Seguimento Especial BARBARA (19-21 Out 2020)

Não precisas chegares à Serra do Caldeirão para teres valores superiores a 100 mm, a estação do azinheiro teve cerca de 110 mm, existe outras no interior do concelho de Olhão e Tavira com valores a rondarem os 90 mm e tens uma nos arredores de São Brás com 140 mm. :D

Aqui, tive 63 mm, uma diferença de 5 mm em relação à EMA, já que estou mais a norte e quando a chuva entra na zona do Aeroporto ou Faro geralmente corta em direcção a São Brás e aqui chove um pouco menos, as situações de sueste normalmente fazem equilibrar a balança. :D

Já não lembro-me do último ano, em que o túnel meteu água em 2 meses seguidos. :lol:
Que estação é essa do Azinheiro? Estamos a falar de Azinheiro - Estoi certo?
A ser verdade é um valor excelente para a Zona. Essa zona é muito mais chuvosa que o litoral! Com estas correntes húmidas de sul não dá hipótese!

Mais um aguaceiro fraco e a precipitação lá ultrapassou os 40 mm. Segue nos 40,1 mm e duvido que suba mais por hoje. Sendo assim, termino o dia com o segundo maior acumulado diário do ano! ;)

Boas,

Hoje nem metado do que caiu ontem, mas mesmo assim nada mau também era precisa noutros sítios

Ainda vai caindo qualquer coisa de vez em quando, 21.9 mm, o acumulado deve ter ficado pelos 72/73 mm no total.

A pressão bateu nos 994 hPa durante o dia e o vento também esteve mais calmo que ontem.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Mais um aguaceiro...

b97ea8d442cc3aa9e6aa2e4c0f9c8671.jpg

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Puerto del Pico-SAIH Tajo (San Martín del Pimpollar, Ávila): 308,6 mm.

P.S.: Rajada máxima em Aralar (1344 m, Navarra): 197,4 km/h.

Última edição:
Como está a barragem de Alcântara?
Até chegar à barragem de Alcântara há que encher as albufeiras a montante.

A albufeira de Gabriel y Galan está a encher a olhos vistos. +3,12hm3 na última hora, mas está a 40% da sua capacidade.

A estação MeteoAlentejo de Portalegre termina o dia com 160.5mm. O Parque Natural da Serra de S. Mamede hoje foi uma espécie de Gerês. :D Outras zonas do Sul com uma situação mais típica do Litoral Norte e pronto, é isto que acontece quando o Anticiclone é simpático. :rolleyes:

A estação MeteoAlentejo de Portalegre termina o dia com 160.5mm. O Parque Natural da Serra de S. Mamede hoje foi uma espécie de Gerês. :D Outras zonas do Sul com uma situação mais típica do Litoral Norte e pronto, é isto que acontece quando o Anticiclone é simpático. :rolleyes:
Para ti talvez tenha terminado, mas como o IPMA usa UTC o ano inteiro, o dia só acaba à uma da manhã

Para ti talvez tenha terminado, mas como o IPMA usa UTC o ano inteiro, o dia só acaba à uma da manhã
Sim, mas isso é no caso da EMA. Eu fiz referência à estação amadora do MeteoAlentejo.

O acumulado da EMA deve ficar entre os 140/150mm. Será um acumulado quase impossível de bater daqui para a frente e digo "quase" porque nunca se sabe o que pode aparecer. :p
Entre 2018 e 2020 já vi muito acontecer.

Nas minhas duas estações, Faro (cidade) ficou hoje com 89,8mm e no Corotelo (S. Brás de Alportel) com 120,0mm.

De manhã após uns 50mm não havia sinais de acumulação nos terrenos mas ao final da tarde os campos já começavam a estar saturados..

Esperemos agora que nasça a erva verdinha e que não tenhamos de esperar muito por novos acumulados.

Acumulados do dia (e do evento) pelo concelho de Sintra (estações wunderground):

Abrunheira: 27,5 mm (total do evento: 66,9 mm)
Albarraque: 37,3 mm (total: 80,8 mm)
Galamares: 36,6 mm (total: 101,6 mm)
Sintra (Serra): 33,3 mm (96,8 mm)
Mucifal (Colares): 38,8 mm (116,3 mm)
Belas (Serra da Carregueira): 28,2 mm (70,1 mm)
Montelavar: 27,7 mm (63,8 mm)
Magoito: 34,1 mm (82,3 mm)

Infelizmente em Algueirão não há estação...terá sido um valor entre o de Galamares e Albarraque.