Seguimento Especial FILOMENA (08-10 Jan 2021)

Estado
Fechado para novas mensagens.

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Em Azinhoso já nos negativos com - 0.9°c actuais e um vento extremamente frio e congelante de leste
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Calma que a hora de Portugal é amanhã :D Claro está que nada a ver com o cenário espanhol mas... qualquer coisa é bem vinda. O GFS 18z (não que já importe muito) mantém o cenário como esperado, mas também achava que era para estar a chover agora... Prolonga um pouco o evento pela madrugada de sábado a dentro.
O GFS paralelo está mais certeiro a esta hora, pois não mostra nada deste lado da fronteira. Vamos ver amanhã! Pelo o que as previsões dão a entender, serão aguaceiros que se podem formar sobre a zona, o que é incerto.

Muito vento, é o que não tem faltado. 4,5ºC atuais.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Pessoal da tv espanhola está descontrolado, só estão passar imagens de neve...fala-se da maior queda de neve desde os anos 70 em Madrid.

Isto tudo aqui ao lado, nos a vermos navios passar....
É curioso, pois estive a ver a TV Galiza e é como se nada passasse... Falaram sim foi das mínimas incrivelmente baixas em vários locais da região, como os -13°C de Calvos de Randín ou Baltar (a poucos quilómetros de Montalegre) ou os -10°C de Verín (a poucos quilómetros de Chaves). :cold:

Outra questão: estará a nevar na Serra do Caldeirão? Pelas imagens de radar e pela cota de neve atual, diria que sim, é bem possível.

Quanto ao dia de hoje, foi um dia com alguma nebulosidade e bastante vento. O vento foi moderado a forte durante o dia inteiro, o que não só diminuiu a sensação térmica como diminuiu o ponto de orvalho, que neste momento se situa nos -3,0°C! A nebulosidade só começou a ir embora já a noite estava a cair... :)

A temperatura mínima foi alta, mais uma vez, mas a máxima andou pelos valores dos dias anteriores.

Charneca de Caparica
Máx: 10,4°C
Mín: 5,6°C
Rajada máxima: 36,7 km/h NNE

Agora estão 6,7°C, céu limpo e vento de nordeste. Veremos as surpresas que o dia de amanhã poderá trazer para aqui! :pray: :uau:
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Por aqui a baixar gradualmente com 3.1ºC e com algum vento que impede uma maior descida mas que deve ir acalmando ao longo da noite.
O IPMA a prever neve para Vila Viçosa e Borba para amanhã ao início da noite. São as únicas localidades do distrito de Évora com previsão horária de neve. Também deverá nevar na Serra d'Ossa (concelho de Redondo e Estremoz).
Prevê ainda alguma chuva a partir da hora de almoço, vamos ver se não começa mais cedo.. :p:p
Já o GFS prevê que toda a precipitação amanhã seja em forma de neve.
Vamos ver quem tem razão, já que hoje ambos falharam na precipitação... :lol:

Não me lembro de ver o símbolo de neve para aqui a 24h do evento:

Capturar by João Gonçalves, no Flickr
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Deixa lá, também não vai ser aquele nevao que todos ansiamos, infelizmente a precipitação não é muita....:(

Eu já não peço nevões, porque contentava-me já só de ver nevar por aqui, daqui a pouco já lá vão 11 anos sem nadinha... Mas é sempre falta de sorte em cima de falta de sorte, é triste :( Já só faltava amanhã a cereja no topo do bolo ou seja nevar em Lisboa e aqui nicles... Cumprir-se-ia a mesma desgraça de 2006 take II para mim.

Pronto vou acabar a lamentação porque quando começo nunca mais acabo... desculpem, não liguem
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
O panorama para Marvão amanhã também está muito interessante :)
5qMdVRo.png


Quem fura a barreira inter-concelhia e vai lá sacar umas fotos? :D
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,620
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
2.5ºC, o vento voltou a intensificar-se muito ligeiramente.

Entretanto o ipma adicionou neve às previsões para Viseu e Mangualde, pessoalmente tendo a guiar-me mais pelas previsões para Mangualde, as de Viseu são para o aeródromo a 640m de altitude.
Mangua.jpg

Mais precipitação prevista para Mangualde amanhã, 0.6mm vs 1.7mm, sendo que me encontro já ligeiramente a caminho de Mangualde, para aqui posso esperar uns 0.8mm :lol:
 
Última edição:

João

Cirrus
Registo
29 Dez 2005
Mensagens
91
Local
Montemor-o-Novo, Alto Alentejo (Entre os 300m e os
Por aqui a baixar gradualmente com 3.1ºC e com algum vento que impede uma maior descida mas que deve ir acalmando ao longo da noite.
O IPMA a prever neve para Vila Viçosa e Borba para amanhã ao início da noite. São as únicas localidades do distrito de Évora com previsão horária de neve. Também deverá nevar na Serra d'Ossa (concelho de Redondo e Estremoz).
Prevê ainda alguma chuva a partir da hora de almoço, vamos ver se não começa mais cedo.. :p:p
Já o GFS prevê que toda a precipitação amanhã seja em forma de neve.
Vamos ver quem tem razão, já que hoje ambos falharam na precipitação... :lol:

Não me lembro de ver o símbolo de neve para aqui a 24h do evento:

Capturar by João Gonçalves, no Flickr
Boa noite, estou de regresso após vários anos sem postar nada aqui no fórum, mas sempre a acompanhá-lo... atenção que no distrito de Évora também Montemor-o-Novo tem previsão de neve no IPMA logo às 10 da manhã... vamos ver se teremos sorte...
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
307
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Por Cuba (Alentejo) hoje foi o dia mais frio com a máxima a não passar dos 7.6°C batendo a máxima mais baixa da estação que era de 7.7°C de dia 6. Vento forte gélido e sensação terrível ao estar na rua.
Atuais 3.4ºC que já vão sendo a mínima do dia.
Para quem referia que o vento podia ser um entrave à neve, durante o dia registei vento médio de 40-50km/h de NE e nas últimas horas tem baixado bem, agora vai em 20-25km/h e já rodou para N...
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Boa noite, estou de regresso após vários anos sem postar nada aqui no fórum, mas sempre a acompanhá-lo... atenção que no distrito de Évora também Montemor-o-Novo tem previsão de neve no IPMA logo às 10 da manhã... vamos ver se teremos sorte...

Sim, nem tinha reparado. Diria que estamos dependentes da precipitação. Caso chova pelo menos na Serra de Monfurado é capaz de nevar qualquer coisa ;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.