Tópico para o seguimento da cobertura de neve no solo na Península Ibérica e Balcãs.
Comparações, discussões.
Inverno 2012/2013.
Comparações, discussões.
Inverno 2012/2013.
Última edição:
A Grécia tem todo um interior montanhoso.
Isso, aliado ao facto de ter uma vasta Europa a norte, que gela quase por completo, faz do interior da Grécia um país bastante frio no inverno.
De qualquer forma, em Espanha, e à altitude de 1500m, embora esteja ligeiramente mais a norte, tens Fuentes de Inverno, já com muitas semanas de neve. Se não estou em erro, há lá neve desde meio de Novembro.
Temperaturas hoje no interior de Espanha (estaçoes AEMET)
Ólvega (Soria) 1039 metros 41º norte 23.5ºC
Acho imposiveis esas temperaturas no norte de Grecia a primeiros de janeiro.
Concordo que a Grécia seja mais fria no inverno que a Península Ibérica. O frio da sibéria chega lá mais rapidamente que aqui. Para chegar aqui tem que atravessar toda a Europa.
O que não concordo é que digas que é impossível eles terem tido temperaturas tão altas como as que às vezes temos. Quando a ISO 14 lhes entra pelo território a dentro, a temperatura em altura também dispara, só que não há estações para medir.
E por isso é que te disse que dia 6, apesar de aos 1500m teres registado 20ºC, aos 700m (Sárdon de Duero) a máxima foi de 2,0ºC.
Quen o sabe?, aquí superaram os 20ºC, em Grecia nao sabemos. Nao sempre ISO 12 significa 20ºC a 1500 metros.
Cantas vezes acontece uma ISO 12 na península ibérica e na grega? Sospeito que na iberica acontece mais vezes, ja que as nosas medias invernais a igualdade de latitude e altitude sao mais suaves, sobre todo se comparamos o norte de Espanha/Portugal com o norte de Grecia/sul de Bulgaria.
Agora mesmo neva em Atenas. Cando nevará em Lisboa?
Agora mesmo neva em Atenas. Cando nevará em Lisboa?
Quando nevará? não sei.. mas sei que nevou em 2006 e 2007 em Lisboa
Infelizmente é muito raro, tivemos mais de 50 anos sem a ver cair em Lisboa.
Neve em Lisboa - YouTube