Seguimento - Dezembro 2005

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Esta manhã, mínima de 8,8ºC :( Até em Julho e Agosto já registei mínimas inferiores.
 


Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
Por aqui, está muito nublado, mas de momento não chove. A temperatura na Covilhã (cota 500 metros) está próxima dos 11 graus.

Na Serra da Estrela derreteu alguma neve, mas pouca, esperando-se que caia mais nos próximos dias para aumentar o manto branco que já por lá existe.

Saudações serranas.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Animem-se pq o inverno só começou há uma semana e a partir do dia 06 o General Inverno irá regressar devagarinho, este Inverno vai ser à antiga, não sei se me percebem.... ;)

O gelo e a cobertura de Neve estão excelentes para esta época do ano, já não acontecia desde os anos 80... ;) :surprise: :D

 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Este era o aspecto das montanhas a norte de Bragança no dia 28.



Hoje era possível ver que a chuva fez desaparecer uma boa parte da neve.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Estava a reparar no mapa do Seringador e o inverno na América do Norte está um pouco ameno para o que é costume. A neve vai pouco mais abaixo dos Grandes Lagos... Será um bom auguro para a Europa? :rolleyes:
 
Última edição:

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Minho disse:
Estava a reparar no mapa do Seringador e o inverno na América do Norte está um pouco ameno para o que é costume. A neve vai pouco mais abaixo dos Grandes Lagos... Será um bom auguro para a Europa? :rolleyes:

Penso que sim, agora a questão não é se vai acontecer um blizzard que possa sobrar alguma coisa para nós mais a sul, mas é mais QUANDO!! :surprise:

A partir do crescente vamos ter frio e a meio do mês quem sabe o padrão e tendência estão lá!!

Bom Ano a todos!
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Os modelos parecem intuir uma vaga de frio para meados da próxima semana. Vamos com cautela e caldos de galinha, mas se o que os modelos apontam for verdade teremos a primeira quinzena de Janeiro no top 10 dos Invernos, chuva e neve não vão faltar, do frio não se fala. :rain: :cold:

Penso que a partir de amanhã a temperatura vai ser sempre a descer, suave mas a descer. :w00t:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Mais uma coisa, alguem me sabe explicar como posso ter 1027Hpa e o ceu todo coberto de nuvens? Sim tenho a pressão correcta.... :eek:
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
LUPER disse:
Mais uma coisa, alguem me sabe explicar como posso ter 1027Hpa e o ceu todo coberto de nuvens? Sim tenho a pressão correcta.... :eek:
Eu não percebo mt disto, mas penso k é da frente fria, o ar frio empurra o ar quente para cima e tb será da humidade, hoje havia mtos estratos são nuvens baixas, mas pergunta a um proofissional...
A pressão costima subir com a passagem de uma frente fria
 
Última edição:

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
As condições sinópticas de hoje não devem andar muito longe das que estão aqui representadas.



A posição do anticiclone juntamente com a aproximação da superfície frontal provoca vento de W ou SW que faz entrar uma massa de ar mais quente e húmida originando esta nebulosidade e até alguma chuva.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eis as médias de Dezembro em minha casa:

Média das mínimas: -0.1ºC
Média das máximas: 7.7ºC

Média: 3.8ºC

Máxima absoluta: 11.8ºC (dia 8 )
Mínima absoluta: -5.9ºC (dia 24)

Máxima mais baixa: 3.1ºC (dia 19)
Mínima mais alta: 6.2ºC (dia 30)
 

Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa
LUPER disse:
Mais uma coisa, alguem me sabe explicar como posso ter 1027Hpa e o ceu todo coberto de nuvens? Sim tenho a pressão correcta.... :eek:

Também já me fartei de pensar nisso, mas encontrei a justificação olhando para o mapa de isóbaras. De facto as isóbaras têm vindo de Oeste (não de Noroeste) pelo que vem ar muito húmido e por isso tras chuva.