Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

Covilhã e encosta, hoje à tarde.

1000008187.webp

1000008195.webp
1000008190.webp
1000008200.webp
1000008221.webp
1000008194.webp

Anexos

• 1000008190.webp
    1000008190.webp
    160.6 KB · Visto: 2
Última edição:
A Tugalhada é incorrigível. Alertas e avisos servem para enviar milhares de pessoas para as zonas onde nao deveriam estar.

Não interessa se as estradas são ou não perigosas e os locais de mau acesso. É meter os filhos no carro rumo aos locais mais conhecidos para precisamente irem entupir tudo e ficarem sujeitos a situações complicadas.

Com tanto monte coberto de neve...
Tem de se ir enfiar no mesmo local.

Enfim. A culpa depois há de ser da camara, do estado, do Trump e do Putin.

1000094009.webp

A Tugalhada é incorrigível. Alertas e avisos servem para enviar milhares de pessoas para as zonas onde nao deveriam estar.

Não interessa se as estradas são ou não perigosas e os locais de mau acesso. É meter os filhos no carro rumo aos locais mais conhecidos para precisamente irem entupir tudo e ficarem sujeitos a situações complicadas.

Com tanto monte coberto de neve...
Tem de se ir enfiar no mesmo local.

Enfim. A culpa depois há de ser da camara, do estado, do Trump e do Putin.

Ver anexo 29535
Quando saí da Pousada para a Covilhã para me vir embora, havia trânsito literalmente parado desde as Penhas da Saúde até a Pousada para subir. São o quê? 6km? Além disso e até liguei para a GNR a reportar, os tugas burros pararam os carros na faixa que desce para irem ver o miradouro dos carquejais. Nem sei o que diga...

Em termos de neve fica a sensação de ter estado abaixo do esperado, acumulados por ex., mesmo para os que analisam de forma cautelosa e equilibrada recorrendo a múltiplos modelos e saídas.
Uma determinada saída do UKMO foi a que acertou mais, está lá para as primeiras mensagens, acho que neste tópico.
Quando lá cheguei o cenário era lindo e de puro inverno, é sempre fantástico ver uma paisagem diferente do habitual na nossa zona.
Tão lindas as fotos, passei nessa estrada, e caminhos, em 2017 se não me engano. Incrível e emocionante ver lugares assim com neve, obrigado!

Nos por aqui nao temos neve mas temos um mar simplesmente fabuloso neste tipo de eventos
A "neve" da costa Oeste e sobretudo de Cascais-Sintra é fabulosa, tenho fotos de lugares à volta do Cabo da Roca pintados de branco pela espuma como se fosse neve.
Boa reportagem fotográfica da "neve" da Ingrid na AML, momentos fantásticos. A espuma da rebentação pode chegar a dezenas de metros de altura na costa desde a Adraga, Cabo da Roca, Guincho e Cabo Raso/Guia. Especialmente entre o Abano e o Cabo da Roca, e depois para norte Aroeira, Ursa e Alvidrar atinge até 60 metros. Na Boca do Inferno já vi repuxos de cerca de 20 a 30 metros.

41 é mais credível que 54 mas os 2 podem ter sido erros.
Ou podem não ser erros, notei que é na zona em frente à Nazaré e pode ser já um efeito local do Canhão da Nazaré.

• Gosto
Reactions: belem e Mr.Jet
Boas!

A madrugada passada houve vários aguaceiros aqui na zona de Aveiras, chegou a chover com 4,6ºC, no entanto do que me apercebi a precipitação foi 100% liquida. Mesmo assim foi assinalável chover com temperaturas abaixo dos 5ºC, algo muito raro por estas bandas. Quanto à neve, parabéns para quem teve oportunidade de a presenciar e registar. :thumbsup:

Por agora registo 10,7ºC e 9,9mm de acumulação na minha estação em Aveiras de Cima. E o radar já mostra que vem lá mais! :rain:

• Gosto
Reactions: Thomar