Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

Não pára de chover, tendencialmente moderada, 19.2m acumulados.
7.2ºC, temperatura novamente em descida depois de um já ter ido aos 7.7ºC.
A média das máximas de Janeiro está em 9.4ºC, substancialmente abaixo do valor médio de 10.6ºC de Viseu(c.c.) e 11.9ºC de Viseu(cidade). Nos próximos dias baixará ainda mais.
 
No Alentejo, creio que para além da zona São Mamede/Marvão poderá haver alguma neve na Serra d'Ossa (650m), provavelmente sem acumulação. Continuo com alguma expectativa de pelo menos alguma água neve nos pontos mais altos de Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Vila Boim, a rondar os 500m. Vamos ver se há surpresas.. :pray:
 
E Seia?

Ainda que no sopé da Estrela, tem sido (muito) raro nevar por aqui, mesmo sem acumulação, independentemente de serem entradas vindas de Oeste, Noroeste etc...
Ainda que nas últimas runs os números nos dêem alguma esperança.. qual a vossa opinião?
Na cidade mesmo é difícil dizer. Se o cenário modelado corresponder à realidade é provável que até neve bem, pelo menos no centro e acima disso. Mas a verdade é que não me lembro de ver acumulação de neve em Seia, talvez o vento forte também contribua para isso, apesar de não tender a aquecer propriamente a temperatura. Diria que pelo pequeno diferencial de altitude e maior exposição a oeste é mais provável que neve em São Romão.
 
Última edição:
Bastante surpreendido com toda esta prevenção.
MWJu6tC.png
 
Castro Daire sem escolas amanhã.
cdaire.jpg


Faz sentido, é um concelho com dezenas de aldeias acima dos 800 metros de altitude.


Resende tomou a mesma decisão.
 
Última edição:
Bem a temperatura aos 1500 m aguenta-se, a cota de neve não deve subir tanto como os modelos previam, nas Penhas da Saúde 0.1°C.
Já está a subir.
-0,1ºC na Torre.
0,6ºC nas Penhas da Saúde mas com o pluviometro já a contar. Ainda se vê farrapos na webcam, mas já está a cair precipitação líquida.
 
Assunto: Chuva, neve, vento e agitação marítima - Depressão INGRID - continente - Comunicado nº3
INGRID é o nome atribuído pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera a uma depressão, que se prevê que esteja centrada em 47°N 13°W às 21UTC de dia 22 de janeiro, com uma pressão atmosférica no seu centro de 963hPa, aproximadamente.

Até final de dia 22, a passagem de um sistema frontal associado a esta depressão, dará origem a períodos de chuva, por vezes forte, e no pós-frontal, uma massa de ar polar proveniente de latitude elevadas, originará regime de aguaceiros a partir da noite, que poderão ser por vezes de granizo e acompanhados de trovoadas, situação que se prolongará até sábado, dia 24.

Nos dias 23 e 24, irá ocorrer precipitação sob a forma de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro acima de 600/800 metros de altitude, podendo descer temporariamente a cota aos 400 metros, em particular entre o final da tarde de sexta-feira, dia 23, e o final da manhã de sábado, dia 24. A acumulação de neve será significativa nas serras destas regiões, com valores da ordem de 20 a 30 cm acima de 800/1000 metros de altitude, e até 5 cm acima de 600 metros, o que terá um impacto muito significativo na circulação rodoviária e nas atividades das populações, salientando-se a contribuição adicional da formação de gelo. Não se descarta a possibilidade de ocorrer queda de neve, embora em menor quantidade, nos pontos mais altos das serras de S. Mamede, Marvão (Alto Alentejo) e Monchique (Algarve).

O vento irá intensificar em particular nos dias 23 e 24, e será do quadrante oeste, e soprará forte no litoral, principalmente a sul do cabo Mondego e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, por vezes com rajadas da ordem de 70 a 90 km/h, e da ordem de 90 a 100 km/h, respetivamente.

A agitação marítima será forte, com ondas de noroeste com 6 a 8 metros de altura significativa na costa ocidental entre os dias 22 e 25, podendo atingir 15 metros de altura máxima.

Adicionalmente, prevê-se uma descida significativa dos valores da temperatura do ar nos dias 23 e 24, o que associado ao vento se traduzirá num aumento do desconforto térmico.

Devido a esta situação já foram emitidos avisos AMARELO de precipitação e rajada, LARANJA e VERMELHO de neve, e LARANJA e VERMELHO de agitação marítima, que irão ser atualizados ao longo dos próximos dias, aconselhando-se o seu acompanhamento.


Este comunicado será atualizado amanhã até às 19h00.
 
Proteção Civil a mandar mensagem de risco de neve e gelo acima dos 400m nas próximas 48 horas.

Depressao Ingrid: proximas 48h risco queda neve e formacao gelo acima 400mts altitude. Agit. maritima forte costa ocidental. Info: 800246246 / www.prociv.gov.pt
Também já recebi.
 
SMS da Protecção Civil recebido agora mesmo nestes termos:

Depressão Ingrid: próximas 48 horas risco queda de neve e formação de gelo acima 400 mts altitude.
Agit.marítima forte costa ocidental. Info 800246246/ www.prociv.gov.pt