caixas de maçã que foram sugadas e levadas para longe dos depósitos, árvores retorcidas para lados diferentes e partidas ao meio, um barracão de tijolos completamente torto e uma porta de galpão com 500 quilos lançada a 300 metros do local.

— Podemos afirmar que a região foi atingida por alguns tornados de fraca intensidade —, diz Jaqueline.

Para a pesquisadora, os tornados que atingiram São Joaquim devem ter ficado entre as categorias F0 (considerado leve, com ventos de 64 a 116 km/h conforme a Escala Fujita, utilizada para medir a intensidade de tornados avaliando-os pelos danos causados) e F1 (moderado, de 117 a 180 km/h).

Ela lembra que o último tornado com potencial de dano a atingir Santa Catarina foi o que destruiu toda a cidade de Ponte Alta, também na Serra, no dia 2 de dezembro do ano passado. Na ocasião, o fenômeno ficou na categoria F3 (forte, com ventos de 254 a 331 km/h).

Toda a área urbana de Ponte Alta foi castigada, e praticamente todos os cinco mil moradores foram afetados. Os prejuízos passaram dos R$ 30 milhões e a prefeitura decretou estado de calamidade pública. Em São Joaquim, a Defesa Civil estadual avalia a necessidade de decretar situação de emergência.

http://diariocatarinense.clicrbs.co...os-em-sao-joaquim-na-serra-de-sc-4331310.html
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Tornado causa grande destruição em Bom Jardim da Serra


15944213.jpg

Vendaval fez um pedaço de madeira voar e atravessar o pneu de carro

Em Bom Jardim da Serra, pelo menos metade da área urbana do município de 4,5 mil habitantes foi atingida por um tornado. Segundo a coordenadora da Defesa Civil local, Karine Marcelino Machado, aproximadamente 200 residências foram afetadas e algumas até desabaram completamente, obrigando os moradores a colocar os bens que restaram em cima de caminhões.

— Casas desmoronaram inteiras e não existem mais, árvores voaram e postes caíram. Felizmente não tivemos nenhum ferido —, diz Karine.

Alguns órgãos públicos como o posto de saúde e a secretaria municipal de Assistência Social também sofreram danos. O prefeito Edelvânio Nunes Topanoti estava em viagem a Florianópolis, onde teria uma reunião com membros do governo do Estado, e precisou voltar às pressas a Bom Jardim da Serra ao saber da situação. O levantamento dos estragos, de quantas pessoas precisarão de abrigo e para onde elas serão levadas ainda é realizado.

A coordenadora da Defesa Civil adianta que muito provavelmente a prefeitura deverá decretar situação de emergência. A calamidade pública foi descartada, pelo menos por enquanto, porque o município conta com os serviços básicos de água e energia elétrica.

http://diariocatarinense.clicrbs.co...stes-caem-em-bom-jardim-da-serra-4355166.html
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Granizo destrói 70% das construções de Cidreira (RS)


b59c9bfb6245f1069f7f3c3f1b02bceb.jpg


Uma forte tempestade de granizo castigou o município de Cidreira, no litoral gaúcho, na madrugada desta quinta-feira (05).
Segundo o levantamento feito pela Defesa Civil, pelo menos 70% de todas as construções do município ficaram parcialmente ou totalmente destruídas. Muitas casas, sequer tinham telhas após a tempestade, informou o órgão.
Em vários pontos no interior do município, pedras de gelo maiores que ovos de galinha ainda provocaram estragos em plantações e estufas, além de matar animais como pássaros.

http://deolhonotempo.com.br/site/granizo-destroi-70-das-construcoes-de-cidreira-rs/
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Tornado atinge Canoinhas (SC) e deixa rastro de destruição

9513_553303048091097_953945373_n.jpg


Um tornado atingiu na tarde desta quinta-feira (05) parte do município de Canoinhas. Os ventos danificaram cerca de 100 casas, destruíram cinco barracões de uma granja e um mercado e provocaram a queda de árvores e postes. O fornecimento de luz foi afetado.

O tornado durou aproximadamente cinco minutos. A Defesa Civil do Município acredita que os ventos superaram os 140 km/h.

A região dos Bairros Água Verde, São Marcos, Farinha e Cohab II foram as mais atingida. Uma mulher 25 anos sofreu ferimentos graves. Ela é funcionária de um mercado que foi totalmente destruído no bairro Marcos. O destelhamento de casas deixou feridos e muitos prejuízos aos moradores.

Na granja de ovos do empresário Osmar Negosek, cinco dos sete barracões foram destruídos. Em um deles haviam cerca de 9700 aves. A maioria delas morreu. Dois funcionários da granja também sofreram ferimentos leves.

No terreno da granja vários pinheiros tiveram sua copas arrancadas pela força o vento. "Foi muito rápido, não durou nem dez segundos, e tudo veio abaixo", disse Negosek desolado.

"Os tornados surgem de forma aleatória e têm duração rápida. É difícil de prever", disse a meteorologista Marilena de Lima, do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina).

De acordo com ela, a passagem do tornado levou chuva para a região. A previsão para os próximos dias também é de chuva e ventos.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, o fenômeno desta quinta-feira foi caracterizado preliminarmente como tornado de força 1, de intensidade moderada.

Auxílio

Após o tornado, as ações de auxílio à população contaram com a prefeitura, por meio da Comissão Municipal de Defesa Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e Voluntários.

Lonas plásticas foram distribuídas para as famílias que tiveram suas casas destelhadas. No entanto, ainda não há confirmação sobre o número de desabrigados. A Defesa Civil ainda faz o levantamento dos prejuízos.

http://www.portaldecanoinhas.com.br/noticias/12987
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Áreas de instabilidade atingem agora São Paulo, cai granizo na capital e cidades reportam rajadas de vento intensas.

thjieeezob.jpg
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Recife: quase dobro da chuva de dezembro em 12h
cn4Kirr10.jpg


Grandes áreas de instabilidade se espalharam sobre o Nordeste levando nuvens carregadas para todos os estados da Região. A chuva caiu com muita força na madrugada e manhã desta quinta-feira sobre Recife, capital de Pernambuco. Entre meia noite e 9 horas da manhã, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 107 mm chuva sobre a cidade. Esta quantidade de chuva é completamente fora do comum para dezembro no litoral de Pernambuco, pois é época de seca. A média normal de chuva para dezembro em Recife fica em torno dos 65 mm, o segundo menor valor na escala anual.

http://www.climatempo.com.br/noticias/196282/recife-quase-dobro-da-chuva-de-dezembro-em-12h/
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Em 168 horas, litoral do Espírito Santo registrou o maior volume de chuva de todo o planeta


Os dados interpolados do satélite Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) da Agência Espacial Americana (NASA) com estações meteorológicas de superfície comprovaram que ao longo das últimas 168 horas (desde a última sexta-feira, 13), o litoral do Espírito Santo foi a região de todo o planeta Terra que mais registrou precipitação.

Na comunidade de Boa Vista, em Linhares, das 18 horas (Brasília-verão) de sexta-feira (13) até às 18 horas desta sexta-feira (20), o índice pluviométrico havia chegado a impressionante marca de 498,6 milímetros. Ainda no litoral capixaba, a estimativa feita pelo satélite foi de precipitação entre 500 e 700 milímetros.

No mesmo período foram contabilizados 345,5 milímetros em Cahuide, no departamento de Cuzco, no Peru e 448 milímetros em Placencia, no estado de Stann Creek, em Belize.
No litoral do Sri Lanka, região de Kirinda, foram aferidos 380 milímetros de chuva. E no extremo norte do Vietnã, em na província de Lai Châu, foram observados 400 milímetros, já na fronteira com a China.

Até o final da noite desta sexta-feira, quase 20 mil pessoas ainda permaneciam desalojadas em todo o Estado por conta dos alagamentos, muitos que sequer haviam começado a recuar.

68-Serra-ES-20-12-13-Carlos-Alberto-Silva.jpg


http://deolhonotempo.com.br/site/em...ra-o-maior-volume-de-chuva-de-todo-o-planeta/
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Chuva: Espírito Santo decreta situação de emergência e calamidade pública

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), decretou neste sábado (21) estado de emergência e de calamidade pública em todos os 78 municípios. Em coletiva pela manhã, o governador recebeu a informação de mais duas mortes, subindo para cinco o número de vítimas por causa das chuvas que atingem o Espírito Santo desde o início da semana.

As duas novas mortes foram provocadas por deslizamento de terras em Itaguaçu e Domingos Martins, na região Serrana. Os outras três pessoas morreram em Colatina, em Nova Venécia e em Baixo Guandu. No último boletim do Departamento de Estradas e Rodagem (DER - ES), pelo menos 20 rodovias sofrem com pontos de alagamento, queda de barreiras ou erosão de pistas.

Na manhã deste sábado, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, esteve no Palácio Anchieta, em Vitória, para definir as estratégias a serem adotadas junto ao governo.

A pedido da Defesa Civil Estadual, a Secretária Nacional de Defesa Civil autorizou o envio de duas mil cestas básicas, dois mil kits de higiene pessoal e limpeza, quatro mil colchões e 12 mil litros de água potável engarrafada.

Além disso, um helicóptero da Força Aérea Brasileira já está sobrevoando as áreas atingidas desde ontem no intuito de mapear melhor a situação.

Rodovias

O caso mais grave é o da Rodovia ES 010, que liga Jacaraípe a Nova Almeida, no município da Serra. Parte da estrada cedeu devido a força das chuvas e do mar, causando grande congestionamento e obrigando os motoristas a passar pela BR 101 como alternativa. Em Pancas, na região noroeste do Estado, a rodovia ES 341 encontra-se completamente rompida pela força das águas.

Segundo a diretora geral do DER Teresa Casotti, são cerca de 500 pessoas trabalhando em plantão permanente para atender todo o Espírito Santo, mas a chuva que continua a cair dificulta o trabalho. "O mau tempo provocou grandes estragos, mas ainda não conseguimos executar serviços de melhoria. O que podemos é sinalizar e orientar os motoristas", diz.

Mais chuva

O mau tempo não tem previsão de trégua. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu alerta de chuva forte para todo o Estado, com exceção dos municípios que fazem divisa com o Rio de Janeiro, onde nas próximas 72h o volume de água deve ser maior do que o esperado.

O diretor-presidente do Instituto Evair Vieira de Melo explica que as fortes chuvas são decorrentes da Zona de Convergência do Atlântico Sul, fenômeno comum, mas que está acontecendo com grande intensidade neste fim de ano.

http://www.folhavitoria.com.br/gera...uacao-de-emergencia-e-calamidade-publica.html
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Onda de calor pode elevar temperatura para mais de 40°C no Rio Grande do Sul

22.png


O redirecionamento do vento muito quente de noroeste ao longo desta próxima semana para o centro-sul do continente deve permitir um disparo das temperaturas em muitas regiões, principalmente entre a Argentina, Uruguai, Paraguai e o estado do Rio Grande do Sul.
As simulações numéricas indicam em brutal aquecimento sobre estas regiões já a partir desta segunda-feira (23), com valores entre 34°C e 38°C.
O feriado de Natal deve ser de tempo seco e ar pra lá de aquecido nas áreas citadas, principalmente aos gaúchos, onde os meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) estimam em valores entre 36°C e 40°C sobre grande parte do estado, inclusive em parte da Grande Porto Alegre.
O modelo norte-americano GFS estima em temperatura entre 40°C e 44°C para a tarde de quarta-feira (25) na região de Uruguaiana e também no noroeste, oeste e sul do Uruguai e no centro-norte e nordeste da Argentina (incluindo a Grande Buenos Aires). A probabilidade de chuva, por enquanto, de acordo com o Cptec/Inpe, segue baixa na região entre quinta-feira e sábado (27).

http://deolhonotempo.com.br/site/on...-temperatura-para-mais-de-40c-rio-grande-sul/
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Chuvas já desabrigaram 50.000 pessoas no Espírito Santo


Dilma-11.jpg


As fortes chuvas caídas no Espírito Santo deixaram mais de 50.000 desabrigados e 14 mortos contabilizados até o momento. Cerca de 20 mil quilômetros de estradas foram destruídos ou danificados de alguma forma. Comércio, indústrias e serviços foram prejudicados. No interior, há relatos de grandes perdas na agricultura e pecuária.O governador Renato Casagrande (PSB) decretou Situação de Emergência.

A presidente Dilma Roussef se deslocou até a região. Sobrevoando a área atingida anunciou a liberação de recursos no valor de R$ 600 milhões para socorrer as vítimas da enchente.

“A prioridade no momento é salvar vidas. Resgatar as pessoas e abriga-las adequadamente.” – afirmou a presidente Dilma. O governo federal além de disponibilizar recursos financeiros, também está disponibilizando auxílio técnico ao governo capixaba. À partir dessa quinta feira, homens e máquinas do exército estarão se deslocando para a região atingida, no Espírito Santo.

http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/chuvas-já-desabrigaram-50-mil-no-espírito-santo