Seguimento - Dezembro 2006



Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boas a todos...
Por aki hoje tive uma minima de 9,5ºc, entretanto achei estranho pk o meu termometro chegou a marcar 19,1ºc tendo depois descido até aos 16,5ºc e por aí se manteve. Agora tenho 11,8ºc mas ás 19 horas fui a uma terra k fica a 7km daki e é uma zona de pinhal e das zonas mais frias aki no concelho e já só estavam 7,1ºc...
Enfim, acho k o meu termometro não anda bom ou será próprio desta zona marcar no inverno as máximas antes do meio dia ou mesmo até ás 13horas e voltar então a descer...
Alguém com um quadro igual a este ??:huh:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Mais uma noite de geada por aqui.

Valor de temperatura neste momento: 0,9ºC
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Boas a todos...
Por aki hoje tive uma minima de 9,5ºc, entretanto achei estranho pk o meu termometro chegou a marcar 19,1ºc tendo depois descido até aos 16,5ºc e por aí se manteve. Agora tenho 11,8ºc mas ás 19 horas fui a uma terra k fica a 7km daki e é uma zona de pinhal e das zonas mais frias aki no concelho e já só estavam 7,1ºc...
Enfim, acho k o meu termometro não anda bom ou será próprio desta zona marcar no inverno as máximas antes do meio dia ou mesmo até ás 13horas e voltar então a descer...
Alguém com um quadro igual a este ??:huh:

O local onde está o termómetro apanha sol?
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
O local onde está o termómetro apanha sol?

Poix Dan o meu sensor só apanha sol a partir das 14h40 mas nessa hora eu mudo pra outra janela, pk o prédio onde vivo esta orientado no sentido Este-Oeste mais ou menos, ou melhor visto agora na bussola fica precisamente SSE-NNW... mas eu já fui a várias terras tanto no norte como no sul, ou mesmo á 2 anos trazia o termometro cmg pro trabalho e nunca aconteceu isto. Só mesmo por aki, não sei se o facto de eu morar num 8º andar terá alguma influência... Sigo com 11,7ºc
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Ou é erro ou então alguém fez uma fogueira mesmo ao lado da estação meteorológica :D

Essa estação já tá assim á uns dias.
Numa noite destas estava fresco nos açôres e essa estação marcava cerca de 20ºc enquanto as outras rondavam os 10ºc...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Poix Dan o meu sensor só apanha sol a partir das 14h40 mas nessa hora eu mudo pra outra janela, pk o prédio onde vivo esta orientado no sentido Este-Oeste mais ou menos, ou melhor visto agora na bussola fica precisamente SSE-NNW... mas eu já fui a várias terras tanto no norte como no sul, ou mesmo á 2 anos trazia o termometro cmg pro trabalho e nunca aconteceu isto. Só mesmo por aki, não sei se o facto de eu morar num 8º andar terá alguma influência... Sigo com 11,7ºc

O termómetro está colocado numa janela do lado NNE até às 14h e depois passa para o lado SSE?
 

jose leça

Cumulus
Registo
4 Nov 2006
Mensagens
337
Local
Boavista (75m ), Porto
Ou é erro ou então alguém fez uma fogueira mesmo ao lado da estação meteorológica :D

Podes crer. Quantas estações estarão a dar valores errados? Com os anemómetros deve ser a mesma coisa. Tenho a 8 Km a NW uma estação no Weather Underground que debita temperaturas médias diárias aproximadas com a s minhas, mas o anemómetro já registou 200 Km/h. De vez em quando os instrumentos ficam marados.
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Olá malta, espero que tenham tido um bom Natal :) Nos últimos dias tem-me sido impossível aceder ao fórum, já que é preciso recuperar o tempo perdido sem estudar na altura do Natal. :(

Por aqui o resumo dos últimos dias é o seguinte:
dia 25: 0.1/12.9
26: 0.5/12.1
27: 0.3/13.1
hoje (quase que parecia um dia de Primavera :hehe: ): 2.3/16.3

Destaco ainda o facto de na noite de Natal, que passei em casa de uma tia a cerca de 2km de minha casa (numa zona a cerca de 130msnm), ter saído de lá por volta das 2 da manhã com uma temperatura de 0ºC e já uma fina espessa camada de gelo a cobrir todo o carro. Uns tios meus que estiveram numa zona a cerca de 5/6km de minha casa num vale a cerca de 90msnm disseram que sairam de lá por volta da meia-noite com o carro a marcar -1.5ºC e com uma camada de gelo a cobrir o carro (tiveram mesmo que a descongelar para seguir viagem). E recordo que em minha casa até tive mínima positiva nessa noite (0.1ºC). Nem quero imaginar a que temperaturas terá chegado a meio da semana passada quando por aqui tive -2.3ºC :eek:

Esta zona Leste de Gaia é mesmo muito fria em situações anticiclónicas :cold: :cold:

Entretanto tenho neste momento 4.4ºC, bastante mais quente a esta hora do que em noites anteriores.
 

jose leça

Cumulus
Registo
4 Nov 2006
Mensagens
337
Local
Boavista (75m ), Porto
O Tozequio, aí é mesmo frio! E com uma amplitude térmica cerca de 5ºC superior à minha, a poucos Km. Isto reportando-me ao período que referiste.