Seguimento Especial BARBARA (19-21 Out 2020)

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Não precisas chegares à Serra do Caldeirão para teres valores superiores a 100 mm, a estação do azinheiro teve cerca de 110 mm, existe outras no interior do concelho de Olhão e Tavira com valores a rondarem os 90 mm e tens uma nos arredores de São Brás com 140 mm. :D

Aqui, tive 63 mm, uma diferença de 5 mm em relação à EMA, já que estou mais a norte e quando a chuva entra na zona do Aeroporto ou Faro geralmente corta em direcção a São Brás e aqui chove um pouco menos, as situações de sueste normalmente fazem equilibrar a balança. :D

Já não lembro-me do último ano, em que o túnel meteu água em 2 meses seguidos. :lol:
Que estação é essa do Azinheiro? Estamos a falar de Azinheiro - Estoi certo?
A ser verdade é um valor excelente para a Zona. Essa zona é muito mais chuvosa que o litoral! Com estas correntes húmidas de sul não dá hipótese!
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mais um aguaceiro fraco e a precipitação lá ultrapassou os 40 mm. Segue nos 40,1 mm e duvido que suba mais por hoje. Sendo assim, termino o dia com o segundo maior acumulado diário do ano! ;)
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas,

Hoje nem metado do que caiu ontem, mas mesmo assim nada mau também era precisa noutros sítios

Ainda vai caindo qualquer coisa de vez em quando, 21.9 mm, o acumulado deve ter ficado pelos 72/73 mm no total.

A pressão bateu nos 994 hPa durante o dia e o vento também esteve mais calmo que ontem.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Mais um aguaceiro...

b97ea8d442cc3aa9e6aa2e4c0f9c8671.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Puerto del Pico-SAIH Tajo (San Martín del Pimpollar, Ávila): 308,6 mm.

P.S.: Rajada máxima em Aralar (1344 m, Navarra): 197,4 km/h.
 
Última edição:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Como está a barragem de Alcântara?
Até chegar à barragem de Alcântara há que encher as albufeiras a montante.

A albufeira de Gabriel y Galan está a encher a olhos vistos. +3,12hm3 na última hora, mas está a 40% da sua capacidade.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
A estação MeteoAlentejo de Portalegre termina o dia com 160.5mm. O Parque Natural da Serra de S. Mamede hoje foi uma espécie de Gerês. :D Outras zonas do Sul com uma situação mais típica do Litoral Norte e pronto, é isto que acontece quando o Anticiclone é simpático. :rolleyes:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
A estação MeteoAlentejo de Portalegre termina o dia com 160.5mm. O Parque Natural da Serra de S. Mamede hoje foi uma espécie de Gerês. :D Outras zonas do Sul com uma situação mais típica do Litoral Norte e pronto, é isto que acontece quando o Anticiclone é simpático. :rolleyes:
Para ti talvez tenha terminado, mas como o IPMA usa UTC o ano inteiro, o dia só acaba à uma da manhã
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Para ti talvez tenha terminado, mas como o IPMA usa UTC o ano inteiro, o dia só acaba à uma da manhã
Sim, mas isso é no caso da EMA. Eu fiz referência à estação amadora do MeteoAlentejo.

O acumulado da EMA deve ficar entre os 140/150mm. Será um acumulado quase impossível de bater daqui para a frente e digo "quase" porque nunca se sabe o que pode aparecer. :p
Entre 2018 e 2020 já vi muito acontecer.
 

MikeCT

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
396
Local
Faro
Nas minhas duas estações, Faro (cidade) ficou hoje com 89,8mm e no Corotelo (S. Brás de Alportel) com 120,0mm.

De manhã após uns 50mm não havia sinais de acumulação nos terrenos mas ao final da tarde os campos já começavam a estar saturados..

Esperemos agora que nasça a erva verdinha e que não tenhamos de esperar muito por novos acumulados.
 

almeida96

Cumulus
Registo
9 Fev 2020
Mensagens
167
Local
Algueirão - Sintra (194 m)
Acumulados do dia (e do evento) pelo concelho de Sintra (estações wunderground):

Abrunheira: 27,5 mm (total do evento: 66,9 mm)
Albarraque: 37,3 mm (total: 80,8 mm)
Galamares: 36,6 mm (total: 101,6 mm)
Sintra (Serra): 33,3 mm (96,8 mm)
Mucifal (Colares): 38,8 mm (116,3 mm)
Belas (Serra da Carregueira): 28,2 mm (70,1 mm)
Montelavar: 27,7 mm (63,8 mm)
Magoito: 34,1 mm (82,3 mm)

Infelizmente em Algueirão não há estação...terá sido um valor entre o de Galamares e Albarraque.