dvieira
Nimbostratus
Pela primeira vez em todos as runs dos modelos a colocar a cota mais baixa até agora de 350m. Isto aconteceu nesta última run do GFS. De realçar também a T.500 de -34,5°C na cota mais baixa.
Entretanto já actualizaram para os 600m em Cáceres.O AEMET prevê cota de 600m para Salamanca e de 700m para Cáceres.
Estou confuso como tudo
Pessoalmente estou alinhado neste cenário, a imagem é de 24h dum WRF:
12h00 6ªfeira - 12h00 sábado
A cota da imagem sábado 12h já teria subido para os 800 mas nas 24h anteriores é bem mais baixa. Mas chega a ter acumulação a cotas inferiores à indicada na carta. Confuso, inclusive tem pequenas manchas no oceano, nível do mar
Outros pormenores são realistas que me levam a confiar mais nesta carta em comparação a outras, por exemplo cair qualquer coisa soft em Montejunto, Monchique, se por lá passar precipitação.
A maior confusão começa no restante
Desde o 80 deste produto baseado no ECMWF, não faz sentido
Ao 8 destes seguintes, o que seriam eventos banais, o que também não parece fazer sentido
Banalíssimo
Recorrente
O excesso de humidade é que não me agrada... Hoje já está nevoeiro cerrado aqui.Os dois modelos a preverem neve aqui para cb, mas o gfs a prever neve ainda no dia 23. A cair será a primeira desde 2010, tirando alguns flocos.