Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

Estou confuso como tudo

Pessoalmente estou alinhado neste cenário, a imagem é de 24h dum WRF:
12h00 6ªfeira - 12h00 sábado

A cota da imagem sábado 12h já teria subido para os 800 mas nas 24h anteriores é bem mais baixa. Mas chega a ter acumulação a cotas inferiores à indicada na carta. Confuso, inclusive tem pequenas manchas no oceano, nível do mar
Outros pormenores são realistas que me levam a confiar mais nesta carta em comparação a outras, por exemplo cair qualquer coisa soft em Montejunto, Monchique, se por lá passar precipitação.

A maior confusão começa no restante

Desde o 80 deste produto baseado no ECMWF, não faz sentido

Ao 8 destes seguintes, o que seriam eventos banais, o que também não parece fazer sentido

Banalíssimo

Recorrente

Estou confuso como tudo

Pessoalmente estou alinhado neste cenário, a imagem é de 24h dum WRF:
12h00 6ªfeira - 12h00 sábado

A cota da imagem sábado 12h já teria subido para os 800 mas nas 24h anteriores é bem mais baixa. Mas chega a ter acumulação a cotas inferiores à indicada na carta. Confuso, inclusive tem pequenas manchas no oceano, nível do mar
Outros pormenores são realistas que me levam a confiar mais nesta carta em comparação a outras, por exemplo cair qualquer coisa soft em Montejunto, Monchique, se por lá passar precipitação.

A maior confusão começa no restante

Desde o 80 deste produto baseado no ECMWF, não faz sentido

Ao 8 destes seguintes, o que seriam eventos banais, o que também não parece fazer sentido

Banalíssimo

Recorrente

Acho que para já a única certeza é que nevará com alguma acumulação a cotas médias, o resto sendo muito possível ainda não dou como certo.

Os dois principais GFS e o ECM diminuíram um pouco a janela temporal do evento de neve, metendo-a entre a manhã de sexta e o início da tarde de sábado, mas precipitação e frio não faltariam.

Nos de maior resolução também há indefinição, o ICON está bastante mais conservador que os restantes em termos de cotas, a título de exemplo mete "apenas" uns 10 cm de acumulação aqui nesta última run, o que contrasta de longe com o WRF e o ARPEGE que mantêm quase meio metro de neve acumulada entre sexta e sábado. Que, diga-se, seria por larga margem o maior nevão no meu tempo de vida e possivelmente desde finais dos anos 70...

Última edição:
Agora no Jornal da SIC, a meteorologista Patrícia Maques (acho que era este o nome), falou claramente em neve acima dos 400/500m no Sul também... e falou em Monchique e Fóia, para a madrugada de Sábado.

Vamos ver como atualizam a previsão descritiva hoje ou amanhã.

IPMA:

1769002015659.webp

1769001991412.webp

1769002042777.webp