Parece que estamos de manhã, temperatura a disparar para os 8.0ºC. Subida de 2.3ºC em pouco mais de hora e meia.
Tens sempre umas mínimas altamente! Eu tenho medo de estragar o meu sensor mas qualquer dia vou po-lo no meio do jardim a ver se tenho umas mínimas mais interessantes que isto de tirar minimas numa varanda abrigada a 5 metros do solo não me parece grande coisa....
Agora em Melgaço estão 8.7ºC
Tão altamente que eu próprio às vezes duvido delas
Mas a minha experiência pessoal do termómetro do carro confirma o sensor, a temperatura cai muito rapidamente ao fim da tarde (fico sem Sol muito cedo por estar numa colina) mas a partir das 21, 22 horas pouco mais desce a temperatura (2ºC no máximo em situações anticiclónicas) ao contrário de Pedras Rubras em que ainda desce talvez mais 4 ou 5ºC.
Antes de ter o sensor, em que apenas podia medir a temperatura com o termómetro do carro, chegava a ter situações em que tinha 3ºC por volta das 8 da noite e a temperatura descia tão pouco que nem sequer geava.
Por outro lado, sempre que a temperatura que o sensor marca está à volta dos 0ºC ou abaixo é certo e sabido que apanho os vidros do carro congelados na manhã seguinte. E olha que não é tão pouco frequente assim, no ano passado cheguei a ter 15 a 20 dias em que se tinha que andar com baldes de água para descongelar os vidros.
Quanto à parte de estragar o sensor não deve haver problema, o meu apanhou chuva durante mais de 1 ano e ainda está aí para as curvas
Mas agora comecei a ser mais cuidadoso e construo um abrigo móvel com uma pedra e um bocado de um vaso partido que faz a protecção praticamente total da precipitação e ainda deixa passar ar. Quando não há risco de chover é só retirar as pedras. Tem funcionado
Olha que por experiência pessoal as minimas numa varanda são 3-4-5ºC mais altas do que à superfície (o meu sensor está a cerca de 1.20m de altura, encostado a um muro). Acho que vale a pena experiamentares, nem que seja só por uns dias na próxima situação anticiclónica.
Agora me aparecebo que tornei este post um pouco longo e aborrecido, peço desculpa mas é o entusiasmo das primeiras noites de Inverno