Seguimento - Dezembro 2006



Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Neste momento 6.8ºC, bastou alguma nublosidade que a temperatura disparou. Cheguei a ter à meia-noite certa 5.7ºC, que pelos vistos vai ser a mínima do dia.

Tens sempre umas mínimas altamente! Eu tenho medo de estragar o meu sensor mas qualquer dia vou po-lo no meio do jardim a ver se tenho umas mínimas mais interessantes que isto de tirar minimas numa varanda abrigada a 5 metros do solo não me parece grande coisa....

Agora em Melgaço estão 8.7ºC
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Parece que estamos de manhã, temperatura a disparar para os 8.0ºC. Subida de 2.3ºC em pouco mais de hora e meia.


Tens sempre umas mínimas altamente! Eu tenho medo de estragar o meu sensor mas qualquer dia vou po-lo no meio do jardim a ver se tenho umas mínimas mais interessantes que isto de tirar minimas numa varanda abrigada a 5 metros do solo não me parece grande coisa....

Agora em Melgaço estão 8.7ºC

Tão altamente que eu próprio às vezes duvido delas :unsure:

Mas a minha experiência pessoal do termómetro do carro confirma o sensor, a temperatura cai muito rapidamente ao fim da tarde (fico sem Sol muito cedo por estar numa colina) mas a partir das 21, 22 horas pouco mais desce a temperatura (2ºC no máximo em situações anticiclónicas) ao contrário de Pedras Rubras em que ainda desce talvez mais 4 ou 5ºC.

Antes de ter o sensor, em que apenas podia medir a temperatura com o termómetro do carro, chegava a ter situações em que tinha 3ºC por volta das 8 da noite e a temperatura descia tão pouco que nem sequer geava.

Por outro lado, sempre que a temperatura que o sensor marca está à volta dos 0ºC ou abaixo é certo e sabido que apanho os vidros do carro congelados na manhã seguinte. E olha que não é tão pouco frequente assim, no ano passado cheguei a ter 15 a 20 dias em que se tinha que andar com baldes de água para descongelar os vidros. :lol:

Quanto à parte de estragar o sensor não deve haver problema, o meu apanhou chuva durante mais de 1 ano e ainda está aí para as curvas :lol: Mas agora comecei a ser mais cuidadoso e construo um abrigo móvel com uma pedra e um bocado de um vaso partido que faz a protecção praticamente total da precipitação e ainda deixa passar ar. Quando não há risco de chover é só retirar as pedras. Tem funcionado :)

Olha que por experiência pessoal as minimas numa varanda são 3-4-5ºC mais altas do que à superfície (o meu sensor está a cerca de 1.20m de altura, encostado a um muro). Acho que vale a pena experiamentares, nem que seja só por uns dias na próxima situação anticiclónica.

Agora me aparecebo que tornei este post um pouco longo e aborrecido, peço desculpa mas é o entusiasmo das primeiras noites de Inverno ;) :hehe:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas mínima de 3,5ºC no Marão (750/800M)

aGORA 7,5ºc, está achoverdesde as 6/7 da manhã!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Por aqui cai uma chuvinha fraca com a base das nuvens mesmo por cima de nós.

Registei uma mínima de 4,7ºC e agora tenho 6,2ºC.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Em Melgaço choveu com intensidade toda a manhã e não sei se de noite também por que estava a xonar :D

Temp.actual: 13.2ºC
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
E não para de chover... umas vezes fraco outra vezes moderado. A base das nuvens andará nos 600 metros...
Temp actual 13.9ºC


x1rm9.jpg
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
E continua a chuva.... 14.0ºC...