Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

O GFS a "pintar" de branco a previsão até às 06h de sábado

1769011529797.webp

PS: mas estamos a anos luz do sul da Turquia...
:shocking:

E as anomalias de temperatura em altitude também são impressionantes...

1769011809570.webp

Última edição:
Boas!

O GFS aponta, para a Póvoa de Lanhoso, uma cota de 250 a 300m a partir do final da tarde de sexta...
Já o ECMWF aponta cota 0 (imagine-se) e subir aos 200 ate meio da tarde de sábado...

Aguardemos!

Vai ser bonito é para quem se irá deslocar à Feira do Fumeiro de Montalegre...
Já estou a prever as imagens! :lol::lmao:

Fumeiro2026-looool.webp

A 9 de Janeiro de 2021, nevou, estive lá e tenho imagens disso, que possivelmente deverão estar algures por aqui,
na sexta vou rumar até Fátima para por lá pernoitar, no jipe :D, e depois ir até ao topo,
acesso apenas com veículos todo-terreno,

no entanto para o Montejunto já está lá isto
No dia 9 de Janeiro de 2021 nevou em Fátima mas o tipo de entrada foi diferente desta. A T.850 nesse dia era muito baixa e havia muito pouca humidade. De manhã apenas uns pequenos flocos de neve. De tarde na cidade apenas houve virga mas na zona mesmo da Serra D Aire aí nevou. O que mais se assemelha e este evento que vamos ter em que nevou é o dia 27 de Fevereiro de 2016. O ponto mais alto da cidade talvez seja a zona da Moita Redonda que está perto dos 400 metros. Mas nos limites está a Fazarga onde estão os famosos moinhos a 406 metros. Também tens a zona do Calvário Húngaro a 396m dentro de Fátima. Na aldeia vizinha Giesteira perto dos 500m

Última edição:
Run das 12Z do GFS muito boa. Já as últimas runs do ECMWF têm cortado sempre na precipitação comparativamente às runs de dias anteriores. Run das 12Z do ICON nem comento...

Última edição:
A 12z do GFS está ligeiramente menos amigável para a cidade de Portalegre, retirando alguma precipitação durante as horas com cotas mais baixas, mas como falei num post anterior isto vai acabar por ser muito nowcasting, os modelos vão andar a atrasar ou a adiantar consoante a posição da Ingrid...

Continua a compor se para um potencial belo evento ainda assim :D

No entanto, não substimemos o poder da convecção. :D

Sim, um aguaceiro intenso pode arrastar ar frio até à superfície, mas ainda assim na Arrábida parece-me difícil...

Então e não se arranja uns floquinhos aqui para a Póvoa de Santa Iria? É que eu nunca vi a neve a cair, só a vi já no chão, ou uma água-neve miserável... :o

Não sei se consigo ir a Almada... :rolleyes:

Nunca?? :shocking: Isso devia dar ban direto do fórum! :D

É ir à procura dela, desta vez nem será necessário ir para a confusão da Torre. ;)

Ingrid a "nascer", núcleos alinhados NW-SE vão fazer uma "passadeira rolante" para a massa de ar polar

Análises e mudanças previstas a 24 horas:
north_atlantic_mslp_analysis_21-06h.gif

A_sfc_full_ocean_color_20260121-12h.webp

Previsões:
A_24hrsfc_22-12h.gif

A_48hrsfc_23-00h.gif

Na dianteira desse alinhamento está o núcleo nomeado, com localmente nos quadrantes SE e Sul vento com força de furacão.

Penso que este alinhamento em "passadeira rolante" é fundamental que não seja perturbado por núcleos secundários que atrasariam a chegada das massas de ar mais frias.