Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

Havia aqui uma conversa sobre uma descarga elétrica potente na zona de Lisboa, mais concretamente em Santa Iria/Sacavém. Cá está o registo, caiu sobre a Ponte Vasco da Gama:
bAGoP7L.jpeg

Fonte
Não me levem a mal, mas parece muito "fake"...:disgust:

Bem por Trancoso a neve começou a cair por volta das 13h.
E ainda não parou de cair até agora.
Tem zonas onde já passou dos 10 cêntimos de altura neste momento.
Temperatura está nos ZERO GRAUS

Anexos

• IMG_20260123_232713.webp
    IMG_20260123_232713.webp
    151.7 KB · Visto: 47
  • FB_IMG_1769201876767.webp
    FB_IMG_1769201876767.webp
    84.6 KB · Visto: 44
  • 1769201027250.webp
    1769201027250.webp
    75.5 KB · Visto: 49
Boas!

Depois de ler mais de 20 páginas cá estou para relatar as últimas horas! :D

Saí do trabalho na zona de Mafra e fiz um desvio até ao Montejunto, no caminho para lá apanhei vários aguaceiros alguns com granizo e até Vilar a temperatura andou sempre entre os 5 e os 6ºC. Na subida para o Montejunto a temperatura foi descendo até aos 1,5ºC que estavam no topo, infelizmente durante o tempo que lá estive não precipitou, apenas se sentia um vento frio cortante. Não pude ficar muito tempo e já a caminho de casa, na zona de Alcoentre apanhei mais um bom aguaceiro já com 6ºC. Desde que cheguei a casa em Aveiras já houve vários aguaceiros, alguns fortes, com granizo e com rajadas violentas, um deles fez a temperatura cair para 4,9ºC. Neste momento não chove e a temperatura voltou a subir para os 6,5ºC atuais.

Pelo radar deverá estar a nevar mais na serra de São Mamede
Sim nevou e bem.. Entretanto já me vim embora, pelo Reguengo também nevou por alguns momentos, que deu para uma ligeira acumulação nos carros e superfícies... Mas abaixo dos 600/550m, praticamente não houve nada a não ser água neve...
Tenho alguns vídeos, depois partilho.

Última edição:
Mas abaixo dos 600/550m, praticamente não houve nada a não ser água neve...
As cotas por esta hora já devem estar um pouco mais baixas, e devem baixar ainda mais pela madrugada, mas lá está, falta intensidade na precipitação também...

A última janela de oportunidade será ao fim da madrugada/início da manhã se houver precipitação daqueles núcleos que ainda vêm no mar.

Boas!
Depois de ler mais de 20 páginas cá estou para relatar as últimas horas! :D

Saí do trabalho na zona de Mafra e fiz um desvio até ao Montejunto, no caminho para lá apanhei vários aguaceiros alguns com granizo e até Vilar a temperatura andou sempre entre os 5 e os 6ºC. Na subida para o Montejunto a temperatura foi descendo até aos 1,5ºC que estavam no topo, infelizmente durante o tempo que lá estive não precipitou, apenas se sentia um vento frio cortante. Não pude ficar muito tempo e já a caminho de casa, na zona de Alcoentre apanhei mais um bom aguaceiro já com 6ºC. Desde que cheguei a casa em Aveiras já houve vários aguaceiros, alguns fortes, com granizo e com rajadas violentas, um deles fez a temperatura cair para 4,9ºC. Neste momento não chove e a temperatura voltou a subir para os 6,5ºC atuais.
Boas MSantos . Gostava de aproveitar para o felicitar, por ter junto todos os membros num único tópico.
Na realidade este evento é transversal a todo o continente, (as ilhas estão de fora) e devido a isso, estão aqui juntos, todos os membros dos vários tópicos de seguimento, Interior Norte e centro, Litoral Norte, Litoral Centro e Sul. Na verdade, penso que não fazia sentido ser de outro modo.

Bem... Por Viseu, dentro do que eu esperava. Nada de neve.
Como disse anteriormente, pelas experiências que tive neste tipo de entradas do noroeste, em nada beneficia a neve a cotas baixas por aqui, não estou nada admirado.
Nem neve, nem frio... esta noite ainda não baixou dos 1,6 C aqui por minha casa.

Bom, já estou por Fátima desde +- as 19 h, com cerca de 3 º, não subi a serra de Aire, o bom senso assim o manda, mas chegado a Fátima forte aguaceiro e forte trovão que deve ter caido perto do Santuario e eu cá fora, com granizo a mistura, a manhã de manhã vou lá acima, mas cheira-me não deve haver nada, mas...
o que me preocupa é a trovoada, demasiado exposto,
para já está uns 3,7º e calmo