Seguimento - Dezembro 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Após um periodo de estagnação, eis que a Temperatura começa a descer...

Neste momento tenho 9,9ºC, que também é a Temperatura Mínima do Dia:)

Humidade nos 75%
Pressão a 1021 hPa
Vento a 16,2 km/h de NNO (338º)
Ponto de Orvalho nos 5,7ºC

Por aqui céu limpo, vento moderado acalmou um pouco e uma sensação de frio tremenda:cold:
Extremos de hoje:

Tem: Máx: 11,8ºC/ Min: 8,8ºC até ao momento
HR: 70%
Prs: 1020hpa
Vento: 37Km/h
Prec: 0,0mm

PS: Só uma pergunta, será possivel no site do IM nas Observações de Superfície a estação de Lisboa Geófisico tem de pressão 1020hpa e a estação de Sacavém tem 1025hpa:confused: todas as outras ao redor tem a mesma pressão (ou não tão elevada) que a de Lisboa Geófisico, só pode ser um erro, mas já não é a primeira vez:confused::maluco:

PS: Só uma pergunta, será possivel no site do IM nas Observações de Superfície a estação de Lisboa Geófisico tem de pressão 1020hpa e a estação de Sacavém tem 1025hpa:confused: todas as outras ao redor tem a mesma pressão (ou não tão elevada) que a de Lisboa Geófisico, só pode ser um erro, mas já não é a primeira vez:confused::maluco:

Também já estranhei isso, mas acho que se deve à calibração da pressão ao nível do mar. ;)
Como sabes, a zona de Sacavém, tal como Moscavide, tem uma altitude de pouco mais de 20 metros.
A zona do aeroporto chega aos 100/110 metros.
Como a pressão é maior quanto menor for a altitude, justifica-se a dúvida, mas como ela é calibrada ao nível do mar voltamos ao mesmo.
Por isso, penso que seja mesmo lapso de calibração, eu não ligo nenhuma aos dados da pressão de Sacavém; a minha estação tem a pressão calibrada à décima com Gago Coutinho, mesmo sabendo que Gago Coutinho está 80 metros acima em altitude, pois a pressão é calibrada ao nível do mar, deixando assim de importar as diferenças de altitude.

Também já estranhei isso, mas acho que se deve à calibração da pressão ao nível do mar. ;)
Como sabes, a zona de Sacavém, tal como Moscavide, tem uma altitude de pouco mais de 20 metros. A zona do aeroporto chega aos 100/110 metros.
Como a pressão é maior quanto menor for a altitude, justifica-se a dúvida, mas como ela é calibrada ao nível do mar voltamos ao mesmo.
Por isso, penso que seja mesmo lapso de calibração, eu não ligo nenhuma aos dados da pressão de Sacavém; a minha estação tem a pressão calibrada à décima com Gago Coutinho, mesmo sabendo que Gago Coutinho está 80 metros acima em altitude pois a pressão é calibrada ao nível do mar, deixando assim de importar as diferenças de altitude.

Pois obrigado:thumbsup:, a minha dúvida era mesmo essa se se tratava de calibração ou se era a altura;), já agora por falar em calibração, a minha estação continua a dizer chuva:confused:, o que é que se passa, a minha eu não posso calibrar porque não apresenta a pressão, mas têm um botão para se substituir/colocar no ecrã se chove, está sol, etc... o que se passa, que eu saiba a pressão já subio:confused:

PS: esse botão é uma espécie de calibração, mas dizendo à estação o tempo actual.