Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

Guarda
292774.webp
 
Depois da linha de células que está prestes a entrar na costa há uma faixa de abertas e células menores. Logo a seguir vêm as células mais poderosas.
Vê-se que ainda há geração de novas células atrás dessas células maiores e parece haver realmente o início de uma circulação que está a deformar o fluxo polar.


1700.webp


Em detalhe, nota-se que as células têm desenvolvimento vertical que proporciona a ocorrência de trovoadas. Há inclusive topos proeminentes (overshooting tops).
1710.webp
 
Segundo o GFS da run12Z, a cota de neve em C. Branco desce para os 300m das 21H às 09H de sábado, com precipitação. Na webcam do Estreito (Oleiros) ainda não se percebe o elemento branco, mas na webcam de Manteigas já se vê a nevar!
Na zona baixa da Covilhã já aparecem carros com restos de neve nos vidros, deve estar a nevar bem no pelourinho!
 
Por aqui, a cada aguaceiro, a temperatura baixa consideravelmente.
Ja nevou, com acumulação aos 700m.
Pena os aguaceiros serem demasiado espaçados, permitindo que a temperatura suba bastante...
 

Anexos

  • Screenshot_20260123_173459_Chrome.webp
    Screenshot_20260123_173459_Chrome.webp
    35.5 KB · Visto: 9
A temperatura continua a baixar e a mínima até agora é.ds.4,9 °C. Se esta última saída do GFS estiver certa ás 00h teria cota 300m com uma temperatura cerca dos 3 graus e 5,8mm de chuva. Parece que a chave será da 00h às 3h para ver algo sem acumulação. Porque depois dessa hora a temperatura até pode se aproximar dos 0 com mostra o IPMA mas já não haverá tanto frio em altitude
 
Acabei de chegar à Covilhã, depois de sair de Braga por volta das duas e meia, e o único sítio onde vi neve ou nevar...foi precisamente à chegada, na Covilhã. Água-neve desde a saída da A23 até à zona da garagem de S. João, ou seja, desde os 450 aos 600m, e a partir daí só neve, com os telhados e os carros já branquinhos no bairro Municipal, bairro da Biquinha, junto ao estádio Santos Pinto e na zona do Sineiro.
Há uns anos que não via nevar na cidade!