Seguimento de Cabo Verde

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Esta é a epoca do ano mais importante para Cabo Verde e deixo aqui alguns Valores de precipitação na Azagua(epoca de agricultura).



NOS KU NOS
A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha
Chuvas de Setembro renovam esperança dos camponeses
05 Setembro 2009
A chuva de “ azagua” continua a cair em quase todas as ilhas de Cabo Verde. As precipitações registadas nestes primeiros dias de Setembro chegam par ancorar a esperança dos camponeses num bom ano agrícola. E quando muitos agricultores das ilhas, sobretudo de Santo Antão, iam perdendo a esperança numa boa azagua, tudo mudou. Agora a azáfama é grande e o sorriso abre-se de lés a lés pelos campos de Cabo Verde.A cidade de Assomada registou logo nos primeiros dias de Setembro (1 e 2) a sua maior precipitação desta época, 105 mm. As ilhas do Maio, Fogo e Brava vêm sendo abundantemente beneficiadas com as chuvas, que vêm caindo regularmente desde o mês de Agosto. Só na localidade de Cachaço, Brava, a chuva marcou 84 mm.

E até Santo Antão que no mês de Agosto só vira chuviscos fracos e dispersos, ficou completamente molhada com as recentes precipitações de Setembro. Água das Caldeiras ( Ribeira Grande) com 67 mm e Covão ( Paul) 75mm mostram bem a intensidade das chuvas que caíram em Santo Antão que por pouco não perdia a esperança. Os agricultores que se queixavam do atraso no início do ano agrícola por falta de chuva, agora correm atrás do prejuízo de enxada na mão e a esperança num bom ano agrícola bem estampada no rosto.

JG



http://asemana.sapo.cv/spip.php?article45080&ak=1


Retirado do jornal on line ASemana
 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Mais noticias da chuva que tem caido em Cabo Verde.


Chuva em Santo Antão
09 Setembro 2009
Está a chover em Santo Antão desde a madrugada de hoje, 9, em todos os três concelhos. Contudo, conforme informações prestadas via telefone, chove com maior intensidade no norte da ilha, Ribeira Grande e Paul. Ainda não há informações sobre estragos dignos de mensão. No então, está confirmado um facto, no Vale da Ribeira da Torre já não há estrada para circulação, nem de pessoas nem de viaturas.

Por:Manuel Nascimento


Retirado do jornal ASemana

Coloco aqui o link para se ver as fotos magnificas desta bela ilha que é Santo Antão

http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article45205&ak=1
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Este ano as chuvas em Cabo Verde estão a ser muito beneficas, e coloco aqui alguns dos valores de precipitação que ocorreu na ilha de São Nicolau.



Chuvas de Setembro na Vila da Ribeira Brava
12 Setembro 2009
São Nicolau é a ilha onde se registou a maior precipitação, na última quarta-feira, 09, tendo as chuvas atingido os 200 milímetros na zona de Fabateira, 190 mm no Talho, 171 em Pombas, 160 na Vila – Ladeira de Igreja, 156,7 em São João e 101 na localidade de Carriçal. A chuva trouxe muita alegria aos agricultores, mas deixou um rasto de estragos, sobretudo na Vila da Ribeira Brava.

tirado ASemana diario on line.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Este ano as chuvas em Cabo Verde têm sido muito generosas até demais!


Chove intensamente em São Nicolau e Ribeira Brava está inundada
16 Setembro 2009
Chove intensamente na ilha de São Nicolau desde a madrugada de hoje, quarta-feira, 16. O presidente da Câmara da Ribeira Brava já veio a público, através da RCV, apelar à solidariedade dos cabo-verdianos e das instituições internacionais para com São Nicolau porque a Vila está inundada. Américo Nascimento fala em situação de catástrofe e afirma que neste momento “a chuva não é mais bem-vinda na ilha”. De acordo com moradores, a quantidade de água que caiu desde a madrugada sobre a Vila da Ribeira Brava é espantosa. “São indescritíveis as imagens de tanta água a sair das rochas, a circular no centro da Vila. Estamos sem sinal de móvel e de rádio. As estradas e vias de acesso estão todas cortadas. Existe um medo no ar e ninguém diz nada, mas a chuva teima em continuar”, relatava o correspondente da RCV, Fernando Santos, por volta das 8 horas desta quarta-feira
Américo Nascimento, que está a dirigir as operações da Protecção Civil na Ribeira Brava, se mostra desalentado. Para o autarca, a situação é de calamidade e vive-se na expectativa de notícias das restantes localidades. Isso porque não há comunicação, as estradas e vias estão cortadas e não se sabe o que se passa nas zonas. Mas pelos prejuízos na Vila da Ribeira Brava, que já não tem condições para absorver mais nenhuma gota de água, diz o edil, pode-se imaginar um panorama grave em todo o município.

Em São Vicente, a situação também é preocupante. Na Ribeira do Calhau, por exemplo, a quantidade de água obrigou a retirada de pelo menos duas famílias das suas casas. Os moradores mostram-se cautelosos porque dizem que há mais de 25 anos que em S. Vicente não chovia com tanta intensidade. A localidade da Baía das Gatas está inundada. Ainda não se sabe a dimensão dos prejuízos, mas a chuva continua a cair. Noticias de última hora dão conta também de fortes chuvas na Ribeira Grande, Santo Antão.

E o Serviço Nacional de Meteorologia e Geofísica prevê mais chuvas devido a uma área de instabilidade, sobretudo nas ilhas do Norte. De acordo com o meteorologista de serviço, Raquel Gonçalves o céu está muito nublado, com possibilidade de chuvas e chuviscos acompanhados de trovoada. Nas restantes ilhas, poderá ocorrer chuva dispersa.


Retirado do diario on line ASemana


Pela imagem do Eumesat de hoje nova onda tropical se aproxima do arquipelago vinda do Senegal.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Este ano as chuvas em Cabo Verde têm sido muito generosas até demais!

Chove intensamente em São Nicolau e Ribeira Brava está inundada
16 Setembro 2009

E se calhar os habitantes de Cabo Verde, há um mês atrás, clamavam fervorosamente pela chegada da chuva, agora estão fartos dela...:(

Isto faz-me lembrar alguns colegas do Forum (eu incluído;)), que não se cansam de se queixar com saudades da chuva, vamos ver se não iremos engulir em seco:rain:.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não consegui encontrar dados concretos para Cabo verde, mas há toda uma zona a leste/sudeste de Cabo verde com uma forte anomalia na precipitação (Maio-Setembro).

seasonalwestanom.gif



Dados de Dakar, 670km a leste da Praia, também com anomalia positiva de 121,9mm nos últimos 30 dias.

sn6164130.gif
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
É impressionante a quantidade de chuva que cai em Cabo Verde e seus estragos, e está para continuar!

Vila da Rª Brava: Limpeza um dia após as chuvas
17 Setembro 2009
Começam a ser removidos os entulhos arrastados pelas enxurradas que invadiram esta quarta-feira o centro da Ribeira Brava e mudaram a imagem desta pacata Vila. A edilidade está a trabalhar com meios próprios e com máquinas prontamente disponibilizadas pela sua congénere do Tarrafal. Da parte do governo, o ministro das Infra-estruturas e Transportes, Inocêncio Sousa, desloca-se este sábado à São Nicolau para constatar in loco os estragos na Vila da Ribeira Brava, que ficou parcialmente isolada na sequência das chuvas caídas nos últimos dois dias.
O vereador da Câmara Municipal local, Carlos Gomes, fez ao asemanaonline um retrato falado da Ribeira Brava um dia após as chuvas. Segundo este autarca, os estragos começam logo à entrada da Vila, mais precisamente na zona de Passagem. “O caudal de água era tanto que invadiu as ruas, soterrou a Praça Cónego Bouças - no centro da vila - e assenhoreou-se de ruas e casas comerciais. Os prejuízos são avultados. Por exemplo, a Farmácia Gaby e casas particulares ficaram inundadas”.

No Terreiro houve uma confluência de enxurradas e a força da água arrastou uma viatura e pedregulhos. “Outra enxurrada que vinha de Mané Praia acumulou uma grande quantidade de entulho em frente ao jardim de infância e invadiu muitas casas. Casas, oficina e um armazém de Ladeirinha Beto Isabel foram inundadas. A força da água arrebentou a porta de alumínio e deixou o local cheio de escombros”, relata Gomes.

Mas o que deixou os moradores da Vila mais aflitos e com o “Credo" na boca foi a força da enxurrada que vinha da ladeira da Igreja. Isso porque a rocha “Monte Fora”, que é sobranceira à Vila, se transformou numa grande cascata, com mais de 50 metros de altura. A água abriu crateras e levou consigo tudo o que encontrou pela frente. “Ao chegar em Passagem, essa água encontrou obstáculos, o que provocou o assoreamento da ribeira. Esta aumentou o nível e levou a água para o centro da Vila. Essa é a situação mais urgente. É preciso uma intervenção de fundo na Ladeira da Igreja”.

Foi esse cenário que levou o presidente da Câmara da Ribeira Brava, Américo Nascimento, a lançar um apelo à solidariedade das autoridades nacionais e instituições estrangeiras. A autarquia do Tarrafal disponibilizou, de imediato, uma máquina bulldozer e prometeu mobilizar mais equipamentos junto das construtoras
Também o governo decidiu enviar uma delegação, chefiada pelo ministro das Infra-estruturas, Manuel Inocêncio Sousa, que chega à ilha de S. Nicolau no próximo sábado para constatar in loco a situação que se vive no município da Ribeira Brava. "Vamos verificar o impacto das chuvas, os estragos e as intervenções que serão necessárias", confirmou o governante à RCV.

Inocêncio Sousa assegurou ainda que o seu gabinete já está a contactar as empresas de construção civil que operam na ilha, no sentido de ajudarem as autoridades municipais a fazer a limpeza. Mais, o ministro garante que serão tomadas medidas necessárias para evitar novas situações de urgência na Ribeira Brava. Enquanto isso, algumas zonas continuam isoladas e sem vias de acesso – caso do Carriçal -, o sinal de rádio está cortado e a rede móvel é deficiente em quase toda a ilha.

Chuvas em Santo Antão

Na ilha de Santo Antão, em particular na zona norte, o cenário desta quinta-feira fez lembrar as chuvas de Setembro em 1984. Cheias de grande intensidade saíram dos principais vales dos concelhos da Ribeira Grande e do Paul. As rochas transformaram-se em cascatas gigantes. Mas não há informações de problemas graves ou de grandes estragos.

Entretanto as enxurradas vindas da Ribeira da Torre provocaram o assoreamento da zona onde recentemente foi construída a ponte que liga Povoação ao Tarrafal. Morreram alguns animais.

No Paul, a população de Chã de João Vaz está isolada devido a um corte na zona Cavoquinho. Vários caminhos vicinais foram danificados e uma família perdeu a sua casa na zona de Pico da Cruz. Mas, segundo o presidente substituto da edilidade, José Branco, a situação foi prontamente resolvida
SMPC no terreno em São Vicente

Em São Vicente, o Serviço Municipal de Protecção Civil ainda está no terreno a fazer um levantamento dos estragos. Mas numa primeira análise ao asemanaonline o comandante dos Bombeiros Municipais, João Barros, informa que a calçada da estrada atrás da Electra (Matiota) foi arrancada. Outra estrada danificada é a que liga a zona de Cruz a Espia, construída recentemente.

“A estrada no fundo de Calhau foi cortada para abrir uma passagem de água e tivemos duas casas inundadas nesta localidade. As máquinas já iniciaram os trabalhos de limpeza e algumas pessoas, cujas casas estão em risco, foram colocadas no Centro Social de Fonte Filipe, sob os cuidados do Serviço Social da Câmara de São Vicente”, reporta João Barros.

E enquanto as autoridades e moradores dessas três ilhas contabilizam os estragos, o Serviço Nacional de Meteorologia e Geofísica prevê para as próximas horas queda de precipitação de intensidade variada, acompanhada de trovoada, sobretudo nas ilhas a norte do país. O céu apresenta-se nublado ou muito nublado, com visibilidade boa. O vento sopra moderado, Este/Nordeste ou Este/Sudeste.

Retirado do diario ASemana.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Do "www.cafemargoso.blogspot.com " , blog do Mindelo por mim todos os dias
revisitado duas fotos da actualidade :

inundaomindelo04.jpg
[/URL][/IMG]

inundaomindelo06.jpg
[/URL][/IMG]

Tenho um sobrinho a estagiar na cidade que me afiançou,
que sim senhor, choveu de verdade ignorando obviamente essas preciosidades que nós tanto gostamos saber:
-Afinal quanto em mm ?
Parece que foi mesmo muito...
e a "coisa" parece ainda não ter terminado...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Chuvas torrenciais voltam a atingir norte de Cabo Verde

Três ilhas do norte do arquipélago de Cabo Verde estão sendo novamente atingidas por chuvas intensas. Além de a região estar sem sinal de rádio, os outros meios telecomunicação funcionam com dificuldade. As ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau também sofrem com as tempestades, que pioram a situação que enfrentaram há dois dias, quando a intensidade da precipitação deixou as ilhas também isoladas, provocando perdas materiais, mas sem vítimas fatais.
O prefeito da Vila da Ribeira Brava na ilha de Santo Antão, Orlando Delgado, classificou o momento como uma "situação de calamidade". Em entrevista a uma emissora de rádio, Delgado fez um apelo à ajuda e solidariedade das instituições nacionais e internacionais para enfrentar o problema. Após dois dias de chuvas intensas, o prefeito de Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau, Américo Nascimento, já havia feito um apelo, na quarta-feira. O Governo cabo-verdiano solicitou às empresas locais a disponibilização de máquinas e equipamentos para a remoção das toneladas de detritos depositados nas estadas e localidades próximas.
Contatada pela Agência Lusa, fonte do Ministério cabo-verdiano das Infraestruturas indicou estar em dúvida a ida de uma delegação do governo a São Nicolau, devido a dificuldades relacionadas com o mau tempo.
O Serviço Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde prevê a chegada de mais chuva, principalmente naquelas três ilhas da região norte do arquipélago, "devido a uma situação de instabilidade", com a possibilidade de trovoadas.
Nas ilhas do nordeste (Sal e Boavista) e do sul (Maio, Santiago, Fogo e Brava) o céu está carregado de nuvens, mas não chove.

Agencia Lusa
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
São impressionantes os relatos que vêm de Cabo Verde sobre a quantidade de chuva, e os estragos a ela associados:shocking:!





Chove intensamente na região norte do país
18 Setembro 2009
Chove com grande intensidade há mais de oito horas seguidas na ilha de São Nicolau. A situação, segundo fontes na ilha, começa a atingir proporções descontroladas. Também em São Vicente chove há mais de duas horas e a força da água é de tal ordem que arrasta consigo uma enorme quantidade de lixo, pedras e terra. A cidade do Mindelo está inundada.
As autoridades nacionais responsáveis pela protecção civil seguem atentamente a situação da Ribeira Brava (São Nicolau) porque as enchentes tomaram conta da Vila, as ruas estão inundadas e as pessoas abandonam as suas casas na zona mais baixa. A prioridade é salvar as pessoas.

Notícias nada agradáveis também chegam de Santo Antão. À RCV, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, explicou que o município está completamente isolado e que alguns proprietários já perderam quase tudo. Esta situação levou o presidente a lançar um apelo à solidariedade para com Santo Antão. “A quantidade de chuva é impressionante. As pontes estão a garantir a ligação apenas com Tarrafal e Ponta do Sol. Mas, se estas resistiram às chuvas anteriores, desta vez estão assoreadas”.

Do Paul, o corresponde da RCV noticia fortes chuvas e a destruição completa da estrada que liga a Vila das Pombas à localidade de Lombinho. Chove também, mas com menor intensidade, nas ilhas do Sal e Boa Vista.

A chuva que cai desde o início da manhã de hoje em São Nicolau e agora à tarde nas restantes ilhas de Barlavento é resultado de uma Onda Tropical que passa sobre Cabo Verde. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia e Geofísica “a Onda Tropical está a 23/24º a Sul e 6º a Norte, mas está a movimentar para Oeste, ou seja, em direcção aos Estados Unidos. Esta onda contém várias membranas nebulosas, que poderão provocar aguaceiros fortes com trovoadas”.

E a previsão do tempo indica que nas próximas 24 horas Cabo Verde terá uma situação de chuva, a visibilidade é reduzida e o vento sopra com rajadas de 26 nós. Por vezes, poderão acontecer pancadas de aguaceiros fortes e trovoadas. O SNMG prevê também chuvas na zona norte de Santiago, designadamente no município de Tarrafal.


Retirado do diario on line ASemana
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Realmente é impressionante, e é pena a escassez de dados das estações de Cabo Verde..
Seja como for, dentro do possível sempre há alguns dados da ilha do Sal..

Embora um pouco confusos e dispersos com dias de falha, dá para ver os cerca de 55mm no já há dias referido dia 12Set, e a imensa precipitação nas últimas 24h, incluindo uns impressionantes 93mm em 6h no dia de ontem, somados a outros valores importantes antes e depois desse período, portanto bem superados os 100mm nas últimas 48h!

 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Depois da chuva seguiram-se a poeiras, devido a uma enorme maré vinda do Sahara


Segunda-feira

57238129.jpg


Terça-feira

23990275.jpg


Hoje
Hoje apesar da poeira já há novas trovoadas a rondar algumas ilhas devido à progressão de mais uma onda tropical

18136658.jpg
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Vendo esta manhã as imagens de satelite, e como referencia as que o Vince colocou; a situação das ilhas leste deverá ser complicada ao nivel de chuva.