Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

Bom fim de tarde.

Prefiro fazer o seguimento aqui neste espaço, no de acompanhamento da depressão INGRID perde-se muita informação, há demasiado off-topic, é normal ser assim.;)

Por cá temos chuva, apenas fraca a moderada, sem grandes oscilações. Está persistente.
O vento sopra entre o fraco a moderado, com algumas rajadas, nada de mais para já.
O acumulado está nos 17,5 mm.
Claro que está fresco, mas ainda não é frio-frio...:)Amanhã!
Nota para a Pressão Atmosférica em baixa, desceu dos 1007 às 5h da manhã para os actuais 997,0 hPa.

Tactual: 9,6ºC
Hr: 91%

Bem, vai-me ser difícil vir aqui ao espaço do fórum nas próximas horas. Façam um excelente acompanhamento! :thumbsup:

Run 12Z GFS a carregar bastante na precipitação para Seia, nas horas onde a cota está mais baixa..

Anexos

• Screenshot_20260122_171922_Chrome.webp
    Screenshot_20260122_171922_Chrome.webp
    76.2 KB · Visto: 121
Aí vem ela, Aí vem ela!!!

A INGRID vem aí zangadita, traz o seu filhote (núcleo secundário mais atrás).
E vem com sacos, resmas, paletes, de frio para a Península Ibérica.
Nota-se que todo este ar polar marítimo saiu do sub-continente norte-americano, entre as terras de Labrador e o sul da Gronelândia.

Eumetsat.webp

Já recebi um aviso da Prociv diz que vai nevar acima dos 400 metros, até vai nevar na Serra de Monte Figo. :D

Não sei qual a bola de cristal que a ministra usou para dizer há 2 meses que o Inverno ia ser muito chuvoso, mas acertou na muge. A malta até vai criar verdete debaixo dos sovacos com tanta água. :D

Proteção Civil a mandar mensagem de risco de neve e gelo acima dos 400m nas próximas 48 horas.

Depressao Ingrid: proximas 48h risco queda neve e formacao gelo acima 400mts altitude. Agit. maritima forte costa ocidental. Info: 800246246 / www.prociv.gov.pt
Sim, eu também recebi..mas vivo em Lisboa...e sim, eu sei que eles mandam para todos independentemente de onde vivam..
Chuva, chuva e mais chuva hoje é o que temos hoje todo o dia e um dia quentinho também que hoje nao esteve frio nenhum por aqui...
P.S. Na França os avisos eram enviados por sms, tipo o telemovel de todos começava a apitar ao mesmo tempo, nos mesmo locais mas foi engraçado porque enviaram no inicio do evento mas depois enviaram também no final, a dizer que já era possível circular, sair...tudo "muito á frente"...
Eu fui para lá com a aplicação do Meteo France, deve ser por isso que também recebi..

Última edição:
O que impressiona neste evento é que em termos de modelos é a antítese de todos os eventos de neve que já presenciei enquanto interessado por meteorologia, quanto mais perto da hora mais alguns modelos carregam nos acumulados. Se o GFS e o WRF acertarem nas últimas saídas vale mais ir buscar uma pá para conseguir sair de casa no sábado.

Não há certo ou errado, é o que é, faz parte da natureza humana e provavelmente todos nós neste fórum iremos atrás da neve, portanto não vou fazer juízos de valor ao comportamento das pessoas.
Apenas acho que a mensagem poderia estar escrita de outra forma, dizer que é um grande temporal, terá vento, granizo e é perigoso circular. Dizer apenas "risco queda neve e formação gelo acima 400mts altitude" parece que é um convite para toda a gente ir fazer bonecos de neve.
Quem gosta destas coisas, vai sempre tomando as devidas precauçoes, portanto é como dizes , não há certo nem errado nestas coisas e para quem gosta destas coisas como nós..
Já fui em dia de aviso vermelho ver o mar ao Guincho e provavelmente irei novamente nestes dias...
Neve já é um passeio maior para mim que vivo em Lisboa, e sinceramente fiquei farta dela agora em França...foram 3 dias seguidos com os pés enterrados e a ve-la cair da janela do Hotel e a ficar lá mais um dia porque era perigoso circular de carro e eu nao tinha correntes..
Não , brincadeira, nunca me fartarei da neve...:rolleyes:foi chato mas maravilhoso, brutal mesmo porque nunca tinha visto nevar assim...