Seguimento de Neve - Península Ibérica vs Balcãs - 2012/2013



Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Este ano o inverno nao esta sendo tao frío como o inverno anterior em geral na Europa, e na Grecia tampouco, aínda asim na cidade grega de Nevrokopi (509 metros e 41º norte) a media de dezembro foi de -0.1ºC.

Na península Ibérica em cidades mais ao norte e más elevadas
Soria 4.2ºC
León 4.2ºC
Bragança ? nao tenho dados mais estimo 6ºC

A diferença e sempre enorme
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Temos uma webcam do local habitado a maior altitude na Grecia, Samarina a 1420 metros e 40º norte
O link:
http://www.snowreport.gr/snowcam/samarina/samarina.html

Este local grego leva nevado desde há muitas, muitas semanas



Afortunadamente tambem temos webcams de locais na península ibérica a mesma altitude e latitude (40º norte) para comparar

Navarredonda de Gredos (Ávila) 1520 metros (é um observatorio oficial de AEMET e hoje teve 18.1ºC de máxima, mais ja em dezembro superou tambem os 18ºC)
http://es.webcams.travel/webcam/127...Gredos-Bar-el-Cruce-Navarredonda-de-la-Sierra



Zafrilla (Cuenca) 1425 metros
http://www.meteoclimatic.com/perfil/ESCLM1600000016317A?screen_width=1280



Cantalojas (Guadalajara) 1320 metros
http://es.webcams.travel/webcam/1339155742-Tiempo-Cantalojas-Cantalojas


Os locais da península ibérica pelo contrario quase nunca estao nevados, ja que altas temperaturas derretem pronto a neve.

Desde que eu empecei a postear os dados oficiais e as webcams os meus compatriotas, que diciam neste foro que Espanha era o país mais frío da Europa Occidental e Meridional, desapareceram todos :). A realidade é que o inverno ibérico (Portugal e Espanha) é o mais suave de toda a Europa.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

A Grécia tem todo um interior montanhoso.
Isso, aliado ao facto de ter uma vasta Europa a norte, que gela quase por completo, faz do interior da Grécia um país bastante frio no inverno.

De qualquer forma, em Espanha, e à altitude de 1500m, embora esteja ligeiramente mais a norte, tens Fuentes de Inverno, já com muitas semanas de neve. Se não estou em erro, há lá neve desde meio de Novembro.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

A Grécia tem todo um interior montanhoso.
Isso, aliado ao facto de ter uma vasta Europa a norte, que gela quase por completo, faz do interior da Grécia um país bastante frio no inverno.

De qualquer forma, em Espanha, e à altitude de 1500m, embora esteja ligeiramente mais a norte, tens Fuentes de Inverno, já com muitas semanas de neve. Se não estou em erro, há lá neve desde meio de Novembro.

Fuentes de Invierno está bastante mais ao norte, a 43º de latitude norte que é a latitude de Bulgaria. De qualquer forma acha que Fuentes de Inverno tem uma altitude de 1500 metros na parte mais baija, e a webcam enfoca aos picos de 2000 metros, é uma webcam um pouco enganosa. A area de 1500 metros tem neve, mais somente restos, nao é uma coberta continua.

Asi está realmente a 1500 metros Fuente de Invierno/San Isidro (é o mesmo lugar, San Isidro está na ladeira sul e Fuentes de Invierno na norte)
http://www.san-isidro.net/


O resto da cordilheira cantábrica está pior
Pajares tambem a 1500 metros
http://www.valgrande-pajares.com/


Tambem dicir que San Isidro/Fuentes de Invierno e Pajares sao resorts de ski e têm neve artificial. Samarina pelo contrario é um lugar habitado e a webcam está no centro do local (iso parece pelo que se ve na webcam), ademais de estar mais ao sul e a menor altitude.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Temperaturas hoje no interior de Espanha (estaçoes AEMET)

Ólvega (Soria) 1039 metros 41º norte 23.5ºC
Camporredonde de Alba (Palencia) 1575 metros 43º norte 21.3ºC
Navarredonda de Gredos (Ávila) 1525 metros 40º norte 19.7ºC

Acho imposiveis esas temperaturas no norte de Grecia a primeiros de janeiro.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Temperaturas hoje no interior de Espanha (estaçoes AEMET)

Ólvega (Soria) 1039 metros 41º norte 23.5ºC

Está correcto esse valor?
É que Soria (1082m) teve máxima de 15,5ºC.
O recorde para essa estação em Janeiro é 20,0ºC.

De qualquer forma, esses valores altos de temperatura devem-se à ISO 12ºC que cobre parte da Península. Há inclusive uma pequena região com ISO 14ºC. Ou seja, isso significa que parte da Península está com anomalias superiores a 10ºC aos 850hPa (~1500m de altitude).
Obviamente que esses valores se reflectem nas regiões altas, criando inversões térmicas.

Por exemplo, Sárdon de Duero (740m) teve ontem uma máxima de 2,0ºC.


Acho imposiveis esas temperaturas no norte de Grecia a primeiros de janeiro.

Não acho nada impossível.

Se não repara:

gfs200912311216.png


Que máximas terão tido regiões do norte da Grécia e até mesmo da Bulgária aos 1000-1500m de altitude nesse dia?
É pena na Grécia a rede de estações meteorológicas ser deficiente.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Concordo que a Grécia seja mais fria no inverno que a Península Ibérica. O frio da sibéria chega lá mais rapidamente que aqui. Para chegar aqui tem que atravessar toda a Europa.

O que não concordo é que digas que é impossível eles terem tido temperaturas tão altas como as que às vezes temos. Quando a ISO 14 lhes entra pelo território a dentro, a temperatura em altura também dispara, só que não há estações para medir.
E por isso é que te disse que dia 6, apesar de aos 1500m teres registado 20ºC, aos 700m (Sárdon de Duero) a máxima foi de 2,0ºC.



Quen o sabe?, aquí superaram os 20ºC, em Grecia nao sabemos. Nao sempre ISO 12 significa 20ºC a 1500 metros.
Cantas vezes acontece uma ISO 12 na península ibérica e na grega? Sospeito que na iberica acontece mais vezes, ja que as nosas medias invernais a igualdade de latitude e altitude sao mais suaves, sobre todo se comparamos o norte de Espanha/Portugal com o norte de Grecia/sul de Bulgaria.

Em Reinosa (a cidade mais nivosa da península ibérica) 850 metros e 43º norte aínda nao nevou no solo no que levamos de outono-inverno


Em Burgos 890 metros (a capital provincial mais fría) somente teve um día com neve no solo até agora.

Pelo contrario em Nevrokopi 510 metros e 41º norte agora mesmo nao ha neve, mais esteve quase todo o mes de dezembro com neve no solo.

Há uma diferença enorme.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Quen o sabe?, aquí superaram os 20ºC, em Grecia nao sabemos. Nao sempre ISO 12 significa 20ºC a 1500 metros.
Cantas vezes acontece uma ISO 12 na península ibérica e na grega? Sospeito que na iberica acontece mais vezes, ja que as nosas medias invernais a igualdade de latitude e altitude sao mais suaves, sobre todo se comparamos o norte de Espanha/Portugal com o norte de Grecia/sul de Bulgaria.

Em média a T850hPa no inverno é mais baixa na Grécia do que na Península Ibérica.
No entanto, se por um lado a Grécia está sujeita ao frio do norte, sendo que neste momento até está com uma ISO -10ºC no norte do país, por outro também está sujeita a massas de ar quente que por vezes vêm do deserto.

Massas quentes que chegam inclusive à Bulgária.
Se não repara, a média das máximas em Janeiro em Madrid é de 9,7ºC. Em Sofia é de 3ºC.
No entanto o recorde das máximas em ambas as cidades é de 19ºC.
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Interessante mapa de días de neve no solo no pasado inverno 2011-2012. A comparaçao entre a península ibérica e a península balcánica (Grecia inclusive) é cair no ridículo.

 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Agora mesmo neva em Atenas. Cando nevará em Lisboa?

Ferreiro estás inscrito no MeteoPT desde 2010 e estás sempre a falar da mesma coisa, porquê insistir já todos percebemos o teu ponto de vista. A Península Ibérica tem pouca neve quando comparada com a maioria da Europa o que é normal dado a sua posição Geográfica e à enorme influência Atlântica que possui, não te parece que estranho era se fosse ao contrario?;)
O que vai safando a Península Ibérica em parte são as zonas montanhosas e os planaltos, principalmente em Espanha, senão a neve seria ainda mais rara nos nossos países. ;)

Saludos!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Agora mesmo neva em Atenas. Cando nevará em Lisboa?

Quando nevará? não sei.. mas sei que nevou em 2006 e 2007 em Lisboa :D

Infelizmente é muito raro, tivemos mais de 50 anos sem a ver cair em Lisboa.

 
Editado por um moderador:

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Infelizmente não deve ter durado muito e derreteu logo porque nem consegui assistir ao fenómeno:(
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Re: Portugal, o país mais quente da Europa?

Quando nevará? não sei.. mas sei que nevou em 2006 e 2007 em Lisboa :D

Infelizmente é muito raro, tivemos mais de 50 anos sem a ver cair em Lisboa.

Neve em Lisboa - YouTube

Boa recordação:thumbsup:

Lembro-me bem de 2006, cheguei a registar -1,5ºC (ás 15/16h)na zona da Peninha (cota 470m),isto na Serra de Sintra, e ainda fiz pequenas bolas de neve.:D