Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

Temperatura subiu para os 2° e a neve deu lugar a chuva gelada. Olhando para o radar, parece vir aí muita neve.
1769171398923.webp


Um pouco acima :)
 
Aqui chove bem nos últimos minutos, mas a temperatura está bem alta.
6ºC, 6.8mm acumulados,
 
Aguaceiros com algum sleet (granizo de pequenas dimensões) por aqui, 6.5ºC e a descer a bom ritmo agora. Rajadas de vento moderado a forte
HR em 92% e em queda.
 
4.1ºC, água-neve no Viso Norte, 3km a este do centro de Viseu, 520m de altitude.
3.6ºC, baixa 0.2ºC por minuto.
 
Última edição:
esta do wrf está melhor ainda
e em zonas menos habituais mais ainda tem como:
-Serra de Aire (ali até na A1 está a mostrar agora)
-locais do Alentejo, mancha de São Mamede alargou mais ainda para Portalegre e arredores, Serra d’Ossa e Estremoz, Vila Boim (Elvas).
-Fóia continua lá
-Entre outros pontos pequenos espalhados isolados também

mas a esta hora só mesmo nowcasting, mas deixo ai, mapa

Capturar.webp
 
Bragança irá pela noite e madrugada ter corte de precipitação! O ipma já demonstra isso! A nve que poderá cair será pela manhã entre as 5h até ás 9h... Se existir essa possibilidade. Mas, em meteorologia tudo é novo, viu-se hoje pela manhã! Acredito que daqui a pouco essas super células ponha as cotas bem mais abaixo... Apesar que no meteograma para cinfães aumentou a cota de 300 para 450 mts! Veremos... Nowcasting!
 
Atenção a este tipo de "comparações" :)

Quando se diz que a temperatura “deveria estar por metade”, é importante ter em conta que esse tipo de comparação não é válido nas escalas Celsius (°C) ou Fahrenheit (°F).

Estas escalas não são absolutas: o zero não representa ausência de energia térmica, mas sim um valor definido por convenção histórica (no caso dos °C, o ponto de congelação da água). Isso significa que não existe um zero físico real nesta escala (nem na ºF).

Por essa razão, operações multiplicativas ou divisivas (como “o dobro”, “metade”, etc.) não têm significado físico em °C ou °F.

Por exemplo, 20 °C não corresponde ao dobro de 10 °C em termos de energia térmica, da mesma forma que 0 °C não é “metade” de 0 °C noutro ponto qualquer — o zero é apenas um ponto de referência arbitrário.

Esse tipo de comparação só faz sentido em escalas absolutas, como a Kelvin (K), onde o zero corresponde ao zero absoluto, isto é, à ausência teórica de energia térmica. Numa escala absoluta, os valores são proporcionais à energia térmica do sistema, pelo que dizer que uma temperatura é “metade” de outra passa a ter significado físico.
Obrigado pelo reparo Duarte.
 
Chove intensamente por Cepões, Viseu mas as temperaturas teimam em não descer dos 5.C
Acho que, mesmo a cair alguma neve, não vai passar o espectáculo de neve do dia 21 de Dezembro
Mas as previsões de descida de temperatura é a partir do final desta tarde, como diz que vai ser igual ao dia 21? O pessoal sofre um pouco por antecipação.