Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

À beira - mar tem Viana do Castelo , com previsão de neve durante a madrugada de sábado.

Viana /Viana não tem previsão de neve, qual a localidade? ( ainda não as vi todas).

1769077878665.webp

Será Paredes de Coura? ( não fica propriamente à beira mar).

1769077999595.webp

Também não interessa muito, agora é mais o nowcast para ver a evolução real da situação.

Última edição:
Bom dia.

As terras acima dos 800 metros tem um grande nevão em perspectiva, principalmente nas zonas interiores do litoral norte e parte do centro.
Os contrafortes montanhosos do Minho, incluindo PNPG, Cabreira, Barroso, Alvão, Marão, Freita, Montemuro, e toda a cadeia do eixo Montejunto-Estrela, vão ter um excelente CAPOTE branco. Isso parece-me garantido.
O que não é garantido é que passe muita precipitação para além destes eixos, o que é até natural. A quantidade depende de pormenores que só em cima do evento poderemos ver.

Abaixo dos 800 metros, as acumulações dependerão do transporte de massa de ar polar, que no caminho da América do norte para cá aquecerá mais ou menos. Um pormenor importante que condicionará a neve no solo, porque nevar parece que não há dúvida, veremos que quantidade de precipitação cairá como neve.

Já abaixo dos 600 metros, alguns locais verão neve, dependendo do frio acumulado na altura, da proximidade ao mar ou mais protegidos no interior.

Relembro, que nos episódios anteriores de neve a cotas baixas, só praticamente em "nowcasting" é que soubemos com o que contar.
O IPMA tende a ser conservador, os modelos ainda tem dificuldade na previsão em situações destas, entradas oceânicas tendem a baralhar os dados...

Última edição:
Viana /Viana não tem previsão de neve, qual a localidade? ( ainda não as vi todas).

Ver anexo 29001

Será Paredes de Coura? ( não fica propriamente à beira mar).

Ver anexo 29003

Também não interessa muito, a partir de agora é fazer o nowcast e ver a evolução da situação, é mais fiável que previsões automáticas.
Viana cidade . Não está na previsão panorâmica , está na previsão detalhada com os períodos horários .

A contribuir para a formação destas depressões mais intensas, estão os pulsos de frio polar continental que saem da América do norte.
Neste caso temos a esta hora o núcleo da depressão INGRID a NO da Península Ibérica, que se irá aprofundar nas próximas horas
Atrás outro núcleo actualmente terá cerca de 974 hPa e vai-se fundir com a INGRID.
Temos o AA (Anticiclone dos Açores) com 1034 hPa que está baixo em latitude, entre os Açores e a América do norte, e temos o núcleo depressionário a sul da Gronelândia; no meio destes está um pulso de AR POLAR saído da América do Norte. Será este ar polar que atingirá Portugal continental, porque virá "arrastado" pela depressão INGRID e pela crista anticiclónica do AA:

2026-01-22T12_00_00Z.webp

Formam-se assim corredores de ar polar que passa a ar polar marítimo, e capaz de manter caracteristicamente a condição de "ar muito arrefecido" depois de passar milhares de km sobre o Atlântico.
Noutras décadas, com o oceano um pouco mais arrefecido e as zonas polares ainda mais frias, estas condições eram um pouco mais frequentes.
Este ano, parece que o Ártico está mais próximo da normalidade, pelo que vejo como natural um ou outro evento destes nos próximos tempos.

Viana cidade . Não está na previsão panorâmica , está na previsão detalhada com os períodos horários .

Sim, vi agora, muito pouco provável que neve em Viana (Cidade).

Só não digo impossível porque em meteorologia há sempre supresas, mas...:unsure:

De qualquer modo, se caírem uns flocos perdidos numa célula mais forte, mesmo sem qualquer acumulação já se pode dizer que nevou:D

Última edição:
Aproxima - se uma massa polar marítima das antigas ( ainda nos anos 80 eram bem frequentes ) que , na minha opinião , pode trazer surpresas . Está a fazer-me comichão aqueles 0 ° aqui para a minha zona ( e com probabilidade elevada de precipitação ) para a madrugada de sábado. Lembro - me que em janeiro de 2010 caiu neve a cotas muito baixas no litoral Norte ( sem acumulação ) com uma frente polar marítima. E foi uma surpresa , pois a cota foi muito abaixo da previsão do IPMA.
Olha lá que pode sair a lotaria bem junto ao mar:
VC.webp

:D

Há registos fotográficos disso? Não tenho estado muito atento ultimamente :unsure:
Há registos de jornais e rádios de Viana, Alto Minho e uma página de meteorologia nas redes sociais. Eu por acaso estive para ir lá ver , mas havia muito gelo na estrada e a subida é muito íngrime e estreita , não quis arriscar.