Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

Previsões do IPMA com uma postura um pouco mais conservadora, o que é o mais seguro nesta altura do campeonato. Ainda assim parece estar-se a compôr para um evento daqueles especialmente no Norte/Centro, portanto vamos ver como as coisas mudam até lá.

Sexta-feira (e noite de Sábado) vai ser um longo dia de nowcasting :D
Acima dos 600/800m dará um bom nevão, a dúvida agora é a cotas mais baixas.

Aqui na zona, há possibilidade de 400/500m...
Screenshot_20260121_134106_Chrome.webp

A cidade de Portalegre estará ali mesmo no limite provavelmente, mas não sei se dará...

Ainda vai nevar no Caldeirão. :D Depois neva em Olhão só para os invejosos. :D

Acima dos 600/800m dará um bom nevão, a dúvida agora é a cotas mais baixas.
Com um bom aguaceiro na noite de Sexta/Sábado tenho esperanças que se possa pelo menos ver o elemento branco na cidade de Portalegre, mas vamos ver... Na Serra deverá ser bom de qualquer forma!

Agora no Jornal da SIC, a meteorologista Patrícia Maques (acho que era este o nome), falou claramente em neve acima dos 400/500m no Sul também... e falou em Monchique e Fóia, para a madrugada de Sábado.

Vamos ver como atualizam a previsão descritiva hoje ou amanhã.
E serra da Arrábida nada? São 498 metros de cota maxima e sempre um ventinho fresquinho lá em cima.

E serra da Arrábida nada? São 498 metros de cota maxima e sempre um ventinho fresquinho lá em cima.

A Serra da Arrábida tem uma enorme influência marítima, é praticamente uma parede sobre o mar... Não é nada fácil.

Ainda bem que avisaste, que agora vou fazer macumba só para não teres neve.:D
Nem precisas dar-te ao trabalho, ainda fosse uma entrada de nordeste que é muito mais favorável, agora de noroeste talvez na Fóia e pouco mais. :D Agora, em Portalegre tens muito mais hipóteses.

Depois queremos fotos e vídeos desse nevão. :D
Nem que seja com recurso à IA. :lol:

a serra de aire também pode ser interessante, não é tão comum mas desta vez...
A 9 de Janeiro de 2021, nevou, estive lá e tenho imagens disso, que possivelmente deverão estar algures por aqui,
na sexta vou rumar até Fátima para por lá pernoitar, no jipe :D, e depois ir até ao topo,
acesso apenas com veículos todo-terreno,

no entanto para o Montejunto já está lá isto

Anexos

• screenshot_2026_01_21_at_15_49_27.webp
    screenshot_2026_01_21_at_15_49_27.webp
    115.7 KB · Visto: 38
Boa tarde para todos

Chuva e vento com abundância como há muito tempo não se via e creio que a procissão ainda está no adro.
Vi muitas publicações, mas creio que ainda ninguém reparou a descida da pressão atmosférica nas últimas horas, roçando a ciclogénese explosiva: tomando o exemplo de Portalegre, a pressão baixou de 1015,2 hPa às 3h para os 1003,7 hPa às 15h. Isto dá uma descida de 14 hPa em 12 horas, podendo ser caracterizada como tal.
Isto é um bom prelúdio para os próximos dias, ajudando a situações totalmente imprevisíveis, tal como uma entrada fria marítima com o potencial de neve a cotas pouco habituais, com o factor essencial que normalmente falta em Portugal: precipitação.
Quanto à esperança de um nevão épico, estou expectante, mas reticente dada a caracteristicas extraordinárias da situação. Vamos esperar pelas próximas run's.