Seguimento Europa 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
sim eu tenho reparado e realmente temperaturas muito amenas e neve nem velas na europa
ha alguma explicaçao para isso?
ou vao dar as desculpas do aquecimento global?lol

Tem estado uma corrente de oeste continua no continente europeu.
A consequência disso, são as chuvas generalizadas na Europa ocidental, e o impedimento de massas de ar frio provenientes do norte ou da sibéria.
Assim, o tempo na Europa tem permanecido ameno, quando nesta altura do ano já é normal haver um friozinho no leste.

A tendência de tempo ameno na Europa do leste, para a época, é à partida para continuar.
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Cheias em Veneza a fazer as delicias aos turistas.
A água subiu 1,3m acima do normal na maré cheia.

1-12.jpg


2-13.jpg


3-7.jpg


4-3.jpg



Fonte: Diário de Noticias
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Já vi isto outras vezes e continuo a achar este cenário surreal...
Talvez até exista o turismo de pés molhados em Veneza! :lol:

Contudo há ainda um pormenor que ficou pelo caminho e que simplesmente ao longo do tempo esqueci de completar.
Estando o Adriático ligado ao Mediterrâneo, quanto a marés, deste último apenas tenho a noção e a informação de que são bastante imperceptíveis ou com uma amplitude muito pouco significativa, tendo eu próprio verificado isso aqui ao lado em vários pontos da costa, excepto em situações de surgimento de massas de água mais volumosas como resultado de condições associadas a depressões mais vigorosas.

Será esta uma das explicações possíveis para esta subida das águas em Veneza? :unsure:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Já vi isto outras vezes e continuo a achar este cenário surreal...
Talvez até exista o turismo de pés molhados em Veneza! :lol:

Contudo há ainda um pormenor que ficou pelo caminho e que simplesmente ao longo do tempo esqueci de completar.
Estando o Adriático ligado ao Mediterrâneo, quanto a marés, deste último apenas tenho a noção e a informação de que são bastante imperceptíveis ou com uma amplitude muito pouco significativa, tendo eu próprio verificado isso aqui ao lado em vários pontos da costa, excepto em situações de surgimento de massas de água mais volumosas como resultado de condições associadas a depressões mais vigorosas.

Será esta uma das explicações possíveis para esta subida das águas em Veneza? :unsure:

Veneza é uma ilha sobre água, não no mar Adriático, mas numa lagoa - A Lacuna Veneta. Essa lagoa é que tem ligação depois com o mar Adriático.

Em dias de temporal, e devido à ondulação e vento forte, a água da lagoa fica impedida que chegar ao mar Adriático, e por isso o nível médio da água da lagoa aumenta, e Veneza que está no meio da lagoa, fica submersa.

Já quando o Adriático está tranquilo durante muito tempo e a água estagna na Lacuna Veneta, Veneza torna-se um lugar bastante poluído. Os canais chegam mesmo a ter um cheiro pestilento, e uma cor que mais parecem esgotos.


Veneza

semttulo2n.jpg
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
Tem estado uma corrente de oeste continua no continente europeu.
A consequência disso, são as chuvas generalizadas na Europa ocidental, e o impedimento de massas de ar frio provenientes do norte ou da sibéria.
Assim, o tempo na Europa tem permanecido ameno, quando nesta altura do ano já é normal haver um friozinho no leste.

A tendência de tempo ameno na Europa do leste, para a época, é à partida para continuar.

humm obrigada
isso é um bocado preocupante
nao se sabe quando as temperaturas vao descer?
abraç
 

fredj.mor

Cirrus
Registo
1 Dez 2009
Mensagens
4
Local
Praha
Re: (II) Temperatura Mínima em Dezembro de 2009

Bem-vindo ao fórum :thumbsup:
Praga, cidade de que gostei muito e ainda mais com neve :)

Depois pode passar por este tópico para uma apresentação mais completa:
http://www.meteopt.com/forum/forum-comunidade/apresentacoes-121-97.html

Obrigado Dan. De facto sou novo em Praga, novo neste sitio, mas tenho-o acompanhado há muito tempo. Mas só agora decidi registar-me. Gosto bastante do sitio.

Já agora por Praga registam-se uns 3 graus com chuva fraca. :rain:
Não está muito frio, mas está a mudar o tempo por aqui, quero dizer, Novembro foi um mês de não muito frio em Praga. Houve dias que as temperaturas foram aos 20. Sol quente. Mas houve outros dias mais frios, mas no geral nada de muito frio.

Li também algures que chuvia mais no Norte do país em alguns locais, que no leste da Europa. Posso confirmar que sim. Mas isso é normal, pois Portugal fica bem mais perto do mar. Já agora, aqui em Praga quase não choveu em Novembro. Muitos dias nublados, mas chuva muito poucos dias. Já Dezembro, parece que começou com chuva. Vamos ver se vai durar.

Como está o tempo por Marco de Canaveses, alguém sabe? Pergunto, porque nnão dá para confiar nos serviços metereológicos, quer portugueses ou estrangeiros. Dão sempre a informação errada.


Praha (2 de Dezembro)

Máx - 6º
Min - 2º
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: (II) Temperatura Mínima em Dezembro de 2009

Obrigado Dan. De facto sou novo em Praga, novo neste sitio, mas tenho-o acompanhado há muito tempo. Mas só agora decidi registar-me. Gosto bastante do sitio.

Já agora por Praga registam-se uns 3 graus com chuva fraca. :rain:
Não está muito frio, mas está a mudar o tempo por aqui, quero dizer, Novembro foi um mês de não muito frio em Praga. Houve dias que as temperaturas foram aos 20. Sol quente. Mas houve outros dias mais frios, mas no geral nada de muito frio.

Li também algures que chuvia mais no Norte do país em alguns locais, que no leste da Europa. Posso confirmar que sim. Mas isso é normal, pois Portugal fica bem mais perto do mar. Já agora, aqui em Praga quase não choveu em Novembro. Muitos dias nublados, mas chuva muito poucos dias. Já Dezembro, parece que começou com chuva. Vamos ver se vai durar.

Como está o tempo por Marco de Canaveses, alguém sabe? Pergunto, porque nnão dá para confiar nos serviços metereológicos, quer portugueses ou estrangeiros. Dão sempre a informação errada.


Praha (2 de Dezembro)

Máx - 6º
Min - 2º

Bem-vindo fredj.mor!

Acho que qualquer dia vou precisar da tua ajuda, para me dares algumas dicas de Praga!:D
Tenho estado a acompanhar o tempo aí, e não tem sido mesmo nada frio.
Espero que para o final do mês caía aí um nevão! :D

Quanto ao tempo em Marco de Canaveses, a julgar pelos relatos dos membros do litoral Norte, e pelos registos das Estações do IM na região, o dia foi de chuva constante que continua.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
humm obrigada
isso é um bocado preocupante
nao se sabe quando as temperaturas vao descer?
abraç

Para os próximos 7 dias, a tendência é de temperaturas acima do normal.
Depois, é esperar para ver.
No entanto a tendência é para depois refrescar, para temperaturas próximas do normal para a época.

temp4o.png
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
Para os próximos 7 dias, a tendência é de temperaturas acima do normal.
Depois, é esperar para ver.
No entanto a tendência é para depois refrescar, para temperaturas próximas do normal para a época.

temp4o.png

incrivel
toda a europa está com anomalias
espero bem que a situação melhore para depois desses 7 dias
obrigada abraç
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Veneza é uma ilha sobre água, não no mar Adriático, mas numa lagoa - A Lacuna Veneta. Essa lagoa é que tem ligação depois com o mar Adriático.

Em dias de temporal, e devido à ondulação e vento forte, a água da lagoa fica impedida que chegar ao mar Adriático, e por isso o nível médio da água da lagoa aumenta, e Veneza que está no meio da lagoa, fica submersa.

Já quando o Adriático está tranquilo durante muito tempo e a água estagna na Lacuna Veneta, Veneza torna-se um lugar bastante poluído. Os canais chegam mesmo a ter um cheiro pestilento, e uma cor que mais parecem esgotos.

olá_

Portanto, seria regular o escoamento das águas da laguna (também alimentada por alguns rios que nela desaguam, contribuindo para o seu enchimento) se a ondulação (já no Mar Adriático) não fosse forte e desta forma contrariasse o fluxo destas águas pelo canal de ligação.

É isto que se passa?

Quanto ao cheiro pestilento e a cor da água nessas circunstâncias, também já me contaram e dizem que é de fugir!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Em Viena, continuam temperaturas acima da média (como aliás foi quase todo o ano de 2009). Nem sequer falo do Novembro, com temperaturas que chegarem perto dos 20ºC. A Primavera tb nem se fala, o verão foi igualmente acima da média (para meu bel prazer) e o Outono tem sido o mesmo.

No entanto, agora a temperatura já está mais próxima do normal. Mas neve nem vê-la! A média nesta altura é de -1 a 4ºC (2ºC), pois eu vou tendo mais entre 1 a 14ºC, cerca de 6ºC médios, ou seja um desvio de 4ºC!!! É triste ir aos mercados de Natal, sem a neve habitual....

Resumo dos últimos dias:

Sábado: chuvisco/abertas 6-12ºC
Domingo: muito nublado 4-10ºC
Segunda: muito nublado 12-14ºC
Terça: chuva fraca 5-6ºC
Quarta: sol/abertas 4-9ºC
Quinta: nevoeiro 1-3ºC
Sexta: nevoeiro 3-4ºC
Sábado: pouco nublado 3-7ºC
Domingo: muito nublado 2-3ºC
Segunda (hoje): encoberto 3-5º
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
No entanto, agora a temperatura já está mais próxima do normal. Mas neve nem vê-la! A média nesta altura é de -1 a 4ºC (2ºC), pois eu vou tendo mais entre 1 a 14ºC, cerca de 6ºC médios, ou seja um desvio de 4ºC!!! É triste ir aos mercados de Natal, sem a neve habitual....

Sim, a temperatura nos últimos dias tem estado bem acima do normal aí.
Mas Outubro até foi fresco/frio.
No que diz respeito ao ano, esse vai globalmente quente.

tn110361yr.gif


Quanto ao Natal sem neve, é de facto triste, principalmente numa região habituada a isso.
Mas ainda faltam alguns dias para o Natal, e pode ser que o cenário mude. :rolleyes:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Obrigado pelos teus excelentes gráficos, André.

Em Outubro apenas as últimas duas semanas foram efectivamente frias, com o recorde do nevão mais precoce na cidade, de sempre. Já o início teve temperaturas muito elevadas, chegando aos 28ºC, apenas uns dias antes do nevão histórico, o que também constitui outro recorde histórico (em 50 anos). Foi um Outubro soberbo metereologicamente!

De resto, o gráfico retrata claramente o ano aqui. Uma vaga de frio em Janeiro até aos -9ºC, que diga-se, é uma situação perfeitamente normal para Viena. Também histórico foi o nevão de final de Fevereiro em quantidade acumulada (mas isso não tem nada a ver com temperatura, pois Fevereiro é um mês frio aqui). Depois, todos os meses foram superiores à média (excepção do Janeiro e Outubro), e especialmente o Abril que foi um autêntico "verão" (repara no desvio de +7ºC durante duas semanas) e teve cerca de 25 dias de céu limpo, que é algo realmente invulgar cá, nessa altura do ano.

Também o Setembro e o Novembro (a situação de que tenho falado) foram bastante acima da média; o verão também teve muito mais convexão que o normal. E claro pude gabar-me de ter apanhado alguns dias de sol em tronco nu em Novembro, devido as máximas próximas dos 20ºC. E agora um Dezembro sem aquilo que é típico: a neve.

Só espero que não seja mais um 2007 (ano em que praticamente não nevou).
2009 tem sido um ano cheio de recordes.



Sim, a temperatura nos últimos dias tem estado bem acima do normal aí.
Mas Outubro até foi fresco/frio.
No que diz respeito ao ano, esse vai globalmente quente.

tn110361yr.gif


Quanto ao Natal sem neve, é de facto triste, principalmente numa região habituada a isso.
Mas ainda faltam alguns dias para o Natal, e pode ser que o cenário mude. :rolleyes:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo em Viena: hoje finalmente um dia chuvoso, mínima 3ºC, máxima 6ºC.

Neve ainda nem vê-la, mas felizmente as previsões apontam para uma verdadeira vaga de frio polar a partir deste Sábado. O anticiclone vai estabelecer-se na Escandinávia e permanecer até antes do Natal. Por volta de dia 14-18 Dezembro, as entradas de frio poderão em teoria dar neves a cotas baixas em Portugal, e nevões na Europa Central.
:cold:

Uma run a dia 14 coloca toda a Europa e toda a costa do Atlântico à cota zero até ao norte de Portugal!!!
E colocam temperaturas na ordem dos -3/-6ºC para Viena na próxima semana!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.