Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

Parece que a torneira já fechou, o ecm não dá grande precipitação a partir desta hora. Aguardemos.

Olhando para aquela vasta massa de células no Alântico directamente a caminho do continente, não parece de todo que a "torneira já fechou".

1930.webp

Boas, isto será só chuva? Não consigo perceber
0177cbf7bb4dddfd2bbfa2d7fed68a84.jpg

Às vezes só com vídeo se consegue distinguir. Até pingos de chuvisco a caírem próximo da lente, e/ou com iluminação directa ligada, podem parecer neve.
Neste caso acho que não é neve, os traços do movimento são demasiado fino. No entanto, as trajectórias são pouco paralelas.
Mesmo o que se vê no chão, se iluminado por flash pode parecer branco como sleet, chuva-neve ou neve fraca.

Vídeo precisa-se...

Está novamente medonho em Peniche. Uma pancada de água fortíssima acompanhada de rajadas de vento brutalíssimas!
Acabei de ver alguém na rua a ter de se abrigar atrás de um carro estacionado para não cair.

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

Loriga, fotos tiradas a 800-820 metros de altitude.
Muita neve nas últimas duas horas, já acumula uns centímetros.
Muitas dificuldades de condução na EN 231 na vila e nos acessos à mesma, a neve que vai caindo gela rápido não obstante a passagem de um pequeno limpa-neve pertencente aos bombeiros locais.
Temperatura nos 0.3 °C.

1000026132.webp

1000026133.webp

1000026131.webp

Quer dizer que o gfs prevalece sobre o ecm?
Não sei. Não estou mesmo a olhar para os modelos agora, prefiro fazer nowcasting. O desfasamento normal das saídas dos modelos relativamente ao momento presente (6h a 12 horas) podem não conseguir acompanhar a evolução e mudança de condições que ocorrem em prazos menores que esses. Daí a preferência pelo nowcasting.